segunda-feira, 30 de junho de 2014

MPE – Vieira, expressão do patrimonialismo

        André Ricardo Otoni Vieira, assessor jurídico do procurador-geral de Justiça e autor do parecer negando a licença classista ao presidente do Sisemppa, é apontado como um personagem emblemático da visão patrimonialista que baliza a administração de Marcos Antônio Ferreira das Neves. Ao que consta, sua principal credencial, para ingressar no MPE, foi ser amigo-de-fé-irmão-camarada de Neves, que tratou de nomeá-lo, tão logo tornou-se procurador-geral de Justiça.

        Descrito como um obscuro advogado, André Ricardo Otoni Vieira figura na ilustre galeria de amigos do rei, no MPE, ao lado, naturalmente, de Gil Henrique Mendonça Farias, cuja principal qualificação, ao que se sabe, é ser o namoradinho da filha do nobre e impoluto procurador-geral de Justiça. Pelos seus antecedentes, a nomeação de Farias foi ainda mais constrangedora. No concurso realizado pelo Ministério Público Estadual em 2012, no qual disputou o cargo de Analista Juridico - Região Adm. Belém I, o namoradinho da filha do procurador-geral acabou no 551º lugar, com a nota de 68,25. A despeito do pífio desempenho, Gil Henrique Mendonça Farias passou a rasteira nos muitos candidatos que lograram classificação bem superior a sua, e hoje usufrui de uma respeitável remuneração. Nos bastidores do MPE, ele é conhecido, na ausência de méritos profissionais mais visíveis, como “Rei do Borogodó”.

2 comentários :

Anônimo disse...

este assessor esta aqui nos anais do tj criminal , e fraco ,anda de cabeça baixa , so conhece clt , foi formado de uva , lembra aquela faculdade , por ai vc tira o nível de conhecimento de assessor com crimes na costa

Anônimo disse...

O papai do André era o Ruy Vieira, que muitos serviços prestou a Procuradora Geral Marília Crespo, reformando seu sítio com as sobras da construção do Prédio Sede, agora ele presta favores servindo de executor das mais descabidas ilações bem características dos capangas prestadores de serviços escusos.