sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

SESPA – Denúncia de perseguição a concursados



Abrigado no anonimato, por temer retaliações, servidor público concursado denuncia perseguições na Sespa, a Secretaria de Estado de Saúde Pública, orquestradas, segundo o relato feito ao Blog do Barata, por Débora Francisca Jares, diretora do DDASS, o Departamento de Desenvolvimento em Auditoria e Serviços de Saúde.
Pela sua gravidade, segue abaixo a transcrição, na íntegra, da denúncia:

“Venho por meio deste primeiramente pedir o anonimato, pois já tive provas mais do que cabais do que o governo Jatene e capaz de fazer com um servidor publico que manifesta insatisfação com sua administração.
“Sou servidor publico concursado da Sespa e já tentei por inumeras vezes os veículos de comunicação que se recusam a publicar, sendo atendido apenas uma vez pelo Diário do Pará, pois não é mais aceitável que a diretora do DDASS (Departamento de Desenvolvimento em Auditoria e Serviços de Saúde), Débora Francisca Jares, vem fazendo desde muito tempo, além de sua quase que total ausência na rotina normal de qualquer servidor(prova disso são sempre as pilhas de documentos que requerem sua assinatura e mofam durante meses). Sua forma de tratar os servidores concursados que não fazem parte de seu ‘circulo de amizade politica’ é quase que imoral, como denunciei ao Diário do Pará. No período das eleições, a mesma sumiu de seu ambiente de trabalho durante meses, para fazer campanha para o governador Jatene. Após as eleições, embarcou para uma viagem internacional para, segundo ela em uma rede social, ’merecido descanso’.
“Em contrapartida, uma servidora concursada que sofre de problemas de saúde comprovados por laudos médicos, não teve a mesma a benevolência por parte da diretora e, mesmo comprovando que sua ausência fora por motivos de saúde, teve seu salário cortado e ainda foi dada como exemplo de ‘servidor preguiçoso’ em todo departamento. Eu e outros servidores já procuramos tanto o antigo secretário de Saúde, Hélio Franco, como a atual (na época adjunta), Heloisa Guimarães, e ambos sequer nos receberam.
“E por fim ainda pesa sobre a mesma seríssimas denúncias de favorecimento ao seu namorado, que é dono de um hospital particular em Ulianópolis, o qual tem um convênio para lá de suspeito com o Estado, para o tratamento de hemodiálise, sem um relatório público do mesmo.

“Espero que a opinião publica tome conhecimento deste absurdo e que as autoridades competentes possam tomar providencias necessárias para que nós, servidores públicos concursados, tenhamos um tratamento no mínimo humano por este governo, que nos útimos quatro anos não fez absolutamente nada por nós.

31 comentários :

Anônimo disse...

Que absurdo! Como pode um governo permitir que uma pessoa dessas tenha liberdade para perseguir servidores publicoa desta maneira

Anônimo disse...

Um Raio-X da SESPA - a Secretaria Executiva de Saúde Pública do Estado:

O governador Simão Jatene é o principal promotor das diferenças e transformações que sempre existiram entre a administração direta e os demais órgãos - empresas públicas, fundações, institutos, etc que compõem a administração indireta da área da saúde no âmbito do serviço público estadual. E a evolução dessas diferenças deveria ser tratada num amplo fórum político.

I. Na questão dos salários - só muito recentemente Simão jatene concluiu a isonomia salarial entre vencimentos básicos de cargos iguais entre a administração direta e indireta. Décadas de perdas salariais entre servidores da administração direta (maiores perdas) e alguns servidores da administração indireta (menores perdas) serão jogadas no esquecimento, sem nenhuma forma de compensação. Repito: nenhuma.

II. Na questão dos atos públicos - direitos do servidor (ex: adicionais) são mais fáceis (e sistematicamente) de serem reconhecidos e pagos em órgãos da administração indireta. Na administração direta (SESPA) via de regra são subordinados ao gosto pessoal das chefias, que abre para alguns (justa ou graciosamente) e engaveta para muitos. Muitos desses "engavetados" recebem uma informação codificada no protocolo geral, a qual corresponde a uma "decisão superior da qual ninguém nunca tomou ciência"; nem através do DOE; ou seja: a tapeação disfarçada num "ato secreto".

III. Na questão da gratificação de produção, a GDI - Se por um lado Simão Jatene tardiamente concluiu a isonomia entre cargos, pela GDI voltou na prática a criar disparidades entre eles, pois há órgãos que pagam 3X, 2X, X, e Zero para o mesmo cargo e função.

IV. Na questão dos desvios de função e perdas remuneratórias decorrentes da função - quando involuntária, vamos constatar um número menor nos órgãos da administração indireta, porém em se tratando de administração direta (SESPA) é indistintamente grande este número; sendo que muitos desses desde o primeiro dia de trabalho se encontram em desvio de função, aí se estabelecendo um segundo foco de disparidades salariais, pelos motivos mencionados no item II.

V. Nas questões referentes ao RJU/Admissionais e Funcionais - por décadas tem havido lentidão e negligência de um modo geral; porém importantes diferenças ainda são mantidas, ex: Servidores da administração direta (SESPA) não são submetidos a exames médicos periódicos como avaliação dos riscos operacionais a que estão sujeitos, e de um modo geral nenhum servidor da saúde pública estadual participa do programa de PPP - Perfil profissiográfico Precidenciário.

Anônimo disse...

absurdo mesmo é essa mentira...logico q uma pessoa q trabalha tao bem como ela, vai ser atacada por adversarios, isso é tao previsivel.

Anônimo disse...

Esta senhora a muito vem desenvolvendo um política que tenho dúvidas se é partidário... Mas os acordos não respeita cores. A única cor que vale é das notas de reais, O servidor não é do seu grupo e tratado como lixo e os gestores ignoram está situação a muito tempo. Porque será? Como servidor deste estado Vivencio isso diariamente no DDASS. Quem é da panelinha e foi posto para fora estão todos indo para a prefeitura de Ananideua, entre eles seu secretário particular Edson que era seu pai mandado para nos aterrorizar. Até quanto governador.

Anônimo disse...

E so apertar que vai aparecer, investiguem as verbas para habilitações e cirurgias eletivas. Abre olho governador!

Anônimo disse...

kkkkkk comedia essa estoria, se a pessoa trabalha direito é isso que sofre, acusacoes absurdas, trabalho no DDASS, sou concursado como a propria diretora é, e se eu fosse ela processava todo esse povo mentiroso!

Anônimo disse...

as verbas de Habilitacoes e cirurgias eletivas vem do Ministerio da Saude.

Anônimo disse...

Ela é a melhor diretora que a DDASS ja teve!
se existe verbas novas para Habilitacoes e cirurgias eletivas, foi ela com o trabalho dela q trouxe p o nosso estado do Pará, e pelo que sei a Ddass nao é ordenadora de despesa, logo, acusacao vazia!

Anônimo disse...

as verbas d Habilitacoes sao do Ministerio da Saude, e q se veio para o estado foi para pagar algum servico que estava sendo realizado sem o recurso devido, se ela conseguiu trazer, ela ta de Parabens!!!!! Parabens, Dra!!!!!!

Anônimo disse...

Me parece que senão for a própria ela esta pedindo para "amigos do seu circulo politico" postarem em sua defesa.
Próprio dos corruptos e bajular ou ser bajulado para justificar suas malfeitorias.

Anônimo disse...

Pelo que sei uma diretora nao tem o poder de resolver a utilizacao de verbas publicas, acho q necessita da aprovacao de um colegiado, entao ela nao tem esse poder todo.

Anônimo disse...

se fosse verdade as pessoas que estao acusando nao estariam no anonimato, simples assim!

Anônimo disse...

Um estelionato imune às vigilâncias sanitárias estadual e municipal - e ao Ministério Público:

Para que serve o álcool vendido nos supermercados de Belém?
[ ] Para desinfecção e assepsia;
[ ] Para acender lamparinas;
[ ] Para acender fogareiro;
[ ] Para limpar vidro;
[X] Para nada.

Em todo o mundo é padronizado que o álcool a 70% é aquele que possui propriedade antisséptica; porém nos supermercados estão botando água no lugar de álcool e vendendo o produto com concentração de 42%. Um golpe de esperteza contra o consumidor. Pois o álcool a 42% não é combustível, não é desinfetante, não é solvente, nem agente de limpeza. Não é nada. Talvez sirva apenas para algum alcoólatra que não se importe com o amargo com que temperam a mistura para não ser usada como bebida.

Anônimo disse...

por que nao saber da verdade antes de publicar?
se essa diretora é tao má procure saber se tem algum processo de assedio moral contra ela, e de irregularidades, ate agora o que li fala de uma pessoa q fala contra ela.

Anônimo disse...

E quem aprova os projetos dos municípios e determina quem ganha mais ou menos?Nada disso passa pela DDASS?

Anônimo disse...

Quem autoriza os pagamentos após verificar se os serviços foram realizados auditado caso necessário? Não é a DDASS? Processamento dos serviço também não? Para ocorrer corrupção não precisa ser ordenadora de despesa, pasta ter o poder de definir que pode ou não de autorizar o pagamento. Se for amigo da diretora fica bem mais fácil. O que diga Ulianopolis.

Anônimo disse...

Bem essas denúncias só podem ser investigadas por um único setor no ministério público do estado que não está atrelado ao governador: AS PROMOTORIAS DE IMPROBIDADE.

O Nucleo de improbidade, o PGJ e os CAO'S são subservientes a Simão Jatene!

Anônimo disse...

Esta senhora tem um historico de destrato com servidores, a bem pouco tempo ela em uma conversa por telefone ela humilhou uma servidora com palavras do tipo "quem manda aqui sou eu" "quem vc pensa que e para me questionar?" Entre outras coisas. Quando soube que a servidora estava entrando com um processo administrativo contra ela, foi correndo "pedir desculpas" em um ato sinico e oportunista. Enquanto recebe politicos e empresarios na sua sala, e quase impossivel um reles servidor ter esse previlegio, principalmente se este nao tiver influ

Anônimo disse...

Que absurdo! Sou servidora efetiva da sespa a 20 anos e nunca vi uma gestão no DDASS tão transparente como dos últimos anos!Debora Jares é uma diretora firme, coerente e justa. odeia postura narcisista e opressora. Acontece que infelizmente e exclusivamente nesta diretoria, existem servidores mal acostumado, não aceitam receber ordens, pois se dizem concursados e por este motivo se acham no direito de fazer seus horários e sua rotina de trabalho. Tem servidor que fez concurso para ensino médio, cursou uma faculdade de esquina , Diga-se de passagem, adqueriu seu certificado e agora quer receber e assumir um cargo de nivel superior!- Porra faz outro concurso então!! Débora tem conseguido melhorias para a saúde do Estado com o pouco recurso que a saúde possui. Enquanto aos nossos salário, de fato, teria sido um corte muito grande no meu salário, se tivessem me tirado o meu tempo integral, como foi para alguns, acontece que muita gente recebia esse beneficio e queria trabalhar meio expediente! hj todos fazem seus horários, pois passou a ser cobrado pela Diretora da DDASS. Continue assim Dra. Débora Jares.
Ha! quanto a denuncia de jornal e a outras coisas colocadas aqui, Vc que fez essa postagem, errou o nome, talvez td que vc falou aqui, caberia melhor na Assessoria de Direção, Não so essa como outras, que hoje graças a Deus não se encontra mais no prédio!!

Anônimo disse...

Interessante e ver colocações favoraveis a senhora em questão, sempre para o lado do puxa-saquismo que e própria dos "assessores" que ela costuma ter. isto senão for a própria postando aqui.

Anônimo disse...

Se ela e tão contra postura opressoras e é tão justa, porque pediu "desculpas" a servidora que ela ofendeu no telefone? porque ela só fez isso quando soube que ia sofrer um processo? se não era culpada porque não enfrentou o processo? quero ver desmentir esse episodio que ocorreu com a servidora concursada do DSH.

Anônimo disse...

Muito me assusta quem critica o anonimato o usando também já quem não tem nada a temer. No meu caso, uso pelos mesmos motivos do colega que por medo da repressão que esta senhora impõe a todos os servidores que não fazem parte de seu circulo de influência.
Sem duvidas quem chama servidor de mal acostumando e menos pressa o esforço de ter conseguido, mesmo como disse “faculdade de esquina”, um nível superior. Devem comungar dos mesmos ideais repressores da diretora.
Realmente uma coisa o comentário tem razão, a falta de pensamento em equipe em que fica claro que todas as melhorias para a saúde do Estado é por causa desta senhora. Por este motivo vários processos estão parados em seu gabinete.
Senhora servidora efetiva da SESPA, a 20 anos, você deve sem duvida ser do circulo menor é nunca sofreu assedio moral da senhora Debora Jares e seus Assessores que não estão mais no prédio da DDASS, prédio este que foi locado a secretario em condições questionáveis e estrutura a muito insalubre a todos os servidores. Mas isso é outra história.

Anônimo disse...

A forma de governar no Pará pelos tucanos, é muito simples. Boas verbas publicitárias ao grupo Liberal. Controlar a Justiça e o MPE. Pronto ótima fórmula para não serem incomodados

Anônimo disse...


Finalmente encontrei um lugar onde posso gritar os"DONOS DA SESPA",vão me matar,socorro não aguento mais tanta perseguição.
Mas não se pode falar nada,qualquer opinião contraria aos interesses dos "DONOS"pode ser fatal.SOCORRO!

Anônimo disse...

nao as portarias de valores de recursos sao ministerias!!!!!

Anônimo disse...

se foi auditado esta ok, ne??
o processamento de Ulianopolis é municipal, idiota!

Anônimo disse...

é Dra. Jarez, logo se vê q seu trabalho ta gerando inveja, porem, continue firme na sua busca para melhorar a saude no estado do Pará, os municipios agradecem a sua competencia.

Anônimo disse...

Em resposta ao colega que fez o RAIO X da SESPA,quero prestar meu apoio,tudo que foi falado é verdade.
Estou em desvio de função desde o 1º dia de trabalho, outros colegas encontram-se na mesma situação, e quem ousar questionar é imediatamente punido.
Socorro!salvem-nos dos 'DONOS DA SESPA'.

Chico Silva disse...

VALE RESSALTAR QUE ESSA PSEUDO-DIRETORA NÃO E DO PARTIDO "PSDB" MAS SIM "PPS", QUE INFELIZMENTE NÃO LARGOU O OSSO DO GOVERNO, AQUI DEIXO CLARO QUE ESSA SUJEITA É TUDO ISSO QUE O TEXTO DEIXA CLARO E MUITO MAIS.

Anônimo disse...




Raio X,vamos acabar com essa safadeza que acontece na SESPA.

Anônimo disse...

Essa e da Panela. Haja puxar saco.