domingo, 10 de agosto de 2014

PAIS – Amor que dispensa palavras



        Abstraída a conotação comercial da data, o Dia dos Pais serve para reverenciarmos aqueles cujo amor dispensa palavras, porque são o porto seguro, mesmo no silêncio austero, ou nos gestos contidos, ou na ausência compulsória, ou até quando seu mapa de crenças situa-se a uma distância abissal do cultivado pelo objeto da sua paixão incondicional, com início mas sem fim. Pais corroboram a convicção do poeta, segundo o qual amar é criar uma religião com um deus falível. Por isso pais transmutam-se, com o tempo, de heróis em amigos. E por isso as exceções à regra, com seu corolário de mágoas, são tão dolorosas.
        Pais são a bússola que orienta, a mão que afaga, os braços que protegem e o coração que dispensa desagravos, porque pronto para perdoar as eventuais decepções. Para os pais, o eventual sofrimento causado por filhos é apenas o intervalo entre duas felicidades. Só a maturidade legada pela paternidade é capaz de nos fazer trocar a pressa pela serenidade, o impulso pela reflexão, a ambição pela generosidade. Não por acaso avôs costumam ser tão especiais. É quando a maior disponibilidade nos permite potencializarmos o amor paterno. E, com isso, usufruirmos da experiência mágica de termos netos, a sublime extensão dos laços de amor eterno que nos atam aos filhos. Com a vantagem adicional da permissividade que só aos avós é permitida – educar, afinal, é um ônus que recai sobre os pais, salvo acidentes de percursos.
        E já que hoje é Dia dos Pais, parabéns a eles. E a reverência, na solidão das lágrimas saudosas, aos que já nos deixaram, mas cujas ternas lembranças são indeléveis, porque indelével é o amor que merece receber este nome. Sem esquecer de homenagear, também, aquelas corajosas e admiráveis mulheres que se desdobram nos papéis de mãe e pai.

        Que o dia de hoje sirva também de reflexão sobre o desafio que representa ser pai. O que nos remete à sábia lição legada pelo mestre das palavras, Carlos Drummond de Andrade: “Se pensarmos pequeno, coisas pequenas teremos... Mas se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar em nossa vida. Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura.”

2 comentários :

Anônimo disse...

Quando eu crescer quero escrever assim como tu, com essa tua sensibilidade, com o dom de dizer tudo certinho sem exageros. Parabéns pra ti também, saúde e força para encarar os percalços da profissão que escolheste. Feluz Dia dos Pais .

Anônimo disse...

Barata, feliz dia dos pais para você. Que esta data possa ser festejada em família por muitos anos. Amém.