sábado, 30 de agosto de 2014

ELEIÇÕES – A notícia da Folha

        Segue abaixo a notícia da Folha de S. Paulo, segundo a qual a última pesquisa do Datafolha revela que o eleitorado está “sedento” por mudanças, o que coincide com a ascensão da candidatura de Marina Silva, do PSB.

Além de avanço de Marina, Datafolha detecta eleitor 'sedento' por mudanças

DE SÃO PAULO

30/08/2014  11h20

        O avanço da candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, na última pesquisa Datafolha ocorre no momento em que o instituto também detecta uma taxa recorde de eleitores "sedentos" por mudanças.
        A pesquisa, finalizada nesta sexta (29) mostra a presidente Dilma Rousseff (PT) e a ex-ministra Marina Silva (PSB) numericamente empatadas na simulação de primeiro turno da eleição presidencial. Cada uma tem 34% das intenções de voto.
        Na mesma pesquisa, de cada dez entrevistados, oito afirmam preferir que as ações do próximo presidente sejam diferentes das atuais.
        A taxa de desejo de mudança (79%) está três pontos acima da identificada na pesquisa anterior, que já era comparável apenas ao número apurado em setembro de 2002, véspera da eleição vencida pelo então oposicionista Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
        Na análise das intenções de voto por região, o equilíbrio entre Dilma e Marina no primeiro turno desaparece.
        Marina vence Dilma com folga nas regiões Sudeste, a mais populosa (35% a 26%), e Centro-oeste (39% a 29%).
        Dilma, por sua vez, bate Marina com larga margem no Nordeste, a segunda região mais populosa (47% a 31%), e no Norte (46% a 30%).
        As duas ex-ministras do governo Lula estão numericamente empatadas nos três Estados do Sul (32% a 32%).
        Dilma continua líder em rejeição, com 35% dispostos a não votar nela de jeito nenhum. Nesse aspecto, a vantagem de Marina é robusta: só 15% do eleitorado a rejeita.
        Também há grandes diferenças entre as intenções de voto em Dilma e em Marina nos vários segmentos sociais investigados pelo Datafolha.
        Marina vai bem melhor que Dilma entre os eleitores mais jovens, de 16 a 24 anos (42% a 31%); junto aos que têm ensino superior (43% a 22%); no grupo dos que têm renda familiar mensal entre 5 e 10 salários mínimos (44% a 21%); e nas cidades com mais de 200 mil e menos de 500 mil habitantes (38% a 26%).
        Já Dilma ostenta vantagem robusta sobre Marina no grupo das pessoas com mais de 60 anos (38% a 25%); entre os que têm ensino fundamental (44% a 25%); no universo dos mais pobres, com renda familiar mensal de até dois salários mínimos (41% a 31%); e nos municípios pequenos, com até 50 mil habitantes (44% a 29%).

        Religião também apresenta diferenças significantes. Os católicos, o maior grupo, preferem Dilma (38% a 30%). Mas Marina tem vantagem mais significativa entre evangélicos de igrejas não pentecostais (44% a 29%) e entre pentecostais (41% a 30%).

Nenhum comentário :