terça-feira, 7 de outubro de 2014

ELEIÇÕES – A desfaçatez do logro

        Desta vez O Liberal ignorou a pesquisa do Ibope, optando por dar como manchete sondagem de um obscuro Instituto Perspectiva, de acordo com a qual Simão Jatene teria 44,7% das intenções de voto, contra 37,8% de Helder Barbalho. Pela sondagem do Instituto Perspectiva, considerando apenas os votos válidos, Simão Jatene teria 51,7% dos votos e venceria Helder Barbalho no primeiro turno.
        Como contraponto à pesquisa do Instituto Perspectiva, a serviço de Simão Jatene, o Instituto IVeiga, alinhado com a candidatura de Helder Barbalho, garantia que o candidato peemedebista venceria ainda no primeiro turno. Um prognóstico que o instituto repetiu em todas as suas pesquisas sobre a sucessão no Pará, variando apenas o percentual de vantagem de Helder Barbalho, que oscilou de cinco a sete pontos percentuais.

        Totalizados os votos, evidenciou-se o fiasco de ambos os institutos – Perspectiva e IVeiga. Quanto ao Perspectiva, Simão Jatene não só terá que disputar o segundo turno, como foi superado por Helder Barbalho, no primeiro turno, com 49,89% dos votos, contra 48,47% do governador tucano. Quanto ao IVeiga, frustrou-se o prognóstico de vitória de Helder Barbalho ainda no primeiro turno, assim como a vantagem do candidato peemedebista, em relação a Simão Jatene, ficou a uma distância abissal daquela projetada pelo instituto.

Nenhum comentário :