sábado, 24 de maio de 2014

PARÁ – Diante da PM, cadeia é a melhor opção

Imagem do vídeo que registrou a brutal e covarde agressão da PM.

        Pelo menos para os desvalidos, no Pará do governador Simão Jatene, apesar de todas as ignomínias impostas pelo sistema carcerário, a prisão pode ser a opção mais segura, diante da escalada da truculência policial, tão execrável quanto a brutalidade da criminalidade. Esta é a conclusão na qual fatalmente se desemboca, no rastro do drama de Alex Ferreira Sales, identificado como a vítima do gratuito e covarde espancamento perpetrado por três PMs, na rua Henrique Gurjão, bairro do Reduto, a 27 de abril passado, em episódio registrado em vídeo por um morador. Segundo a versão oficial, Sales cumpre pena por roubo qualificado e se encontrava em liberdade provisória, para tratamento de saúde, mas tratou de retornar ao presídio metropolitano 2, em Marituba, após ser despejado na praça Magalhães pelos PMs que recolheram-no na viatura policial com inominável violência. Depois disso, ele desapareceu, aparentemente sem deixar vestígios, suscitando a suspeita de ter sido morto pelos policiais militares que agrediram-no – o soldado Jhonatan Miranda e os cabos Luis Silva e Alfredo Correa.

        "Ele (Alex Ferreira Sales) foi chamado para prestar depoimento e confirma a agressão dos PMs”, afirmou ao G1, o portal de notícias da Globo, o promotor militar Armando Brasil Teixeira, em uma declaração pleonástica, diante do vídeo que registra o episódio. O promotor militar assinalou, na ocasião, que Sales reconheceu, como seus agressores, o soldado Jhonatan Miranda e os cabos Luis Silva e Alfredo Correa. E assinalou que os PMs, por sua vez,reconheceram Sales como a vítima do brutal e covarde espancamento. "Ele diz que foi agredido sem motivação justa, mostrou o ferimento da perna provocado pelo golpe do fechamento do porta-mala do carro e também reconheceu o local em que foi preso e a praça em que foi liberado", acrescenta Armando Brasil Teixeira. Durante o depoimento, Sales também revelou que os agentes não informaram sua detenção, via rádio, ao Centro Integrado de Operações, observou ainda o promotor militar. “É complicado, porque ele é usuário de drogas”, declarou complementarmente Armando Brasil Teixeira, ao comentar as eventuais lacunas no relato da vítima dos três PMs. O acréscimo do promotor militar soa algo capcioso, porque omite a irrelevância das eventuais lacunas registradas no depoimento de Sales, diante das evidências e provas do comportamento criminoso dos três PMs.


15 comentários :

Anônimo disse...

so sendo muito azarado o bandido para ele ser preso no primeiro crime que cometer.desta forma este senhor,que foi agredido pelos pm's , deve ser um bandido contumaz.a sociedade nao tolera mais este tipos de pessoas ,falo do bandido drogado,deveria esta morto mesmo pois é culpado de roubo,ou seja , tirou algo de alguém com uso de força.por fim ,quanto aos pm's, garanto que pela exposição do caso serao severamente punidos .

Anônimo disse...

Não é muita coincidência. O flanelhinha é espancado, preso, a polícia larga numa rua qualquer. e ele vai até o presídio, bate na porta e diz " abre a porta que eu quero entrar e etc..." foi isso mesmo?
E se foi isso a polícia não anota o nome de quem entra e, se anota não comunica pro resto do sistema? É assim mesmo?

Quem filmou ou viu o flanelhinha confirmou que se trata da mesma pessoa?

Não há nada de podre no reino da Dinamarca? não?

Anônimo disse...

penso que a policia hoje esta melhor que antes.todavia ainda ocorre erros como esse.porem sei que este senhor que foi preso nao é santo ,devia esta na cadeia pois era acusado de roubo .a justiça solta e o povo sofre ,se tivesse preso nao teria ocorrido o fato e nao se gastaria dinheiro com esse investigação.entendo que os pm's devem tambem ser punidos e o bandido recolhido pra cadeia.por sinal este bandido era flanelinha ,que sao na maioria bandidos

Condoreiro disse...

Quantos casos parecidos com esse acontecem no dia a dia? Será que todas as pessoas abordadas são bandidos? A polícia é conhecida por não aceitar questionamentos, se acha a dona da verdade e não dá chance para explicações. Em uma abordagem, sempre chamam as pessoas de vagabundos, de bandidos ou de coisas piores e você, na primeira tentativa de ponderação, leva logo uns sopapos e se insistir terá os ossos quebrados, podendo ser até morto. Quando o caso chega nas delegacias você é autuado por desacato e resistência à prisão e terá que responder por isso. Enquanto que os policiais saem de lá sorrindo, levando (ia esquecendo) seus pertences de valor.

É essa polícia que muitos idiotas, babacas e hipócritas estão defendendo através de comentários em blogs, redes sociais e jornais.

Vamos nos armar, precisamos combater essa raça com fatos e conscientização!

Condoreiro!

Anônimo disse...

"Não é muita coincidência. O flanelhinha é espancado, preso, a polícia larga numa rua qualquer. e ele vai até o presídio, bate na porta e diz " abre a porta que eu quero entrar e etc..." foi isso mesmo?
E se foi isso a polícia não anota o nome de quem entra e, se anota não comunica pro resto do sistema? É assim mesmo?

Quem filmou ou viu o flanelhinha confirmou que se trata da mesma pessoa?

Não há nada de podre no reino da Dinamarca? não? "

Muito bem colocado...

Fiquei com as mesmas dúvidas do anônimo aí de cima...

Seria importante alguém que viu a cena e/ou conhece o flanelinha para confirmar essa estória/história...

Anônimo disse...

Não cabe à policia fazer justiça. Essa postura é perigosa. Se um dia algo acontecer com um inocente, que seja amigo de um PM sem ética, a justiça vai ser feita na hora. Cuidado com os justiceiros, eles também são bandidos.

Anônimo disse...

Deus me perdoe, mas eu queria que esse bandido um dia asaltase o mesmo morador que filmou e entregou o vídeo para a imprensa

Anônimo disse...

Égua sumano, quando esses políticos apresentarão em Brasília a reformulação da PM em todo o Brasil extinguindo essas várias PATENTES DE CORONEL a TENENTE?

Dias desses teve um debate na UFPA sobre a Desmilitarização da PM será que apresentarão alguma Proposta?

Mudou-se a Constituição e ficou a
herança da Ditadura Militar, pois em pleno século de mudanças ela já deveria ser transformada em uma Policia Metropolitana e entregue a sua responsabilidade do seu Munícipes, como a de Países de primeiro mundo. Fala-se tanto de: a eu sou pela Municipalidade.

Outra o Governo do PT fez tanto barulho na oposição e hoje é situação e não tem um deputado preparado? O Estado lucraria tanto com essa municipalização da segurança publica né não?

Vou esperar até a reforma da Constituição é? Ou apresentar via Avaaz uma Proposta nesse sentido, já que sou membro. Fica a dica e que a OAB tome isso como uma luta da população, pelo menos.

Anônimo disse...

Ele também vai assaltar a casa do anônimo de 06:42 e ai eu vou rir

Anônimo disse...

Impressao minha,trata-se da mesma pessoa? O da filmagem e' mais claro/cor? Nao,nao...deixa pra la..e' sim a mesma pessoa.

Anônimo disse...

Impressao minha,trata-se da mesma pessoa? O da filmagem e' mais claro/cor? Nao,nao...deixa pra la..e' sim a mesma pessoa.

Anônimo disse...

Ao anônimo de 25 de maio de 2014 06:42.

Deus me perdoe, mas seria bom que policiais te abordassem e sem mais nem menos te dessem tapas, socos, te chamassem de vagabundo. Acho que só assim entenderias!

Anônimo disse...

O vídeo não mostra a ação completa. Eu tenho o palpite que este presidiário que se apresentou não é o homem que aparece no vídeo. Saída para tratamento de saúde acontece com escolta policial e da SUSIPE. Ele não é nem mensaleiro. HISTÓRIA MÁ CONTADA!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

O anônimo das 07:40 de 25.05, foi na ferida é muito coronel prá pouco indio. Aproveita-se e extinguem-se os tribunais da corrupção estadual e municipal e teremos um grande avanço.

Anônimo disse...

o cara era flanelinha?!odeio esse povo .nao querem trabalhar e vivem de extorquir os outros .peçam que tem carro tem dinheiro.doce ilusão!
devia ter apanhado na mao para compeçar os tapas que devem ter dado nos carros dos outros.embora deteste flanelinha sei que houve excesso dos "policias" .era so pra da um tapa ,he he .agora vao tudo pra rua !sem profissao vao fazer o que?o flanelinha preso vai receber salario do estado e os "policias" vao ter que pedir esmolas ou virar flanelinhas,he he .quem se deu bem no final entao foi o bandido ,como sempre!