quinta-feira, 30 de abril de 2015

PM – Mais uma vítima do sucateamento da polícia

Carro da vítima dos tiros dos PMs (Foto Wagner Almeida, do Diário).

Em sua edição desta quinta-feira, 30, o Diário do Pará também noticia a morte de uma servidora pública da Receita Federal, durante perseguição da PM aos quatro assaltantes que fizeram da sua vítima refém, e empreenderam fuga no carro dela, quando interceptados por uma viatura da PM. Na perseguição, conforme a notícia, houve troca de tiros, cujo saldo foi a morte da vítima do assalto, feita refém pelos assaltantes e atingida, segundo as perícia, por dois tiros, disparados de fora para dentro do carro – ou seja, feitos pelos PMs. A perseguição acabou com o carro da vítima espatifado em um poste e a fuga dos quatro assaltantes.
O episódio é ilustrativo do sucateamento da polícia, promovido pelos sucessivos governos do PSDB no Pará. Tem-se uma polícia mal aparelhada, mal treinada e mal remunerada, o que escancara a porteira que permite a introdução da truculência e da corrupção policial. O que salta aos olhos no caso da PM, por ser responsável pelo policiamento ostensivo.
Esse sucateamento da polícia evidencia-se na morte da servidora pública, a vítima fatal da inépcia da PM. O procedimento basilar, em circunstâncias análogas, é a preocupação em preservar a vida da vítima dos assaltantes, um cuidado que obviamente não foi contemplado. O mais estarrecedor, no episódio, é que os PMs não só mataram a vítima, como sequer conseguiram prender os assaltantes.

Enquanto isso, o governador tucano Simão Jatene segue com suas falácias, trombeteando na mídia, via propaganda enganosa, um Pará fictício, que nada tem a ver com o Pará real do angustiante cotidiano de todos nós.

2 comentários :

Anônimo disse...

Ações desastradas deste tipo se repetem, revelando o desinteresse do chefe do executivo no preparo dos policiais. Um casal de namorados foi levado das proximidades da 14 de Março e viveram esta angústia, contando depois que preferiram enfrentar os assaltantes e se jogarem para fora do carro a se tornarem alvo das balas da polícia. Como é que um homem desses ainda tem a cara-de-pau de viajar para a Inglaterra dizendo que vai proferir palestra sobre segurança pública.

Jesiel Nascimento disse...

A morte chegou na família da esposa do governador. Se fosse na periferia, iriam dizer que a mulher fazia parte do bando de assaltantes.
E AGORA GOVERNADOR? DO JEITO QUE ESTÁ NÃO PODE CONTINUAR!