terça-feira, 2 de setembro de 2014

ELEIÇÕES – Desdém ao eleitor, denominador comum



        Ao fim e ao cabo, o episódio envolvendo as pesquisas do Instituto Sensus e de Edir Veiga Siqueira, o CENSURADO, nos permite inferir que, a despeito das divergências políticas, Helder Barbalho e Simão Jatene têm como denominador comum o desapreço à inteligência do eleitorado. O que abre espaço para que explorem despudoradamente o ilusionismo das pesquisas de aluguel. E que atraiam para o proscênio personagens do jaez de Edir Veiga Siqueira, o CENSURADO, defenestrado do PT, nos anos 80 do século passado, por suspeita de corrupção, após ter feito um tour pela Europa, às custas da UFPA, para fazer proselitismo eleitoral. O imbróglio foi deflagrado por denúncias segundo as quais, em seu giro pelo Velho Mundo – algo previsivelmente impactante, para quem brotara da mais recôndita periferia - , Edir Veiga Siqueira estimulara uma coleta de dinheiro, a pretexto de uma suposta candidatura, quando as eleições no Brasil já tinham sido realizadas.

        A única coisa antecipadamente crível, na pesquisa de Edir Siqueira Veiga, é ele se habilitar a alguma eventual sinecura em caso de vitória de Helder Barbalho. Foi assim, por exemplo, a quando da eleição de 2006, da qual saiu vencedora a petista Ana Júlia Carepa, que Edir Veiga Siqueira apresentou, em entrevista à Agência Estado, como uma militante histórica do partido, de perfil intelectualizado, uma balela digna de beberagem de Santo Daime. Com isso ganhou uma sinecura no governo, passando a incensar Ana Júlia, até ser expurgado da boca-rica, pelos luas pretas da ex-governadora, da qual tornou-se, então, um crítico implacável. Tudo dentro do figuro de quem se move guiado pelo GPS do arrivismo. O que corrobora Karl Max: origem é, realmente, muito importante.

3 comentários :

Anônimo disse...

Caro, sempre você para desmascarar um crápula. Se puder entre no sitio do TSE e veja as pesquisas registradas pelo professor "Doutor" da ciência política. Pesquisa estadual ao custo de R$ 15.000,00. Onde já se viu! Além disso, ele alega que as pesquisas são pagas com recursos próprios. Acho que se faz necessário uma auditória nos questionários aplicados por esse cidadão que desrespeita a sociedade paraense.

Anônimo disse...

Edir Veiga faz parte da Banda Podre da UFPA!

Anônimo disse...

Não esqueçam do IBOPE, que já aprontou poucas e boas por aqui. E é instituto de confiança da GLOBO/LIBERAL, portanto.....