segunda-feira, 8 de junho de 2015

TJ – Concursados expõem carências do tribunal



Na página quer mantêm no Facebook, os concursados do TJ do Pará, que perduram lutando pela nomeação, expõe a carência de pessoal do Tribunal de Justiça do Pará, em postagem ilustrada por três documentos ilustrativos do problema.
Pelo que expõe, a manifestação dos concursados é transcrita abaixo:

Boa tarde, aprovados!

Os documentos abaixo refletem bem a situação precária e atual do judiciário paraense ao que diz respeito à falta de servidores/mão de obra qualificada para levar o serviço adiante e não apenas empilhá-los sobre a mesa.

Vejam que há 3 visões nos respectivos documentos:

-Do magistrado reconhecendo a necessidade de mais servidores;

-Dos servidores suplicando por novos 'colegas' de trabalho para auxiliar no andamento dos serviços judiciários; e chegando ao ponto de remarcar audiência por não ter servidores para atender a tanto expediente;

-Dos profissionais (advogados/membros da OAB) que buscam a justiça para defesa dos direitos de interesses do população (seus clientes) e veem seus processos ficarem empilhados por anos sem uma devida prestação jurisdicional.

O TJPA, segundo o CNJ, é o segundo pior Tribunal Estadual em julgamento de processos do Brasil e um com o menor número de servidores por quantidade de jurisdicionado. Um exemplo disso é o polo de Cametá, composto de 5 cidades e onde o TJPA atende uma população de mais de 300 mil habitantes (informação de wikipédia) e há atualmente apenas 4 (quatro) servidores analista especializados em direito, quando o necessário para um andamento razoável do serviço seria no mínimo 35 servidores, além do contingente diminuto de oficiais de Justiça em todas as comarcas.

Vale destacar ainda a carência de equipes multidisciplinares (compostas por analistas pedagogos, assistente sociais, psicologos e etc) nos polos de interior.


Enquanto muitos problemas e falhas vêm à tona através dos meios de comunicação e mídias virtuais, não temos pelo menos um cronograma para preenchimento dos mais de 1.300 cargos vagos e nenhuma nomeação após 6 meses de homologação do concurso!

6 comentários :

Anônimo disse...

se for olhar em todas as comarcas do interior voce vai encontrar servidores municipais em desvio de função, até da educação, trabalhando no forum. Bastava que os prefeitos dessem um ultimato aos juizes dando um bom prazo. Seis meses por exemplo, para retirar todos os servidores das comarcas.
Tem um caso em são félix do xingu que um juiz meio maluquinho (pedro Enrico) ameaçou até processar o prefeito por improbidade se não cedese o funcionário que ele escolheu a dedo. Estranha escola quando o sensato seria ele dizer quero um funcionário.

Anônimo disse...

Esse povo se pensa deus. Depois quando acontece alguma desgraça com eles se acham injustiçados. Comissionado eles enchem. E o nepotismo cruzado é uma farra. Eles não temem nem a justiça Divina.

Anônimo disse...

Olha ai barata, como está no interior do Estado, Comarca de Rio Maria, sul do Pará, uma calamidade, e olha que já tem um ano, com prédio alugado,o TJ de Rio Maria, pagando sem ter ninguém no local nem habitado, somente pagando aluguel pros fantasmas, e já reformado, enquanto estão no prédio insalubre antigo.

olha a reportagem ai no blog do luiz pereira. http://blogdoluizpereira.blogspot.com.br/

OAB/Subseção-Xinguara cria comissão para inspecionar prédio do Fórum da comarca de Rio Maria
Diante da polêmica dos ratos encontrados no prédio do Fórum da Comarca de Rio Maria por servidores, a OAB/PA através da subseção de Xinguara criou uma comissão especial de advogados, compostos por, Rone Messias da Silva, Ilair Gomes Remor, Geinaisson Cavalcante Feitosa, e, Tatiane Rezende Moura para inspecionar o Prédio do Fórum da Comarca local.

A Subseção Xinguara engloba os municípios de Sapucaia, Água Azul do Norte, Rio Maria e Xinguara, que juntos possuem uma população estimada em 91 mil habitantes.

No último dia (03) de junho, a comissão especial se reuniu as 09hs da manha na sala dos advogados no prédio do Fórum da comarca de Rio Maria, aonde deram inicio o trabalho de inspeção nos seguintes locais:

(A)- Na sala da secretaria criminal: Visualmente foi constatado, os cabos da parte elétrica expostas de forma precária, as tomadas de energia externa de formato antigo, que acreditamos que possa causar riscos aos usuários e até mesmo descarga elétrica, bem como paredes deterioradas e rachaduras.



(H)- Secretaria Civil: Parte elétrica e de informática exposto com grave risco aos usuários e riscos de descarga elétrica, buraco no teto, o que permite a entrada de animais peçonhentos.

(I)- Na parte externa: Foi constatados rachaduras nas paredes, janelas precárias e forro deteriorado por cupim, paredes com infiltrações, o Fórum não é cercado por muro alto, e, o que tem parte já caiu, no fundo lotes baldios sujos, caixa d’água precária, esgoto a céu aberto, buracos na parede que permite a entrada de animais peçonhentos, parte elétrica exposta sujeita a risco de descarga elétrica, falta telha e janelas quebradas.

Em que pese a presente comissão não possuir a especialização que o caso requer, porém, a impressão que ficou após a inspeção é de que a situação d prédio do Fórum da comarca de Rio Maria é precária e sem condições de funcionamento, oferecendo riscos tanto aos advogados, Jurisdicionados e aos próprios servidores público e a população em geral.

A precariedade entrada na instalação física do prédio, no entanto, constatamos boa higiene em todas as dependências do Fórum, fato este que a comissão pode relatar que é habitual, haja vista que todos militam profissionalmente na comarca de Rio Maria.

Novo prédio: A comissão tem a relatar também que obteve informação que o Tribunal de Justiça do Estado do Pará alugou um imóvel na cidade de Rio Maria localizado na Rua 11 em frente ao correio, para o funcionamento das atividades judiciais até a construção de um novo prédio do Fórum da comarca de Rio Maria, temos á informar ainda que o imóvel alugado já foi gastos mais de 100.000,00 (cem mil reais) em reforma e já se encontra alugado a vários meses e que já deveria ter ocorrido imediatamente a transferência das instalações do Fórum para o novo prédio alugado.

Rio Maria 03 de junho de 2015
Dr. Rone Messias da Silva- Conselheiro Subseccional
Ilair Gomes Remor- Membro da Comissão
Geinaisson Cavalcante Feitosa- Membro da Comissão de Direitos Humanos
Tatiane Resende Moura- Membro da Comissão.


olha mais ainda.

Servidores denunciam precariedade do Fórum de Rio Maria
As redes sociais foram uma das formas que os servidores do Fórum de Justiça de Rio Maria encontraram para denunciar as péssimas condições de funcionamento do órgão da justiça do Estado. Na última sexta-feira (28), os funcionários utilizaram o Facebocck para mostrar o estado de abandono e a precariedade do prédio que não é reformado desde 1989.

Anônimo disse...

http://blogdoluizpereira.blogspot.com.br/

barata olha no blog, nas matérias dos dias 08/06 e 04/06 até funcionários do TJ com rato na mão tem, e várias ratazanas, vê la e publica. A precariedade do TJ no interior.

está no http://blogdoluizpereira.blogspot.com.br/
matérias do dia 04 e 08/06.2015

Anônimo disse...

vcs sabem em q se traduz isso tudo?

impunidadeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.

300 mil pessoas e 4 servidores pra atendeR?

é o mesmo q colocar a arma na mao do bandido e dizer: MATA LOGO Q NAO TEM NINGUEM MESMO PRA MEXER NOS PROCESSOS DE VCS !!!

estamos na m*e*r*****

Anônimo disse...

Vergonha de nosso estado. Nada ta bem e quem deveria dar exemplo e cumprir a lei ,é o primeiro a nao respeita-la..justica do tempo das cavernas, bastante atrasada.
Administracao publica de terceiro mundinho ond se utilizam os orgaos para beneficoos pessoais...triste