sexta-feira, 7 de novembro de 2014

OAB – Controvérsias cercam eleição para o quinto

Jarbas Vasconcelos do Carmo: no epicentro das controvérsias na OAB.

        Como tudo que envolve Jarbas Vasconcelos do Carmo, seu atual presidente, a OAB/PA, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Pará, prepara-se para realizar a eleição para o quinto constitucional sob uma atmosfera de desgastantes controvérsias, que conspiram contra a imagem da instituição, de respeitável passado, em contraposição a parca credibilidade dos dias atuais. Isso, pelo menos, é o que assegura uma fonte do Blog do Barata, em off.
        De acordo com esta fonte, alguns conselheiros já não dissimulam suas restrições ao nome da suposta predileção de Jarbas Vasconcelos do Carmo, Luiz Neto, por entenderem que se trata de um candidato chapa-branca, automaticamente alinhado com o status quo, à margem de princípios.
        Ao mesmo tempo, acrescenta a mesma fonte, dois dos nomes ungidos para compor a comissão eleitoral foram alvo de impugnação, sem que o presidente da seccional tenha se manifestado a respeito. “Se houve alguma deliberação acerca dos fatos narrados na impugnação proposta, deve ter sido publicado sob a forma de ato secreto, pois até aqui não houve qualquer publicação no sitio da instituição e nem de qualquer outra forma, fulminando a tão prezada publicidade dos atos que a OAB/PA clama em qualquer certame”, acentua a fonte do blog.

        Apesar de reeleito, Jarbas Vasconcelos do Carmo teve sua credibilidade esfarinhada no traumático episódio, sem precedentes na história da OAB, que foi a intervenção na seccional do Pará, por decisão do Conselho Federal, por 22 votos a quatro. O presidente e seu secretário-geral, Alberto Campos, foram afastados no rastro das suspeitas de falcatruas, envolvendo diretamente Jarbas Vasconcelos do Carmo e suscitada pela venda de um terreno doado à subsecção de Altamira, pela prefeitura do município, e que seria adquirido - em uma nebulosa transação, costurada à margem da legalidade - por R$ 301 mil, preço abaixo do valor de mercado, por Robério Abdon D’Oliveira, conselheiro e amigo pessoal do atual presidente da OAB/PA. O imbróglio ganhou tinturas grotescas diante da falsificação da assinatura do vice-presidente da OAB/PA, Evaldo Pinto, por este denunciada, o que acabou por abortar a venda do imóvel, por decisão do conselho seccional. A crise de credibilidade na qual submergiram Jarbas Vasconcelos do Carmo e Alberto Campos, seu fiel escudeiro, levou 23 dos 34 conselheiros a se licenciarem, nesse elenco figurando três dos cinco diretores.

3 comentários :

Anônimo disse...

LAMENTÁVEL ESSA POSTURA. ATUALMENTE A OAB/PA PASSA POR UMA CRISE INSTITUCIONAL SEM TAMANHO. DIRETORES NÃO SE FALAM. E O PRESIDENTE TOMA DECISÕES SEM CONSULTAR SEUS PARES. O EPISÓDIO SOBRE A "DEMOLIÇÃO" DO PRÉDIO ÀS MARGENS DA BAIA DO GUAJARÁ TROUXE A TONA A FALTA DE LIDERANÇA DO PRESIDENTE DA OAB, POIS ESTE BRADAVA EM ENTREVISTAS QUE O CONSELHO SECCIONAL IRIA REFERENDAR A SUA OPINIÃO, QUE ERA PARA DEMOLIR IMEDIATAMENTE O PRÉDIO. ENTRETANTO, O CONSELHO IMPÔS UMA DERROTA AO MESMO. E O MOTIVO: O PRESIDENTE NUNCA CONSULTA NINGUÉM, SEMPRE ESTÁ COM A RAZÃO E LHE FALTA HUMILDADE.

Anônimo disse...

HUMILDADE, NUNCA TEVE!!!! NNCA TERÁ!!!! TÍPICO DE NOVO RICO DE CIDADE PROVINCIANA!!!!! PENSE QUE PODE TUDO!!!!!

Anônimo disse...

BARATA, VC ACREDITA QUE ATÉ AGORA 24/11/14, A OAB NÃO SE PRONUNCIOU SOBRE A IMPUGNAÇÃO AOS MEMBROS DA COMISSÃO ELEITORAL!!! O FILHO DO DESEMBARGADOR MILTON NOBRE, MARCELO NOBRE E ALBERTO VASCONCELOS, AMBOS SERVIDORES DA SEMAJ, JUNTAMENTE COM O CANDIDATO DO PRESIDENTE JARBAS, LUIZ NETO. EITA ANGU DA PORRA QUE ESSE POVO TA ARMANDO!!!!