domingo, 27 de julho de 2014

SANTA CASA – Denúncias sobre situação caótica

        O caos está instalado na Santa Casa de Misericórdia do Pará. Isto, pelo menos, é o que garante uma dentre sucessivas denúncias anônimas, relatando uma situação de suposto caos administrativo, decorrente de uma gestão definida como refém de conveniências político-partidárias. Os contratos, hoje, só seriam celebrados a partir de recomendações políticas, acrescenta a denúncia, comparando a atual situação com a que levou ao colapso a Santa Casa de São Paulo, cujo pronto-socorro permaneceu fechado por 30 horas, nesta última semana, diante da avalancha de dívidas junto aos seus fornecedores.

        As denúncias relacionam a crise administrativa a gerentes e diretores “despreparados”, criticam acidamente a terceirização, citando como exemplo do caráter deletério desta o serviço de limpeza, descrito como “um caos”, apontando ainda o abandono em que se encontra o prédio centenário da instituição. “Ei, alguém precisa acabar com isso, pois quem acaba pagando é o paciente”, adverte uma das últimas denúncias.

2 comentários :

Anônimo disse...

A Nova Santa Casa é um 'blefe' com as impressões digitais de Simão Jatene:

Gostaria que não fosse assim. Não faço parte daqueles que, em não concordando com o governo, torcem para o 'quanto pior melhor". Seria melhor concentrar minhas críticas apenas ao nepotismo e à farra de gratificações graciosas que estão sendo distribuidas aos parentes da diretoria e apaniguados políticos. Isto já bastaria para desabonar a reeleição do governador.

Mas não é só de nepotismo e peculato sofre a Santa Casa. Desde que Hélio Gueiros estatizou aquela associação, nunca se viu a oferta de serviços encolher tanto quanto nos dias atuais, e encolher - diga-se por desvio de verba de custeio para outras finalidades, incluindo aí um folha secreta de 'pagamentos por serviços prestados'.

Vícios na contabilidade da fundação impedem que os servidores tomem conhecimento do valor real do repasse do SUS e do município de Belém, sobre os quais tem direito a 30% da receita própria na forma da distribuição da GDI, a 'Gratificação de Desempenho Institucional'.

É possível que o recente 'pacto entre entes públicos' - costurado por uma comissão escolhida a dedo pelos donos do poder e sem nenhum participante representando os servidores públicos, esteja tentando engendrar um esquema que permita ao governo do estado drenar maior fluxo de verba pública, burlando o quantum fixado por lei para a GDI.

Enquanto isso desde consultas especializadas até cirurgias são desmarcadase remarcadas para uma data (incerta) além de abril de 2015. Procedimentos deixam de ser realizados por falta de material de consumo hospitalar, comprometendo as taxas de morbidade e mortalidade hospitalar.

Anônimo disse...

A crise Administrativa realmente está instalada na Santa Casa, mas o que poderíamos esperar de uma Gestão descomprometida, com Gerentes totalmente despreparados, sem o mínimo de conhecimento técnico do trabalho que deveriam desenvolver, estão aqui simples e exclusivamente para ganhar dinheiro e garantir emprego para os seus parentes, que por sua vez são contratados como Temporários , Serviços Prestados ou como DAS, são admitidos como Serviços Gerais porém são lotados na Aréa Administrativa e realizam tarefas Administrativas,com isso os Servidores Concursados estão sendo substituidos por eles onde a lEI determina justamente o inverso. Não tem Recurso suficiênte para comprar suprimentos necessários para prestar um atendimento digno a população, também nem poderia, com tantas FOLHAS SUPLEMENTARES de pagamentos obscuros de parentes da Direção.
FORA JATENE ! FORA TODA CORJA QUE ESTA ACABANDO COM A SANTA CASA !