domingo, 27 de julho de 2014

(IN)SEGURANÇA – A escalada do crime em julho

        Relatam ainda os moradores da João Balbi, entre a 14 de Março e a Generalíssimo Deodoro, que habitualmente a escalada da criminalidade, naquele perímetro, costuma recrudescer em julho, quando o êxodo de veranistas obriga o deslocamento de contingentes policiais para os principais balneários, fragilizando ainda mais a segurança pública em Belém. Este ano, porém, a razia do banditismo foi levada ao paroxismo, acrescentam os depoimentos feitos ao Blog do Barata.
        Neste mês de julho, um prédio daquele perímetro foi invadido por bandidos e teve dois apartamentos arrombados. De um deles, cuja proprietária encontra-se viajando, simplesmente levaram o mobiliário e eletroeletrônicos. De outro, cujo morador encontrava-se momentaneamente ausente, levaram apenas pequenos objetos, possivelmente porque o frete da bandidagem não comportasse sobrecarga. Para não perder a viagem, no que seria uma razia complementar, os bandidos ainda tentaram arrombar o cadeado da portaria de um prédio vizinho, mas, por algum motivo, desistiram e fugiram. “Seria mais uma ‘limpa’, de consequências imprevisíveis para os moradores presentes”, desabafa uma vizinha.
        Na madrugada de quinta-feira passada, 24, um carro Volkswagen, estacionado em frente a um dos prédios do perímetro, foi arrombado e dele surrupiaram o que era possível levar. No último dia 19, um sábado, uma casa do mesmo perímetro, cujos moradores encontram-se viajando, foi arrombada. O arrombamento foi testemunhado pelo porteiro de um prédio das proximidades, que nada pode fazer, limitando-se a relatar posteriormente, ainda nervoso, o ocorrido, advertindo para o perigo.
        Há cerca de duas semanas atrás uma moradora do perímetro, quando manobrava para estacionar o carro em frente ao prédio onde mora, que vem a ser aquele cujo cadeado da portaria tentaram arrombar, foi abordada por bandidos, em uma tentativa de sequestro relâmpago. Apavorada, em um impulso ela arrancou com o veículo e conseguiu escapar, por sorte incólume.

        Na mesma semana em que isso ocorreu, outra moradora, que reside em uma vila ao lado, teve menos sorte e foi vítima de um sequestro relâmpago, com os prejuízos previsíveis. E na vila, na qual mora a vítima do sequestro relâmpago, duas casas já foram arrombadas por assaltantes.

Nenhum comentário :