quinta-feira, 18 de junho de 2015

ELF – Belém, na visão de Armando Sobral



“Belém refigurada” é a mostra de xilogravuras que o artista plástico Armando Sobral inaugurada na manhã deste sábado, 20, às 10 horas, na galeria Elf. A exposição deverá se estender até 4 de julho, aberta ao público sempre das 10 às 13 horas e das 15 às 19 horas, de terça-feira a sexta, e das 10 às 14 horas, aos sábados.
A respeito da mostra, assim comenta o próprio Armando Sobral:

A paisagem, tanto a urbana quanto a natural, tem sido temas recorrentes em meus trabalhos. Nesta série de xilogravuras percorro o trajeto diário em torno do meu atelier, caminhos cruzados onde a pressa do dia a dia encontra o tempo imperturbável e virginal dos antepassados.
O olho embaralha, junta os cantos; transfigura a cidade em tramas simultâneas de lugares sobrepostos, capturados pela urgência em abarcar a totalidade em um único gesto. A cidade é fluxo contínuo, como as águas do rio. É alentador notar que ainda existe, no centro da cidade, a ilusão do contato entre nós e o firmamento: o ponto material mais elevado são as pontas das cornijas sobre os campanários das igrejas.
A xilogravura é o corte sobre a matéria dura, a madeira, que dá forma às estampas que apresento aqui, na Elf Galeria. Cada imagem representa um percurso, que se renova na gravura subsequente. O conjunto monta um diário de impressões do recorte da cidade que vai do Ver-o-Peso ao Carmo.
A gravura possibilita o jogo com as matrizes, sobreposições sucessivas de camadas de cor em composições resultantes da convergência de espaços, ao ponto de chegar à transfiguração quase que completa da paisagem.

Ninguém precisa concordar comigo, mas é nesse lugar, no recorte ao qual demarco meu raio de representação, que pulsa o coração de Belém. Pelo menos é nele que me perco diariamente.

Nenhum comentário :