domingo, 17 de agosto de 2014

IBOPE – Pela pesquisa, Helder tem 38%; Jatene 37%

Helder Barbalho: segundo o Ibope, empate técnico com Simão Jatene.

        Com uma margem de erros de três pontos percentuais, para mais ou para menos, a primeira sondagem do Ibope sobre a disputa para o governo do Pará, encomendada pela TV Liberal, afiliada da TV Globo, revela Helder Barbalho (PMDB), da coligação Todos pelo Pará, com 38% das intenções de voto, contra 37% do governador Simão Jatene (PSDB), da coligação Juntos pelo Povo. O resultado, que configura um empate técnico, refere-se à pesquisa estimulada, parâmetro para o desempenho dos candidatos, na qual é apresentada a relação nominal deles. Em matéria de rejeição, Helder exibe um índice de 24%, contra 32% de Jatene, segundo o Ibope. Pela sondagem, realizada de 11 a 14 deste mês e na qual foram ouvidos 812 eleitores de 44 municípios, os indecisos chegam a 9%; votos brancos e nulos somam 6%.

        Divulgada no início da noite deste último sábado, 16, na segunda edição do Jornal Liberal, da TV Liberal, a pesquisa do Ibope registra um empate entre os candidatos do PCB, Marco Antônio, e Zé Carlos, do PV, cada um dos quais com 3% das intenções de voto. Marco Carrera (PSol) e Elton Braga (PRTB) também estão empatados, com 2%, de acordo com o Ibope. Em termos de rejeição, o índice de Zé Carlos (PV) chega a 16%; o de Elton Braga (PRTB) é de 15%; o de Marco Antônio (PCB) fica em 13%; e o de Marco Carrera (PSol) é de 12%. A pesquisa foi registrada no TRE, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará, e no TSE, o Tribunal Superior Eleitoral.

12 comentários :

Anônimo disse...

O quadro eleitoral para os tucanos paraenses não é dos melhores, por se tratar de uma reeleição do Jatene e pelo fato de ter a máquina do estado e setores da imprensa local em suas mãos. Em tese teria que estar muito a frente de seu adversário, mas não é o que se constata. Dizem, nas redes sociais, que as pesquisas indicam que Helder está a cerca de 10 pontos na frente de Jatene, o que não foi mostrado por indícios de manipulação da pesquisa IBOPE.
Faltando cerca de dois meses pra eleição e ainda nem começaram os debates, torne-se cada vez mais complicado reverter essa disputa. Jatene tá numa situação muito difícil por ter uma rejeição alta ( sua avaliação de regular a péssimo chega a mais de 72%) e isso se traduz em perda de votos, que é potencializado por uma governo inepto e pelos péssimos índices de desenvolvimento humanos e econômicos expostos pelo Pará.
Pra piorar, o PSDB dividiu votos para o senado. Helenilson, que é o predileto de Jatene, ainda não decolou e não empolga. Já o Mario Couto, o preterido de Jatene, corre o risco de perder para o Paulo Rocha, já que estão empatados. Outro complicador para Couto é que, além das brigas fratricidas pelo poder no PSDB, o falsário Duciomar e o Jeferson Lima tiram votos do atual senador.

Anônimo disse...

Se os marqueteiros do Helder tiverem juízo ele leva essa. É só Fugir, Correr da baixaria. É seguir o exemplo do Lulinha Paz e Amor. Colocar Papi poderoso pra lembrar todos os dias que Janete foi seu Assessor, que saiu das entranhas do PMDB. No jornal da família está Maravilhoso é continuar assim que a preguiça não aguenta. Foge de vez. Ninguém aguenta mais esse pseudos moralistas.

Anônimo disse...

Lambada neles. Ter juizo como escreveu esse anônimo, é fundamental. Nada de já ganhou antecipado, afinal de contas, a chave do cofre está na mão do Preguiça "onesto".

Ailton Teixeira disse...

Pelos dados a pesquisa não atingiu 50% do municípios. Tenho certeza que se a pesquisa fosse feita em pelo menos 50% o Helder teria entre 06 e 08% na frente.

Anônimo disse...

Calma pessoal, o negócio ainda não decidido, os Barbalho sabem disso, até porque o tio patinhas está com chave do Cofre.
Mas conheço algumas tucanos e tucanos, principalmente as que cuidam do erário público, pavimentando seus abrigos no MPE e no TJE.

Anônimo disse...

Mesmo tendo a máquina do governo Jatene vai perder. Vai perder para ele mesmo. Não fez nada neste governo

Anônimo disse...

A situação do Jatene caminha para um desfeito eleitoral semelhante ao que aconteceu com a Ana Julia em 2010.

Anônimo disse...

JB ajudou a eleger Ana Júlia, depois o preguiça e agora vai eleger o filhote. Ele estava só treinando kkkkk

Anônimo disse...

Estes números são para não contrariar quem pagou pela pesquisa, o Helder está muito além disto.

Anônimo disse...

Com certeza a diferença é muito maior pró Helder...e vamos juntos para tirar o bicho preguiça e sua equipe do governo.

Anônimo disse...

16 ANOS DE PSDB NO PARA. EU QUERO UM ÚNICO MOTIVO PRÁ CONTINUAR COM A TUCANALHA. FORA SIMÃO PREGUIÇA.

Anônimo disse...

isso... mandem de novo a raposa barbalho cuidar do galinheiro, e depois reclamem da falta de investimento e da roubalheira. reclamem dos rombos no banpará, das negociatas. se helder e a familia dele nunca fizeram nada pelo pará, por que fariam, agora? jader é senador, mais uma vez, mas podem dizer ao menos uma coisa que ele tenha feito pelo povo daqui, que nao seja apenas continuar enriquecendo? depois nao reclamem... kakakakaka...