terça-feira, 7 de outubro de 2014

ELEIÇÕES – Acertar resgata credibilidade das pesquisas

Américo Canto, do Acertar: resgate da credibilidade das pesquisas.

        Seja qual for o desfecho da disputa pelo governo, as eleições deste ano no Pará têm um inconteste vencedor, que é o Instituto Acertar, de Belém, cuja inquestionável contribuição à democracia consistiu em resgatar, pelo menos parcialmente, a credibilidade das pesquisas de intenção de voto. Cacifado pela sua credibilidade, ao revelar o empate técnico entre Helder Barbalho (PMDB) e Simão Jatene (PSDB), e sublinhar que configurava-se como uma incógnita a possibilidade da eleição ser definida ainda no primeiro turno, diante do equilíbrio na correlação de forças, o Acertar, comandado pelo sociólogo Américo Canto,  reconectou o conjunto dos eleitores com a realidade das ruas.
        Não por acaso, o Ibope voltou atrás de sua projeção de sete dias antes e, em sua última pesquisa antes das eleições de domingo, 5, corroborou a sondagem do Acertar e apontou um empate técnico entre Helder Barbalho e Simão Jatene. Em sua penúltima pesquisa, posta sob suspeita de fraude e veiculada pelo jornal O Liberal a 27 de setembro, o Ibope trombeteava que Simão Jatene venceria a disputa ainda no primeiro turno, com 45% das intenções de voto, contra 39% de Helder Barbalho.

        A discrepância entre a pesquisa do Acertar e a última sondagem do Ibope residiu, apenas, na vantagem numérica atribuída a um ou outro candidato. Pelo Acertar, com a ressalva de que a diferença poderia ser esfarinhada diante do contingente de indecisos, na ordem de 10,1%, o candidato tucano ostentava uma vantagem de 1,2%, dentro da margem de erro da pesquisa, de três pontos percentuais, para mais, ou para menos. Pelo Ibope, Helder Barbalho somaria 48% dos votos, contra 46% de Simão Jatene, dentro da margem de erro, de três pontos percentuais, para mais, ou para menos.

Nenhum comentário :