quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

SINTEPP – Em nota oficial, a resposta

Abaixo, a transcrição, na íntegra, da nota oficial do vereador de Belém Fernando Carneiro, do PSol, a propósito do envolvimento do seu nome nas denúncias de suposta malversação de recursos e do patrimônio do Sintepp, contidas em representação protocolada no MPE:

A calúnia é a arma preferida dos covardes

Escondidas sob o manto do anonimato, algumas pessoas apresentaram uma suposta “denúncia” ao Ministério Público do Estado (MPE), em que alegam haver relação de “beneficiamento” através do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), à minha campanha eleitoral de 2014, quando concorri ao cargo de deputado estadual pelo PSOL.
Revoltado e surpreso quero manifestar publicamente minha indignação diante de tais ilações. Não fui citado oficialmente pelo MPE. Soube das denúncias pelas redes sociais. Ressalto, contudo, que todas as minhas contas de campanha foram aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), órgão responsável pela prestação de contas e com expertise reconhecida para essa atividade. Ademais o próprio Ministério Público Eleitoral também verificou e aprovou as contas. As doações de campanha estão publicadas no site do TRE e foram informadas por mim e pelo comitê financeiro da campanha. Não há nenhuma operação duvidosa. Aliás, a única “prova” apresentada pelos caluniadores é justamente a prestação de contas que declarei ao TRE, onde constam doações de ativistas dos movimentos sociais, de militantes do PSol e de sindicalistas de diversas áreas, inclusive do Sintepp, todas na condição de pessoa física, conduta essa amplamente amparada em lei. O direito democrático de livre associação política foi conquistado à duras penas na luta contra a ditadura, mas talvez esses covardes, que provavelmente se escondiam dos coturnos, não saibam disso. Note-se que não há, entre os doadores de campanha, nenhum empresário ou pessoa envolvida em corrupção, exatamente porque meu mandato tem um lado: o lado do povo.
Informo ainda que a partir de 2014, por orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), alguns candidatos foram selecionados para um acompanhamento mais meticuloso, quase pari passu, e fui um destes, ou seja, o acompanhamento das contas foi feito quase cotidianamente. É de se estranhar que esse fato venha à tona tão tardiamente, pois, as contas foram aprovadas desde julho de 2015. Quero crer que não seja coincidência que apareça justamente agora em 2016, um ano eleitoral.
O fato é que o PSOL é um partido que incomoda muita gente. Meu mandato, mesmo diante de várias limitações, também tem incomodado muito o status quo vigente em nosso estado. Tenho me postulado de forma decidida ao lado da luta dos trabalhadores e trabalhadoras contra os ataques neoliberais dos governos Federal, Estadual e Municipal. Tenho muita honra em merecer o apreço e o apoio de diversos segmentos sociais, entre eles muitos trabalhadores e trabalhadoras em educação. Reconheço a representatividade de diversos movimentos sociais e suas entidades, entre elas o Sintepp. Essa relação de respeito mútuo talvez seja o mote que move essas supostas “denúncias”, que estão mais no rol de calúnias e injúrias que denúncias propriamente ditas.
Quero informar a este conceituado blog que não esperarei passivo diante desse ataque vil. Minha história de vida, ao contrário da dos covardes, é marcada pela ousadia e pela coerência. Foi assim, com altivez e determinação, que enfrentei a ditadura militar e seus tribunais. Irei voluntariamente ao MPE para prestar todos os esclarecimentos necessários. Mais ainda, solicitarei urgência na apuração das “denúncias” feitas bem como vou levantar as acusações realizadas usando o anonimato da internet. Assim fazendo, descobriremos os “anônimos” e estes serão alvo das medidas jurídicas cabíveis. Isso desnudará a serviço de quem estão estes senhores, mas a experiência nos mostra que, na maioria esmagadora das vezes, quem busca atingir as entidades representativas dos trabalhadores e os mandatos populares, está a serviço das forças reacionárias da direita. Nem nisso estes covardes são originais.
Desde já me coloco à inteira disposição do responsável pelo blog para maiores esclarecimentos.

Fernando Carneiro

Vereador de Belém/PSOL

Um comentário :

Anônimo disse...

Não sujarão seu nome e sua história. Votei em você e nunca tive um representante tão transparente e aberto ao dialogo com a população. Incomoda vc tem um mandato que não procura o povo só véspera de eleição... Siga firme!