domingo, 12 de abril de 2015

ELIO GASPARI – O terceiro mandato

“O primeiro mandato da doutora Dilma foi de 2011 a dezembro de 2014. O segundo durou 97 dias. Teve vida mais curta que o de Napoleão entre sua fuga da ilha de Elba e a batalha de Waterloo. O terceiro começou na semana passada. Nada tem a ver com o que a candidata prometeu ou com o que tentou fazer. Para um governo que se meteu em tantas trapalhadas em tão pouco tempo qualquer previsão será um exercício astrológico. De qualquer maneira, ninguém de boa-fé poderá dizer que Guido Mantega seria melhor ministro do que Joaquim Levy. Da mesma forma, trocar o aloprado "núcleo duro" de Aloizio Mercadante por Michel Temer indica que terminou o período de articulação do caos.”
A avaliação é de Elio Gaspari, um dos mais respeitados jornalistas da imprensa brasileira, em sua coluna na Folha de S. Paulo, publicada nas quartas-feiras e domingos. “Temer teve a astúcia de assumir uma função sem ocupar qualquer cargo. Um bom indicador para a sua fé no trato com a doutora será a leitura de sua agenda. No dia em que for anunciado que, por alguma razão, ele viajou para o exterior, estará dado o sinal de que desistiu”, acrescenta o jornalista. “O breve segundo mandato da doutora fritou-se. O terceiro, socorrido por Temer, exigirá dela tocar o expediente, valendo-se do apoio de seus aliados. Essas duas funções não podem ser terceirizadas, são atribuições da Presidência da República. Se o novo mandato tiver menos marquetagem e mais trabalho, quem sabe, dará certo”, arremata Gaspari.
Elio Gaspari, recorde-se, é autor de quatro livros fundamentais para compreensão da ditadura militar – “A ditadura envergonhada”, “A ditadura escancarada”, “A ditadura encurralada” e “A ditadura derrotada”. Os livros foram editados pela Companhia das Letras.

Um comentário :

Anônimo disse...

A ironia de Gaspari é o seu estilo nos comentários políticos.Vou mais além,em breve ela iniciará um quarto e,posteriormente um quinto se continuar assim "atirando" a esmo como tem feito.Ora,como acreditar num governo com tantos ministros que dizem e outros tantos desdizem o que os anteriores disseram?E o pior é que deveríamos dizer,Dilma inicia o seu terceiro mandato,ou desgoverno.