segunda-feira, 27 de outubro de 2014

ELEIÇÕES – Engodo prejudica profissionais sérios

Edir Veiga Siqueira: exemplo da farsa das pesquisas manipuladas.
        Há um consenso, entre os profissionais sérios que atuam no mercado de pesquisas de opinião, segundo o qual os institutos atrelados a partidos políticos e candidatos conspiram contra a credibilidade das sondagens sobre intenção de voto. A própria balela das pesquisas supostamente feitas com recursos próprios, principalmente sob custos incompatíveis com os preços de mercado, é reveladora da falta de credibilidade dessas sondagens. “Repetindo a máxima célebre, não existe almoço gratuito”, ironiza uma fonte do Blog do Barata. E salienta, cáustico: “A primeira vítima desse embuste, desse estelionato eleitoral, é o eleitor”

        Como não poderia deixar de ser, porque recente demais para ser esquecido, figura como exemplo eloqüente de farsa das pesquisas de intenção de voto no Pará, Edir Veiga Siqueira, o dentista que se pretende cientista social e ostenta uma turbulenta vida pregressa. Na derradeira pesquisa de intenção de voto, que serviu de manchete para a edição do Diário do Pará de domingo, 26, ele apontava a vitória de Helder Barbalho, o candidato derrotado do PMDB na disputa pelo governo do Estado, com uma vantagem de mais de 12 pontos percentuais. “Esse tipo de gente prejudica as empresas que tem nas pesquisas sua fonte de renda, que não aparecem no mercado somente em anos eleitorais. Infelizmente, a Justiça Eleitoral se revelou incapaz de inibir a divulgação de pesquisas fraudadas”, lamenta outra fonte do Blog do Barata.

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