quarta-feira, 27 de maio de 2015

SEGURANÇA – O risco da precipitação policial

Protesto na Delegacia de Homicídios: o risco da precipitação policial.
O morticínio registrado neste último fim de semana também fez emergir mais um risco letal para a população de baixa renda, entregue ao Deus-dará pelo governador tucano Simão Jatene. Pressionada pelo governador, ávido por dar uma resposta capaz de aplacar a indignação da opinião pública, ecoada pela grande imprensa, a polícia pode estar resvalando perigosamente para o atalho da precipitação, pavimentado pela arbitrariedade e truculência que historicamente vitimam o cidadão de parca ou nenhuma posse.
Isto é o que sinaliza o protesto que reuniu cerca de 60 humildes manifestantes em frente a Delegacia de Homicídios, na avenida Magalhães Barata com a travessa Castelo Branco, na noite desta última terça-feira, 26. Na ocasião, familiares e vizinhos protestaram contra a detenção de Paulo Francisco Martins Costa, 26 anos, e Mateus Eduardo Carvalho de Moraes, 20, dois outros suspeitos do assassinato do universitário Lucas Silva da Costa, de 19 anos. Vítima de assalto, Lucas foi morto com um tiro na cabeça na madrugada de sábado, 23, em um posto de gasolina localizado na avenida Almirante Barroso, próximo da travessa Angustura, no bairro do Marco. Familiares e vizinhos de Paulo e Mateus afirmam que ambos jogavam videogame na hora do crime.

Que a autoridade não pode ir a reboque da eventual ira popular, não se discute. Como não se discute também a necessidade de um imediato e implacável combate diante da escalada da criminalidade. Mas convém uma boa dose de cautela para se definir como isso deverá ser feito, o que não se confunde com a ação lenta e parcimoniosa no trato de uma questão vital. Ocorre que cautela, decididamente, não é forte do governador tucano Simão Jatene, nem dos governos do PSDB no Pará. E isto é evidenciado pelo massacre de Eldorado de Carajás, ocorrido em 17 de abril de 1996, no qual 19 sem-terras foram executados pela Polícia Militar, em uma ação deflagrada precipitadamente, com o aval do ex-governador tucano Almir Gabriel, que na Justiça se absteve, covardemente, da responsabilidade pela matança, sugerida pelo próprio cargo ocupado.

4 comentários :

Anônimo disse...

A INSEGURANÇA E O CAUS NO PARÁ TEM PARTIDO : P S D B e
P S C

Anônimo disse...

Esse caos pode pegar qualquer um como bode expiatório para eleger como culpado. Isso para dar uma resposta rápida fazendo de conta que têm capacidade de ação.

Anônimo disse...

A vítima foi o Lucas.
Porque eles foram presos então? São estudantes? Trabalhadores? Estavam jogando vídeo game às 4 da manhã?

Anônimo disse...

Para o anônimo 19:41, jogar vídeo game até quatro da manhã é atitude suspeita. Vou mandar prender cinco vizinhos do meu prédio. Cada um em seu apartamento. Um tem dez anos, já tá na faixa de altamente perigoso. Morar em periferia aí é que é bandido perigoso! !!! Aff! Cada uma. ..