segunda-feira, 18 de agosto de 2014

ELEIÇÕES – A análise de Elio Gaspari

        Segue mais abaixo a transcrição do comentário de Elio Gaspari, em sua coluna deste último domingo, 17, que pode ser acessada pelo seguinte link:


O PR-AFA de Eduardo Campos acertou Dilma

        A conta é simples: em agosto do ano passado, antes de ter o registro de seu Rede negado pelo Tribunal Superior Eleitoral, Marina Silva tinha 26% das intenções de voto na pesquisa do Datafolha. Tendo-se abrigado no PSB, acabou numa chapa que era encabeçada por Eduardo Campos. Há um mês, tinham 8%
        Os números de uma nova pesquisa do Datafolha estarão nas ruas nos próximos dias. Partindo-se dos 8%, somando-se o efeito da comoção provocada pelo acidente com o jatinho PR-AFA, ela poderá surpreender. Para que Dilma saía incólume, qualquer ponto percentual que vá para Marina precisará sair do acervo de Aécio Neves, e essa hipótese é absurda. Dilma certamente perde quando fortalece-se a possibilidade de um segundo turno. Se Aécio perde algo com a nova situação, é uma dúvida.
        Manejando-se apenas percentuais, vai-se a lugar nenhum. Falta saber o que Marina proporá para transformar preferências em votos. No primeiro turno de 2010 ela teve cerca de 20 milhões de votos (19,33%). Até agora o programa de sua chapa foi ralo e confuso. Fala em “eixo programáticos”, “brasileiros socialistas e sustentabilidades”, “bordas de desfavorecidos”, “democracia de alta intensidade”, em “ampliar as dimensão dos controles ex post frente à primazia dos controles ex ante”. Propõe plebiscitos e “um novo Estado”. Isso pode dar em qualquer coisa.

        Com dois minutos no programa eleitoral gratuito contra 11 de Dilma e quatro de Aécio Neves, só as redes sociais e a internet poderão socorrê-la. Tomara que isso aconteça e ela ponha carne no feijão. A ideia de uma candidata a líder espiritual reconforta o eleitor desencantado com a polaridade PSDB-PT, com seus mensalões mineiro e federal. Para o primeiro turno isso é um bálsamo. Para o segundo, uma aventura.

Nenhum comentário :