sábado, 9 de agosto de 2014

SEDUC – Onde a lei é potoca

        A concluir das denúncias feitas, diante das quais a ouvidoria da Secretaria de Educação permanece absurdamente silente, no limite da conivência, na Seduc, hoje, e mais particularmente na USE 12, lei é potoca, conforme a máxima atribuída ao ex-governador Magalhães Barata, o caudilho populista e truculento que marcou a história recente do Pará. Isso certamente explica a existência, na USE 12, de professores sem lotação e professores lotados na UTEES, a Unidade Técnica de Ensino Especializado, trabalhando na sede da Seduc, em funções burocráticas, embolsando a gratificação de 50% e somando tempo no serviço público como professor. Ou o absurdo expediente da “relotação”, que os professores afirmam que torna letra morta a portaria que disciplina a lotação, com o agravante do remanejamento se fazer à revelia dos diretores das escolas e dos próprios professores “relotados”. “Em 21 anos de Estado, é a primeira vez que vejo minha lotação ficar unicamente nas mãos da administração superior da Seduc, para que ela faça de mim o que quiser!”, desabafa uma professora, de competência e experiência reconhecidas.

        Diante dos relatos feitos ao Blog do Barata, é impossível dissociar os desmandos da gestora da USE 12, Maria do Socorro Silva Santos, que tanto penalizam a educação especial de Icoaraci, da gestão do atual secretário estadual de Educação, José Seixas Lourenço, e da desastrosa administração do governador tucano Simão Jatene, não por acaso popularmente conhecido como Simão Preguiça. Lourenço é conivente pelo menos por omissão, reeditando na Seduc a falta de pudor ético revelada como reitor da UFPA, quando loteou a máquina administrativa ao sabor das injunções políticas, sepultando qualquer resquício de meritocracia. Jatene, com sua notória indolência e falta de escrúpulos, tornou possível a reprodução de sua postura, em efeito piramidal, nos escalões hierarquicamente inferiores, o que explica a existência de uma Maria do Socorro Silva Santos, da qual se diz só se distinguir de uma anta devido ao brilho de inteligência no olhar – da anta.

6 comentários :

Anônimo disse...

Prezado Barata,infelizmente o descalabro na Educacao Especial nao ocorre apenas em Icoaraci mas em toda a rede,vide o caso do NATEE( Nucleo de Autismo.Enquato a equipe da manha conta com quinze profissionais, a equipe da tarde tem apenas cinco.Os apaninguados do coordenador nao querem trabalhar a tarde pois tem outras atividades particulares embora sejam lotados no NATEE com 200 horas. seria bom que a Seduc fizesse uma inspecao no local!

Anônimo disse...

Anônimo 11:08 - Sinto muito mas eu preciso lhe dizer que a sua opinião não é tão construtiva quanto parece. O assédio moral se assenta quando há uma 'claque' cujo pensamento não difere em quase nada do seu.

Anônimo disse...

A lambança tá uma maravilha na SEDUC! Tem servidora lotada na sede recebendo seu salário normalmente; reside e trabalha em um município distante 270km de Belém, recebendo diárias pra vir pra Belém a serviços do município e, pasmem!!! Trabalha também na Prefeitura de Belém. Resumindo faz o milagre da onipresença recebendo 3 salários da mesma fonte; FUNDEB!

Anônimo disse...

Sou professora da Rede e INFELIZMENTE nunca tinha visto o que está acontecendo com servidores efetivos. Isso nos faz relembrar a história do Pará com os desmandos, assédios e ditadura fascista de Magalhães Barata! A USE 12 me parece ser a campeã de denúncias na ouvidoria da SEDUC e aí, a quem recorrer? E quem deveria nos defender onde está (o sintepp)? A saída é esta eleição...

Anônimo disse...

A gestora da USE-12 tem praticado um festival de lambanças Barata e a SEDUC como é prática deste governo aplaude os desmandos, a educação no estado agoniza...

Anônimo disse...

A EDUCAÇÃO ESPECIAL MORREU NO PARÁ. SOCORRO SECAD!