segunda-feira, 27 de outubro de 2014

JATENE – Discurso de quem cultiva o revanchismo

Jatene (à dir.): discurso rancoroso, de quem cultiva o revanchismo.

        No rastro de sua proverbial recalcitrância em descer do palanque, como é próprio de quem pouco tem a efetivamente exibir em matéria de realizações, o governador reeleito do Pará, Simão Jatene (PSDB), surpreendeu apenas, na entrevista concedida ao Jornal Liberal – 1ª Edição, da TV Liberal, nesta segunda-feira, 27, por manter um discurso virulento, que sinaliza para um perigoso revanchismo. Trata-se de uma postura tanto mais deletéria, porque ele teve a reeleição ungida pelas urnas por uma minguada diferença de votos em relação ao seu principal adversário, Helder Barbalho (PMDB). Concluida a apuração, Jatene obteve 51,92% dos votos, contra 48,8% de Helder, com o agravante deste ter como pai e patrono político o senador e ex-governador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Estado, pelo qual necessariamente passa, para o bem, ou para o mal, a política no Pará.
        A política, é verdade, não dispensa a dignidade, a despeito de ser, intrinsecamente, a arte da conciliação e da tolerância. Como inexistem, a rigor, diferenças abissais entre Simão Jatene e Jader Barbalho, tanto assim que estavam juntos e misturados até passado recente. A parceria só foi esfarinhada quando o PMDB optou por sair com candidatura própria ao governo. Logo, a repulsa aos aliados da véspera, por parte da tucanalha, a banda podre do PSDB, é tão verdadeira quanto uísque paraguaio e deriva, tão-somente, de motivações menores, peculiares da política paroquial.
        Jader Barbalho e o PMDB estão onde sempre estiveram, e disso Simão Jatene e seus comparsas sempre souberam. Tanto em 2002, como em 2010, quando Jatene buscou e obteve o apoio de Jader para eleger-se governador. Não foi Jader Barbalho e seu filho e pretenso herdeiro político, Helder Barbalho, que deram causa à inépcia administrativa pela qual se notabilizou Simão Jatene, no comando do governo do Pará. E nem a Jader Barbalho se pode responsabilizar pelas suspeitas de corrupção que envolvem Izabela Jatene e a relação promíscua que mantém com o governo de Beto Jatene, os ilustres e subitamente prósperos rebentos de Jatene.
        Sob a égide de instituições democráticas consolidadas, caberia ao MPE, o Ministério Público Estadual, investigar as denúncias de falcatruas envolvendo parentes e contraparentes do governador. E ao TJ, o Tribunal de Justiça do Estado, julgar, com a mais absoluta isenção, as denúncias eventualmente oferecidas. Lamentavelmente, no Pará, temos um TJ submisso aos inquilinos do poder, e um MPE acintosamente atrelado ao governo Simão Jatene, no rastro da postura servil, de boy qualificado, de Marcos Antônio Ferreira das Neves, o procurador-geral de Justiça licenciado, que postula a recondução ao cargo.
        Soa patético, aviltante, um governador reeleito, do alto do seu cargo, descer ao pântano das mesquinharias e cultivar o revanchismo, tão próprios da velha política que, no seu discurso de campanha, Simão Jatene trombeteava execrar, embora dela derive. Mas o que esperar de alguém que abre mão de postular a reeleição, como fez Simão Jatene em 2006, porque acordara com o ex-governador tucano Almir Gabriel abdicar de sair candidato, se o seu patrono de então desejasse candidatar-se a um terceiro mandato como governador? O arranjo, diga-se, foi tornado público pelo próprio Simão Jatene e é revelador do seu apreço pelo Estado e pelo respeito que devota ao eleitorado, desdenhosamente tratados como uma mera moeda de troca.

        Este é o Pará da tucanalha, a banda podre do PSDB, da qual é ícone Simão Jatene.

12 comentários :

Anônimo disse...

Baratinha, voce como independente não estou te entendo apoiando um Barbalho. Por outro lado quiz e ainda quero votar no teu blog mas é preciso preencher todo aquele cadastro informando inclusive o CPF, não dava para ser somente o IP?

Anônimo disse...

so um bobo para achar que o barata apoia os barbalhos .o que o barata faz e conciliar as opiniões.fato :jatene foi um governador medíocre, neste mandado .o helder ,so perdeu a eleição, porque foi prefeito de ananindeua ,onde foi mais medíocre ainda .

Anônimo disse...

nisso concordo jatene foi fraco ,nesse governo .no outro foi melhor.espero que melhore nos proximos quatro anos.
eu tinha notado ,na entrevista do liberal, que o jatene tava armago.po ele ganhou ,ainda fica com raiva .isso é politica po...

Anônimo disse...

Hahahaha o Jatene foi hoje novamente na Tv liberal. Dessa vez tentou aparecer mais alegrinho, sem sangue nos olhos. A Liberal vai bombar nesses 4 anos e o marqueteiro ficar mais rico que o Marcos Valério.

Anônimo disse...

mais quatro anos sem concursos para o Estado.........lamentável!

Anônimo disse...

MPE e TJE criem vergonha na cara e cumpram seus papéis! Lei é Lei! Deixem de ser baba-ovo dos poderosos da vez!

Anônimo disse...

Roubar é roubar. Se colocado em escala os Barbalhos não concorrem em nível regional e sim nacional. Tem que convir... Depois de todas as afrontações da campanha do Helder, só comparáveis às dos aliados do PT. Você quer que o Jatene esteja sorrindo ??? ...O Helder nada fez em 8 anos em Ananindeua. Tenha equilíbrio para ter o blog em credibilidade.

Anônimo disse...

E o que foi que o Jatene fez nesse governo agora? Se queres manter o teu DAS anônimo, eu te entendo. Mas dizer que honestidade é maior ou menor, que ética é propriedade do Jatene e seus asseclas, concluo que seu caráter é no mínimo duvidoso. Político deveria optar por não ter filhos. Passar valores morais não é o forte deles.

Anônimo disse...

Banda podre do PSDB?! Banda?! E o Aecio é o que?!?!? A parte sana?!?! Há tá!!!

Anônimo disse...

O Jatene, com os escândalos do propaz e o dinheirinho e o betocard, falando de honestidade! Muito cinismo e cara de pau!

Anônimo disse...

quer ver patifaria vem pro interior na época de eleição.aparece uns paus mandados com carrão e dn din pra gastar.
queria saber de onde sai essa grana que esses caras gastam e quem paga o aluguel das pick ups
o helicóptero que jatene usa de quem é????

Anônimo disse...

Sabem pq mesmo ganhando o governo continua raivoso/nervoso??! Pq venderem mais q a alma ao diabo p vencer estas eleições. E o bicho vai pegar! Digo cobrar!!! Quem pode ficar tranquilo nesta situação??! E sabem pq venderam mais q alma p ganhar?!? Bem, aí cada um tire suas próprias conclusões, eu ja tenho uma (s).