segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

BELÉM – Apesar de tudo, o amor que perdura

Belém, aos 399 anos: beleza que perdura, apesar dos seus algozes.


        Belém chega aos seus 399 anos com pouco a festejar, apesar das fanfarras do prefeito Zenaldo Coutinho. Na falta de realizações significativas, ele investe perdulariamente na propaganda enganosa, em detrimento de demandas prioritárias, e faz a festa dos gigolôs do erário, no que repete seu patrono político, o governador Simão Jatene, exímio no estelionato midiático. Em termos de IDHM, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, Belém figura em penúltimo lugar dentre as 16 regiões metropolitanas analisadas pelo Pnud, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Superando apenas Maranhão e Alagoas, o Pará é o 24º em IDHM. Esses números são ilustrativos do sucateamento de setores vitais, como educação, saúde, saneamento e segurança pública, corolário da continuada inépcia administrativa, que agrava mazelas históricas. Jatene e Zenaldo, diga-se, não são meros herdeiros da clássica herança maldita. Por atos e omissões, ambos patrocinaram e coonestaram, por exemplo, um dos maiores predadores da história recente de Belém, o ex-prefeito Duciomar Costa, o nefasto Dudu, eleito e reeleito na esteira do poder econômico e da utilização da máquina administrativa. E ambos, no exercício do poder, optaram pela prestidigitação eleitoreira, materializada no assistencialismo, deletério porque torna o homem refém da pobreza, ao invés de dela libertá-lo.
        Mas, apesar disso tudo, felizmente perdura aquele amor visceral, que permite, aos que se pautam por princípios, defender Belém de seus algozes, independentemente da legenda partidária destes. Essa determinação, por vezes materializada naquilo que Milton Nascimento etiquetou de ira santa, é o que impede o naufrágio de nossas esperanças e serve de combustível para a convicção de que vale a pena ousar lutar. E não nos faltam motivos para tanto. Bastar um olhar que alcance nossas extasiantes belezas naturais; a inebriante imponência dos nossos casarões que sobreviveram a especulação imobiliária e ao descaso do poder público; o encanto dos túneis de mangueiras que ainda nos restam, protegendo-nos do sol inclemente e ainda nos aquinhoando com suas deliciosas mangas; a grandiosidade da nossa Praça da República.
        Um povo que inunda sua cidade com a colossal pororoca de fé que é o Círio de Nossa Senhora de Nazaré certamente merece ter esperança. É um povo que merece voltar a exercer a hospitalidade e resgatar a postura fraternal de outrora, predicados soterrados pelo medo diante da escalada da criminalidade, que banaliza a violência e estimula a indiferença. É um povo que, tanto quanto sua cidade, clama por um olhar de generosidade.
        De resto, no que me cabe, é repetir a declaração de amor eternizada pelo saudoso Ruy Barata: “Tudo que eu amei estava aqui.”

        Feliz aniversário, amada Belém.

15 comentários :

Anônimo disse...

Seja benvindo ao blog. Infelizmente vamos ter que aguentar essa dupla, Jamente e Zenada.

Anônimo disse...

Caro Barata, hoje nós funcionários públicos da administração tivemos mais uma decepção com esse governador, que faz jus ao nome Jamente. Durante as eleições ele prometeu pagar um grande dívida que o governo tem com os funcionários. Essa dívida foi resultado de uma decisão judicial transitado em julgado. Em várias reuniões em que a tal de Alice Viana jogava de forma desleal, hoje fizemos uma concentração em frente a SEAD e tivemos uma resposta que o safado do governador não vai pagar, mesmo sendo uma decisão irrecorrível. Ele mentiu muito para o nosso Sindicato.

Anônimo disse...

Nós fomos enganados por este governador. Nosso sindicato tem gravado todas promessas que ele fez nas eleições, sobre o pagamento dessa dívida.

Anônimo disse...

Ease Governador vai patrocinar oito milhões para os clubes de futebol. Isso é um absurdo. Investe neste esporte e não no funcionalismo públicos.

Anônimo disse...

vai ficar assim? os funcionários públicos vao aceitar o calote do governo passivamente? eh uma vergonha os baixos salários destes e ainda assim o governador subtrai do pouco que eh o salário..
a quem recorrer pra que este mentiroso pague o que deve aos pobres funcionários públicos??

Anônimo disse...

Apêlo ao prefeito de Belém:

Zenaldo, dá para você pegar uma bicicleta e passear pela ciclovia da Almirante Barroso? Mas tenha cuidado, pois as grades vagabundas que você mandou instalar viraram armadilhas mortais depois que os irresponsáveis dos motoristas que trafegam no BRT começaram a dar várias encontroadas com estas e entortá-las para dentro da ciclovia - algumas até meio metro.

Outra coisa Zenaldo: por quê esses seus engenheiros não aproveitam aqueles espaços mortos, onde iam ficar as paradas curitibanas compradas a peso de ouro pelo Duciomar e que você decidiu botar fora no mato, para melhorar o replantio de flores e o próprio traçado da ciclovia que nestes pontos é horrível. Na frente da panificadora Vilpan, por exemplo, tem uma bifurcação com ângulo reto, quase um "T". Isso é um atestado de total descaso com a segurança dos ciclistas.

Anônimo disse...

Meus caríssimos colegas de serviço público estadual;

Não sabeis quem é Simão Robson Jatene; um malandro cujo sangue libanês e a arte de bajular Almir Gabriel (seu patrício) lhe conferiram o diploma falso de "talentoso técnico em desenvolvimento e produção regional"; um título que foi usado para lançá-lo no poder, mas que há muito tempo foi embolotado e atirado no cesto de papéis; em parte porque demonstrou outro enorme talento, como chefe da maior quadrilha política a governar o estado e aparelhar o Ministério Público e o Tribunal de Justiça (um feito inédito), em outra porque os IDHs africanos dos municípios paraenses não combinam com o título. Alimentar a esperança de que manifestações vão sensibilizar o governador, é desconhecer totalmente o "alterego de um Fausto" que explica em parte a atrofia mental do governador para perceber coisas como bomsenso, justiça, dever moral, etc.

Não há o menor clima para greve geral do servidor público; isso é uma piada de mau gosto do sindicato. O grande contingente de janelados - 60% deste com vínculos familiares com pessoas comprometidas com sinecuras distribuídas nos órgãos; não autoriza alimentar este devaneio. O governador já deixou muito claro quem vai receber o dinheiro público até o último dia de seu terceiro mandato: a maior parte vai para os empreiteiros de negócios superfaturados (que devolvem grande parte deste para o caixa 2 do PSDB e para a 'coletora do Propaz'); outra para a bica d'água do assistencialismo político (o mesmo que mantém Dilma na presidência) e que aqui no Pará atende pelo nome de "cheque moradia"; restando outra parte para as contratações sem concurso e o pagamento de vantagens graciosas para uma chusma de colaboradores na administração desta máfia, digo deste governo, cujo maior exemplo é a secretária de administração Alice Vianna, que foi cedida para a SEAD com "ônus duplo" - tanto para o órgão de origem quanto para o órgão de destino, um escândalo para quem acha que nós cidadãos já atingimos um grau de civilidade para viver segundo o que permite ou proíbe a constituição.

Anônimo disse...

Eu fico espantado com gente que votou no Jatene por acreditar que ele iria pagar essa dívida. Claro que não. Para reeleger um governador precisamos vê o que ele fez e não contar com promessas. Eles não cumprem as promessas nem num primeiro mandato, imagine num segundo que ele não vai mais se candidatar mesmo.

Anônimo disse...

A NOSSA CIDADE É TÃO LINDA, PORÉM MAL CUIDADA, SUJA E QUE PRECISA DE UMA ATENÇÃO MAIOR DAS AUTORIDADES PÚBLICAS, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO QUE ESTÁ SENDO DEIXADO DE LADO, DEIXANDO A NOSSA MEMÓRIA SE ACABAR. PRECISAMOS QUE AS AUTORIDADES CUIDEM DESSE PATRIMÔNIO HISTÓRICO QUE E TÃO BONITO E MAL CUIDADO.
ALÔ AUTORIDADES, SE MEXAM E FAÇAM O SEU SERVIÇO SE NÃO NOSSA CIDADE PERDERÁ SUA MEMÓRIA POR FALTA DE INTERESSE PÚBLICO.

Anônimo disse...

Acho que os servidores públicos estaduais têm que começar a pensar em uma greve geral sim, temos que começar a gritar, espalhar tudo o sabemos. Os servidores efetivos ainda somos a maioria, então vamos as ruas; se tem algo que esses covardes temem é a revolta popular. CHEGA! esse governador e mentiroso. E ATENCAO ZENALDO cadê você? Cadê a continuidade da obra da estrada nova, você ainda não continuou um palmo depois daquela outra pérola ( DUDU). Esperamos você nas eleições!!!!

Anônimo disse...

Anônimo 22:26, é preciso ter iniciativa para brigar pelos direitos dos servidores, porém desde já eu lhe digo que os nossos colegas, salvo raras exceções, são medrosos e acomodados. Faço parte de uma geração que protestou muito, talvez porisso tenha adquirido este espírito de luta. Essa geração que está aí nas ruas hoje vai liderar conquistas no serviço público, mas no futuro.

Desde o primeiro governo do Jatene eu avisei várias pessoas sobre o desprezo com que ele trata a carreira de servidor público, e não são coisas que ele possa se defender usando o velho argumento da observância dos "limites prudenciais das despesas públicas". Os contratos com as OSs são valores estratosféricos - muito acima de valores constatados em outros estados se você for pesquisar. As caravanas do Propaz (que herdou o presença ViVa - Vi de Vic e Va de Valéria antigos aliados de governo) escondem gastos milionários ordenados sem concorrência pública, sob uma fachada de "medidas de urgência" agora contestadas pelo Ministério Público, o qual a passos de formiga vai se opondo ao aparelhamento oficial.

Plano de cargos e salários; concurso público; criação de novos cargos para dar oportunidade a profissões emergentes - são coisas que Jatene detesta. Por exemplo: qualquer pessoa com um QI mínimo de 50 pontos entenderá a grande utilidade de um "higienista dental" de nível médio na prevenção de cáries e demandas relacionadas. O desenvolvimento das carreiras de nível médio é um dos trunfos do governo federal (do PT) e de São Paulo (do PSDB). No Pará não existe lugar para estes prfoissionais, como não existe lugar para aproximadamente mais umas 12 a 14 profissões novas. Que se diga de passagem; nem postos de trabalho, nem cursos profissionalizantes.

O efeito global da política de Jatene para a saúde pública pode ser definido a grosso modo como um modelo onde os agravos não são evitados ainda ao nível da baixa e média complexidade, e o acúmulo de demanda por agravos não é satisfatoriamente atendido por uma retaguarda de alta complexidade, e os resultados estão aí nos telejornais, contando de pacientes que chegaram a óbito dentro de prontos socorros e hospitais de média complexidade, enquanto aguardavam leito numa unidade especializada. Ou em outras palavras: Jatene fez obras para um cenário de escala de demanda "X", porém largou de mão a oferta de serviços preventivos que elevaram esta demanda hoje para "3X".

Anônimo disse...

Concordo com o colega. Temos que fazer repercutir na mídia e fazer com que a Justiça apure a compra de votos, cheque moradia, o dinheirinho etc. Gostaria que outros funcionários que são importantes para o Jamente, como os fiscais da SEFA, dessem apoio total.

Anônimo disse...

Temos que fazer de tudo para que o tal de Zenada não ganhe para prefeito outra vez e nem venha para governador em 2018.

Anônimo disse...

BELÉM RUMO AOS 400 ANOS.
QUERO AQUI MANISFESTAR MEU DESPREZO PELAS PÉSSIMAS AÇÕES QUE VEM OCORRENDO CONTRA TI.
ONDE ESTA O SOCIAL DESTES GOVERNO DO ESTADO E MUNICIPAL. SAIAM AS 04:00HRS PARA VER O CENÁRIO NO CENTRO DA CIDADE PURO ABANDONO.
BELÉM DA SEGURANCA, ONDE ESTAO AS POLICIAS MILITARES , CIVIS E GUARDA MUNICIPAL , SAIAM AS 04:30 HRS PELA CIDADE E VERÃO VIATURAS ESTACIONADAS EM FRENTE A BARES E LANCHONTES , CASAS DE SHOW, FAZENDO A SEGURANÇA DE PESSOAS ALCOOLIZADAS QUE SEM NENHUM PROBLEMA PEGAM SEUS CARROS E SAEM PELAS RUAS MATANDO INOCENTES.
BELEM DA FALTA DE SAÚDE QUE AOS POUCOS COLOCAM NAS MÃOS DA INICIATIVA PRIVADA AQUILO QUE ERA PARA SER PUBLICO DEIXANDO A POPULAÇÃO SEM NENHUM ATENDIMENTO, BELEM DO IASEP FALIDO SENDO SEUS RECURSOS DESVIADOS SEM A MENOR MANIFESTAÇÃO DE SEUS MANTENEDORES.
BELEM DA FALTA DE EDUCAÇÃO LETRADA OU NÃO .ONDE SUJEIRA ESTÃO ESPALHADAS POR TUDO QUE SE VÊ NAS RUAS E NAS ESCOLAS.
BELÉM QUE FALTA AÇÃO DOS POLÍTICOS E PRINCIPALMENTE DA POPULAÇÃO.
BELEM ONDE ESTA VOCÊ

Anônimo disse...

Pelo menos estou em paz com a minha consciência: não votei nesses dois lixos.