sábado, 27 de junho de 2015

PSM – O cinismo do meliante engravatado

Zenaldo: declarações que soam a escárnio, diante do incêndio no PSM.

No episódio do incêndio no PSM choca e soa repulsivo o cinismo do prefeito de Belém, o tucano Zenaldo Coutinho. Falar em “acidente”, ao tratar de uma tragédia anunciada, se constitui em um escárnio, um despudorado deboche, diante do colapso da saúde pública em Belém, que se reproduz por todo o Pará. A desfaçatez de Zenaldo Coutinho faz jus a alcunha de Zenada, que a ele aderiu por sua inépcia, embora condizente com sua biografia de mauricinho diletante, que fez carreira como vagabundo profissional, travestido de político. Como político, ele acumulou um patrimônio respeitável para quem não teve um único emprego na vida e nada produziu de mais expressivo como parlamentar, até tornar-se prefeito de Belém, protagonizando uma administração de impecável irrelevância, salvo no quesito corrupção. Nada que surpreenda, é verdade, para quem sempre valeu-se de recursos públicos, obtidos mediante o tráfico de influência, para manter uma entidade assistencialista, o Instituto Helena Coutinho, em realidade um comitê eleitoral permanente, bancado pelo erário.
Mas o cinismo do meliante engravatado que é Zenaldo Coutinho não resiste a uma mísera auditoria, como evidencia a oportuna intervenção do CRM, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará, segundo o qual a Prefeitura de Belém foi notificada do risco de incêndio no PSM ainda em 2007, na gestão do ex-prefeito Duciomar Costa, o nefasto Dudu, do PTB, legenda que no Pará ér linha auxiliar do PSDB. Uma advertência renovada pelo CRM, segundo o relato de fontes do próprio conselho, em 2009, 2010 e 2012, período que corresponde à administração do mesmo nefasto Dudu. Como os iguais se reconhecem, Zenaldo Coutinho apoiou a candidatura de Duciomar Costa em 2000, no segundo turno da disputa pela Prefeitura de Belém, e a eleição e reeleição como prefeito do nefasto Dudu, em 2004 e 2008. Sucessor de Duciomar Costa, ele se notabiliza como o digno sucessor do nefasto Dudu, ícone do menosprezo pela população de Belém e pela corrupção sedimentada pelo sentimento de impunidade, próprio de quem se imagina blindado pelos inquilinos do poder da hora. Esse sentimento de impunidade, é claro, é também estimulado pelo clientelismo, que assegura o voto da massa de eleitores carentes, no limite da miséria, ou nesta submersa, da qual se vale a escumalha política para se perpetuar no poder.

O episódio da tragédia anunciada que foi o incêndio no PSM serve, ao fim e ao cabo, para evidenciar que a alcunha de Zenada é muito pouco para definir quem seja Zenaldo Coutinho. Em verdade, em verdade, estamos diante do resto do nada. E só.

3 comentários :

Jesiel Nasciemnto disse...

ESSE CARA É CÍNICO AO EXTREMO. PATÉTICO.

Anônimo disse...

Prefeitura de Belém e o Governo do Estado viraram balcões de negócios. Aprendendo com o seu fiador (Simão Jatene), que “comprou” o Hospital Galileu que pertencia a particulares o prefeito Zenaldo Coutinho observa a possibilidade de colocar em prática o mau exemplo. Tentou “comprar” o Hospital Porto Dias, também de uma empresa privada, mas não deu certo e agora com a situação do PSM da 14 de Março vai tentar justificar a pressa em “comprar”o Hospital Samaritano. Como nos negócios imobiliários há a necessidade de pagamento de comissão aos corretores, quem será o escolhido para tal?

Anônimo disse...


Prefeito Zenaldo, quanto mais o senhor fala, pior fica sua situação. Como diz o Barata o seu cinismo é de corar anêmico. É incrível, o professor particular do Zenaldo é o Jatene, hoje na entrevista ao Jornal Liberal o cinismo do prefeito chegou ao extremo, ele com uma pasta na mão, todo documentado, está tudo certo, tudo iniciado, vai fazer isso, isso, aquilo, TUDO MENTIRA!!!!!! E viva o EDMILSON RODRIGUES, já pensou se ele não tivesse construído o Pronto Socorro do Guamá?
A maior piada da entrevista é ele dizer que terá a parceria do Estado, ora, ora Zenaldo, o Jatene não da conta nem dos compromissos dele, quanto mais te ajudar. Aguarde na eleição, o senhor vai pegar uma lambada.