segunda-feira, 27 de outubro de 2014

ELEIÇÕES – Custos abaixo dos preços de mercado

        Há um aspecto revelador da parca credibilidade da maioria das pesquisas de intenção de voto que supostamente mensuraram as inclinações do eleitorado do Pará nas eleições deste ano. IVeiga, Doxa e BMP declaram ter realizado as pesquisas com recursos próprios, sem que tenham porte para tanto, mesmo a custos significativamente abaixo dos preços de mercado. “Isso não existe!”, sentencia uma fonte do Blog do Barata, com conhecimento de causa.
        Nas eleições deste ano, a IVeiga desponta como o instituto que mais realizou sondagens sobre intenção de voto, em um total de 13 pesquisas, supostamente com recursos próprios, a um custo total de R$ 195 mil. O custo de cada uma das pesquisas foi orçado em R$ 15 mil, valor irrisório para uma sondagem de abrangência estadual, que costuma oscilar entre R$ 45 mil a R$ 55 mil, a preços de mercado, conforme relatam profissionais de competência, probidade e experiência reconhecidas, que atuam no mercado.
        A Doxa registrou nove pesquisas, também supostamente feitas com recursos próprios, cujo custo total foi de R$ 270 mil. O custo médio de cada uma das sondagens feitas pela Doxa foi de R$ 30 mil, o dobro do custo unitário das pesquisas do IVeiga.

        O BMP, o Bureau de Marketing e Pesquisa, de Renato Conduru, servidor público estadual e cujo instituto tem como cliente a Griffo, de Orly Bezerra, realizou seis sondagens, a um custo total de R$ 330 mil. O custo de cada uma das seis pesquisas foi de R$ 55 mil.

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