domingo, 12 de abril de 2015

PROTESTO – Em Belém, a gafe do ufanismo ditatorial

Em Belém, protesto desembocou na Doca (Foto Cezar Magalhães/DOL).

Em Belém, os protestos contra o desgoverno da presidente petista Dilma Rousseff – com ponto de partida na Praça da República, tradicional palco das manifestações políticas na capital paraense – foram marcados por uma gafe colossal dos organizadores. Depois do Hino Nacional, espraiado pelo carro-som, seguiu-se “Eu Te Amo Meu Brasil”, a música da dupla Dom e Ravel. Gravada por Os Incríveis, a música fez sucesso no início dos anos 70 do século passado, transformada em hino ufanista pela ditadura militar, no governo do general-presidente Emílio Garrastazu Médici, que radicalizou o arbítrio institucionalizado pelo golpe de 1964 e incorporou as prisões ilegais, torturas e assassinatos de adversários políticos em política de Estado.
A gafe foi tão escandalosa, que tão logo começou, a execução da música foi abortada pelos organizadores.

Em Belém, o protestou reuniu cinco mil manifestantes, segundo o UOL, citando a PM. Os manifestantes caminharam pela avenida Presidente Vargas e rumaram para a avenida Doca Souza Franco. O protesto acabou por volta das 13 horas, acrescenta a notícia do UOL.

6 comentários :

Anônimo disse...

E tu esperavas o que?

Anônimo disse...

E depois toda a reaçada da classe média/mídia foi fazer aquelas comprinhas no shopping mais próximo da doca; são os tarados por doca, que nem o finado papudinho; quero ver essa galera fazer um rolezinho na terra firme e no guamá.

Anônimo disse...

A exemplo dos protestos do dia 15 de março as mesmas bizarrices se repetiram nesse.

Anônimo disse...

Será só uma "gafe" mesmo ou o real conteúdo político dessas manifestações, conservador e reacionário. Já vi na net faixa em carro som nessa manifestação de hoje dizendo que "a verdadeira reforma política só as forças armadas podem fazer". Nesse nível parece que o que está ruim pode piorar.

Anônimo disse...

Estavam também aos montes almoçando na Estação das Dondocas

Anônimo disse...

Essa democracia do BRASIL JÁ DECEPCIONOU O POVO. Aqueles que lutaram pela "liberdade" se venderam para o mercado. A economia se baseia em títulos da dívida pública, tem que pagar juros altos se não o investidor se manda. A PETROBRAS foi desmantelada pela turma do LULA. Nas próximas eleições vamos votar nulo ou branco, até mesmo ir para outra cidade e justificar o voto, vamos fazer pressão. O próximo prefeito eleito de Belém vai ter o mínimo de votos.