domingo, 7 de setembro de 2014

ELEIÇÕES – Veiga ressurge com novo engodo




        Depois da sondagem realizada na RMB, a Região Metropolitana de Belém, divulgada na terça-feira passada, 2, o Instituto Veiga Consultoria e Pesquisa volta ao proscênio neste domingo, 7, agora com uma pesquisa sobre intenção de voto no Pará, de suposta abrangência estadual. De parca credibilidade, ambas as pesquisas foram trombeteadas pelo Diário do Pará, o jornal do grupo de comunicação da família do senador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Estado, do qual é filho e herdeiro político Helder Barbalho, o candidato da legenda peemedebista ao governo estadual. Em ambas as pesquisas Helder abre uma respeitável vantagem sobre o governador Simão Jatene, do PSDB, que postula a reeleição, com o acintoso apoio do grupo de comunicação da família Maiorana, inimiga figadal dos Barbalho, com os quais trava uma disputa não só política, mas também comercial.
        Quanto ao Veiga Consultoria e Pesquisa, trata-se de um instituto de fundo de quintal, de propriedade de Edir Veiga Siqueira, o dentista que também se pretende cientista político e prosperou sob o tráfico de influência na UFPA, a Universidade Federal do Pará, onde fez carreira como técnico de nível superior, como odontólogo, e professor de Ciências Políticas, em horários inconciliáveis. A pretexto de “grave patologia clínica na coluna serviçal (osteofitose)”, que poderia deixá-lo tetraplégico, ele foi desobrigado de permanecer exercendo as funções de odontólogo e removido do Centro de Ciências da Saúde para o Hospital Universitário Betina Ferro de Souza, onde jamais foi visto, embora embolsando mensalmente R$ 14 mil mensais, como técnico de nível superior.
        Lesar o erário, convém sublinhar, tornou-se desde cedo uma especialidade de Edir Veiga Siqueira. Nos anos 80 do século passado, ainda bem jovem e exibindo uma carência que estimulava a comiseração, da qual tanto valeu-se para ascender profissionalmente, ele fez um tour pela Europa, às custas da UFPA, para fazer proselitismo político a favor do PT, e acabou defenestrado do partido sob a pecha de corrupto. Na época ele foi acusado de ter embolsado o dinheiro de uma coleta, para cobrir despesas de campanha, quando as eleições já tinham sido realizadas no Brasil.

        CENSURADO... Edir Veiga Siqueira encontrou no corporativismo da UFPA um terreno fértil para suas tramoias. E na capacidade de despertar a comiseração, a pretexto de sua origem humilde, pavimentou sua ascensão funcional, com o oportunismo próprio dos alpinistas sociais. Mais que isso, muito mais, ele valeu-se da omertà acadêmica para perpetrar suas empulhações, como não cumprir integralmente ou simplesmente sequer cumprir sua jornada de trabalho diária como servidor de nível superior da UFPA, na condição de odontólogo, para melhor dedicar-se ao magistério, como professor de ciência política. 

4 comentários :

Anônimo disse...

Este sujeito não faz nada na UFPA! Estava ou ainda está lotado no Bettina, lesando o erário público! Alô Ministério Público Federal!

Osvaldo Cunha disse...

É muito estranho mesmo esse instituto publicar uma pesquisa com esses hiatos metodológicos.Faz crer em estranhos arranjos em favor de quem patrocina.

João disse...

A UFPA se tornou um antro de curriolas politicas, a ultima coisa que se faz por lá é trabalhar, todos os funcionários gritam por greve, porém, uma pequena minoria exerce suas funções plenamente.

Anônimo disse...

Huuuummm, sei não! Mas é estranho a Justiça Eleitoral IMPUGNAR pesquisa do "famoso" IBOP, por suspeitas contundentes de FRAUDES e não fazer o mesmo com as da VEIGA.
É... parece q eu vi um "gatinho! hehehehehehehehehehehehehehehehehehehhehehehehehehehehehehe....