sábado, 30 de agosto de 2014

ELEIÇÕES – Marina desponta como favorita

Marina Silva, do PSB: ascensão avassaladora que atropela Dilma e Aécio.


        A pouco mais de um mês das eleições de 5 de outubro e há 16 dias da trágica morte do ex-governador pernambucano Eduardo Campos, na esteira da qual foi catapultada de vice para cabeça de chapa, a ex-senadora Marina Silva, candidata a presidente pelo PSB, não só ultrapassou o tucano Aécio Neves, como já empata com a presidente Dilma Rousseff, do PT, que postula a reeleição. Isto é o que revela a pesquisa eleitoral do Datafolha, divulgada nesta última sexta-feira, 29, cuja margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, de acordo com a qual Marina e Dilma registram 34% das intenções de voto, contra 15% de Aécio, enquanto votos brancos e nulos somam 7% e não responderam ou não sabem também 7%. Na simulação de segundo turno feita pelo Datafolha, 50% contra 40%, Marina abre 10 pontos de vantagem sobre Dilma, somando 50% contra 40%, contabilizando-se 7% de votos brancos e nulos e 3% dos que não sabem em quem votar ou não responderam. O Datafolha ouviu 2.874 eleitores, entre quinta-feira, 28, e sexta, 29.
        A pesquisa sinaliza que, pelo ritmo ascendente de sua candidatura e o curto espaço de tempo disponível para reverter a tendência seu favor, caso esta se confirme nos próximos dias, é inevitável inferior que a ex-senadora Marina Silva desponta como a favorita na sucessão presidencial. Tanto mais porque é alta a rejeição a presidente Dilma Rousseff, cujo acervo de votos vai minguando concomitantemente a ascensão de Marina. Quanto a Aécio Neves, certamente mais qualificado que Dilma e Marina e a despeito das credenciais exibidas como ex-governador de Minas Gerais, a prioridade, nesse exato momento, é evitar o risco de defecções. De resto, para além do seu discurso austero e algo messiânico, e apesar das suas gritantes contradições políticas, que apontam para a mesma tentação totalitária petista, Marina parece ter capitalizado a insatisfação do eleitorado com a polarização entre PSDB e PT.
        Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada no último dia 18 e também com uma margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, na qual foram ouvidos 2.843 eleitores entre 14 e 15 de agosto, Dilma somava, na simulação do primeiro turno, 36% das intenções de voto, contra 21% de Marina e 20% de Aécio. Na simulação do segundo turno, Marina contabilizava 47% das intenções de voto, contra 43% de Dilma; no confronto com Aécio, a presidente registrava 47%, contra 39% do candidato tucano. No intervalo entre uma pesquisa e outra, Marina cresceu 13% e Dilma caiu dois pontos; no segundo turno, Marina avançou três pontos e Dilma recuou de 43% para 40%.


3 comentários :

Anônimo disse...

Vamos tirar o PT e o PMDB do poder.
Marina... no primeiro turno

radiocunha disse...

Ei anonimo, VOTA na MARINA e leva o pastor SILAS MALAFAIA como presidente. Vc leu o chega pra lá que ele deu nela sobre a questão do casamento gay ? Então vota meu..
Não era ela quem falava que o programa Minha Casa, Minha Vida era um programa eleitoreiro ? Então por que cargas d´água ela agota está prometendo 4 milhões de habitações através do Programa Minha Casa, Minha Vida ? Não era ela, a Osmarina, quem vivia às turras com o pessoal do agronegócio ? Cuma antão , ela agora tá prometendo Marco Regulatório para Agricultura ? Não era ela quem dizia que o Chico Mendes teria sido assassinado pela elite latifundiária ? Cuma antão, ela agora diz que o Chico era Elite ? Ei anonimo, a "Osmarina" é uma camaleoa de boa estirpe, muda de cor , de hábito e de idéias a cada momento e de acordo com as conveniencias dela e de seu PSB. Falando em PSB, um dirigente do partido disse que o novo comitê da OSMARINA , deveria ser registrado com um noco CNPJ , para então poder arrecadar doações, aí vem a pergunta: e a grana que foi doada pro comitê anterior, o do falecido EDUARDO CAMPOS, que fim levou ? Também queimou junto com a documentação do avião ? Tem muita sujeira embaixo deste tapete, não achas mano? É bom ficar com a pulga atrás da orelha..

Anônimo disse...

Não entendo como uma pessoa formada na tradição política dos povos da floresta junto com o movimento cristão de opção pelos pobres da teologia da libertação tem a sede de poder que ela tem e tornou-se uma evangélica da assembléia de deus que tem como seu representante um fundamentalista, sem falar da sua amizade com a banqueira.