quarta-feira, 20 de maio de 2015

GREVE – A exortação que a máfia togada ignorou

Precedendo a manifestação da máfia togada, Alberto Andrade, o Beto Andrade, dirigente do Sintepp, fez uma exortação a um julgamento isento, na sua página no Facebook, na qual expôs didaticamente as razões da greve dos professores da rede pública estadual de ensino. Pelos esclarecimentos nela embutidos, que esfarinham a versão do governo Simão Jatene trombeteado pela mídia como informe publicitária, a exortação de Beto Andrade segue abaixo transcrita:

"Três coisas devem ser feitas por um juiz: ouvir atentamente, considerar sobriamente e decidir imparcialmente". (Sócrates)

"Não te poderás considerar um verdadeiro intelectual se não puseres a tua vida ao serviço da justiça; e sobretudo se te não guardares cuidadosamente do erro em que cai no vulgo: o de a confundir com a vingança". (Agostinho Silva)

A reação indignada da AMEPA à queima da ação de reintegração de posse, com sua clara posição de criminalizar educadores deste Estado, mostra a inclinação tendenciosa e antidemocrática do Judiciário paraense.

Se não, vejamos:

1) Em 2013 o governo do Estado assinou um acordo no TJE, se comprometendo com várias pautas que até hoje não foram cumpridas. O PCCR unificado, que deveria ter dado entrada na Assembleia Legislativa em março do ano passado, as reformas das escolas, que até hoje não aconteceram, são apenas dois exemplos de profundo desrespeito ao Judiciário paraense. Aliás, no caso das escolas ,é aviltante a situação por que passam as unidades. As poucas reformas que iniciaram não foram concluídas e os recursos destinados se perderam pelo caminho.

2) O governo do Estado também não cumpre a Lei do Piso, e acumula a dívida de mais um retroativo. Além disso, não cumpre também a própria lei 8030/14 por ele enviada para a Alepa ano passado.

3) Mesmo sem decisão judicial, o governo também resolveu descontar salários por conta própria, penalizando milhares de trabalhadores em pleno exercício de seu direito à greve.

Por essas e outras, podemos afirmar que o governo Jatene é ilegal! O governo, reiteradas vezes, desrespeita o judiciário. Porém, a justiça paraense não consegue enxergar tantos desmandos e desrespeito com a coisa pública.

A greve em si só está acontecendo por que Jatene/Helenilson decidiram atacar o salário dos educadores, reduzindo ilegalmente as Aulas Suplementares e não cumprindo acordos anteriormente feitos.

Para piorar, o secretário falou para quem quisesse ouvir que a carga horária excedente seria dada a temporários, em mais um achaque aos princípios constitucionais. 

Houve excessos por parte do sindicato ao destruir a ação? Pode até ser. Uma atitude intempestiva e emotiva, que simbolizou o repúdio ao governo e um profundo descontentamento com o Poder Judiciário.

Em nenhum momento houve a tentativa de desmoralização deste Poder, como a propósito há na insistente afirmação da AMEPA , que além de um julgamento antecipado, ferindo, portanto, o mesmo Estado Democrático de Direitos tão reivindicado na prédica magistral, adentra num pantanoso terreno passional, afrontando assim regras básicas de um julgamento.

Assim sendo, e para não ficarmos neste debate estéril, faço aqui um desafio à esta douta associação: visite pelo menos uma escola pública no pós greve. Talvez o distanciamento (por vezes necessário) da realidade não permita aos nobres magistrados a apreensão do sentimento e da necessidade daqueles que, mesmo sem as mínimas condições, se esmeram em construir no chão destas precárias escolas nosso Estado Democrático de Direitos. Que não deve ser apenas para alguns, mas para todos os filhos desta Nação!

Por fim, esperamos que o sentimento de justiça prevaleça no julgamento do TJE na próxima terça acerca dos descontos dos dias parados. De justiça e não de vingança!

Beto Andrade
Sintepp

Mais informações:

Nenhum comentário :