domingo, 26 de outubro de 2014

ELEIÇÕES – A duvidosa credibilidade do IVeiga



        Pelo simples fato do instituto estar a serviço da campanha de Helder Barbalho, o candidato a governador do Pará pelo PMDB, convém também cultivar a prudência diante da mais recente pesquisa eleitoral do IVeiga. O instituto é de credibilidade duvidosa, para dizer o mínimo, até pela turbulenta vida pregressa de quem o comanda – Edir Veiga Siqueira, o dentista com veleidades a cientista social, defenestrado do PT, nos anos 80 do século passado, sob a suspeita de falcatruas.
        A pesquisa do IVeiga, que serve de manchete para a edição deste domingo do Diário do Pará, o jornal do grupo de comunicação dos Barbalho, revela que hoje Helder Barbalho ostenta 56,2 % das intenções de voto, contra 43,7% de Simão Jatene, considerados os votos válidos, que excluem os percentuais de brancos, nulos e indecisos. Isso significa que o candidato peemedebista abriu uma vantagem de 12,5 pontos percentuais em relação ao seu adversário.
        Na pesquisa estimulada, na qual o eleitor precisa lembrar do nome dos candidatos, a sondagem do IVeiga registra que Helder Barbalho tem 49,8% das intenções de voto, contra 38,7% de Jatene. Os votos brancos e nulos somam 6% e 5,6% não souberam ou não responderam. Já na pesquisa espontânea – quando o eleitor precisa lembrar do nome dos candidatos -, Helder ostenta 48,8% das intenções de voto, contra 38,3% de Jatene. Os brancos e nulos somaram 5,8% e os eleitores que não souberam ou não opinaram chegaram a 7,2%.
        No primeiro turno, o IVeiga descartou a possibilidade de segundo turno. E anabolizou a vantagem de Helder Barbalho sobre Simão Jatene. Feita a apuração, as urnas não ratificaram os prognósticos do IVeiga, ainda que o Diário do Pará, o jornal do grupo de comunicação da família Barbalho, insista em afirmar o contrário, na clara intenção de valorizar as projeções favoráveis a Helder.


Nenhum comentário :