sábado, 17 de maio de 2014

JATENE – O algoz oculto do pequeno Nicholas

O pequeno Nicholas Lopes, vítima do sucateamento da saúde pública.

        Tem nome e sobrenome o algoz oculto do pequeno Nicholas Lopes, de 9 anos, vítima de uma conjugação perversa – uma doença grave, cujos efeitos devastadores foram potencializados pelo sucateamento da saúde pública no Pará, agravado pela repulsiva indiferença dos inquilinos do poder e seus prepostos. Com leucemia, o garoto morreu a 20 de abril deste ano, no Pronto-Socorro do Guamá, em Belém, à espera de uma vaga em um hospital de atendimento especializado contra câncer. E sem conseguir, sequer, fazer uma transfusão de plaquetas no Hemopa, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia no Pará, porque quando para lá foi levado não havia quem pudesse atendê-lo.
        Por atos e omissões, o verdugo invisível, que cruelmente levou o pequeno Nicholas ao cadafalso, chama-se Simão Robison Jatene, o governador tucano que protagoniza uma administração desastrosa, a despeito da qual postula um terceiro mandato. Certamente apostando na força do poder econômico e na acintosa utilização da máquina administrativa estadual, tal qual ocorreu quando, de um poste eleitoral, transformou-se no sucessor de Almir Gabriel, já falecido, eleito governador em 1994 e reeleito em 1998, pelo PSDB, sob um escandaloso derrame de dinheiro, que coincidiu com a questionada privatização da Celpa, Centrais Elétricas do Pará, cujo desfecho foi a falência da empresa. Eminência parda nos dois mandatos consecutivos de Almir Gabriel, ao tornar-se governador em 2002, pelo mesmo PSDB, Jatene - que ganhou visibilidade com Jader Barbalho, antes de tornar-se fiel escudeiro de Almir Gabriel, que também foi alçado ao proscênio pelo morubixaba do PMDB no Pará, antes de encenar o papel de suposto paladino da moralidade pública - acabou por ficar conhecido como Simão Preguiça, na esteira de seu fastio diante das responsabilidades do cargo. Favorecido pelo rompimento do senador e ex-governador Jader Barbalho com Ana Júlia Carepa, na sucessão estadual de 2010 Jatene derrotou a ex-governadora petista, com o discreto apoio do morubixaba do PMDB no Pará. Com o qual rompeu não por questão de princípios, mas diante da decisão da decisão de Jader em lançar a candidatura a governador, pelo PMDB, do seu filho e presumível herdeiro político, Helder Barbalho, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Ananindeua.

        Jatene é devidamente coadjuvado pelo prefeito de Belém, o tucano Zenaldo Coutinho, um vagabundo profissional, que jamais soube o que fosse ter um emprego, como os demais mortais, fazendo do proselitismo eleitoral um rentável meio de vida. Ele protagoniza uma administração desastrosa, inclusive na saúde, cujo gerenciamento foi entregue a uma enfermeira, depois que dois respeitados médicos pediram exoneração, na esteira das interferências indébitas do secretário de Administração, Guto Coutinho, irmão do prefeito. No caso do pequeno Nicholas, Zenaldo desponta, certamente, como cúmplice de Jatene, seu atual patrono político.

6 comentários :

USUÁRIO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE disse...

Sr. Barata, o pequeno Nicholas foi apenas mais uma vítima da perversa e assassina indigência da saúde pública e da indiferença das autoridades, mas, infelizmente, não foi e nem será a última vítima.
O jornal da TV RBA, mostrou a situação de uma criança de apenas 2 anos que está no PSM da 14 de Março, a espera de um leito para uma cirurgia de apêndice que já é considerada, há muito tempo, como uma cirurgia simples, e a criança, um pequenino ser que não tem culpa de precisar de atendimento na rede pública de saúde, mas nem com isso esse governo desumano se preocupa e olha que gastaram muito dinheiro público com a construção da Santa Casa e com a compra do Hospital Jean Bittar, que não passa de um "elefante branco" sub utilizado. Também esquecem esses desumanos chefes dos governos Estadual e Municipal que eles deveriam comprar leito em hospital particular como determina a legislação do SUS. Mas, Sr. Barata, nem mesmo quando o assunto é salvar vidas, esses governantes se mexem. É muita crueldade, muita insensibilidade com o sofrimento dessa criança e dos pais dessa criança que impotentes diante de tanto descaso, sofrem vendo a criança sofrer e sofrem porque cada dia sem o leito que permita a cirurgia significa o agravamento da enfermidade que pode evoluir para o óbito desse pequenino ser que, apesar de tão pouca idade, já sofre as consequências do descaso desumano e criminoso de nossas autoridades.
Quando um bandido mata sua vitima, acertadamente, é preso e julgado por homicídio por um tribunal do juri, mas, será que quando vemos alguém morrer na rede pública de saúde por descaso das autoridades, não estamos, também, diante de um homicídio onde os responsáveis pelo descaso também deveriam ser presos e julgados pelo tribunal do juri?
No mesmo jornal da RBA, mostraram o caso de uma senhora idosa que está há mais de 1 mês no PSM do Guamá, aguardando um leito em hospital onde possa ser submetida à hemodiálise. Essa senhora é outra vítima do descaso das autoridades com a saúde pública e recentemente, ouvimos nossos governantes (estadual e municipal) dizerem que não mais haveria fila para hemodiálise como lembrou a filha da senhora idosa, mas estamos vendo que essas declarações não passaram de mais uma mentira como tantas que saem fácil e sem qualquer constrangimento da boca de nossas autoridades.
Será, Sr. Barata, que nossas autoridades não têm filhos, netos, e nunca tiveram mães, para entenderem a dor dessas famílias que estão vendo seus entes queridos sofrendo e que podem evoluir para o óbito, por criminoso descaso no trato da saúde pública?
O Ministério Público, ao ser acionado pelas famílias desesperadas, tem tido atuação pífia muitas vezes se limitando a emitir ofícios para os secretários de saúde estadual e municipal que de nada adiantam e que são comumente ignorados sem que esses secretários sejam incomodados depois quando os pacientes vão à óbito, o mesmo acontecendo com os juízes que têm suas ordens judiciais ignoradas e que também não mandam prender essas autoridades que descumprem essas ordens, mesmo quando o descumprimento resulta no óbito do paciente.
Precisamos, Sr. Barata, que medidas urgentes sejam adotadas para a responsabilização das autoridades omissas.

USUÁRIO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE disse...

Sr. Barata, na SESMA, o Diretor de Urgência e Emergência, que é enfermeiro, tem a esposa, que também é enfermeira, "pendurada" em um DAS na mesma Diretoria, em escancarado nepotismo e ninguém faz qualquer coisa para coibir isso, nem mesmo a AGM que está com o Auditor Geral do Município, Sergio Figueiredo, fazendo de conta que administra o PSM da 14 de Março, depois que o Globo Repórter mostrou o caos e o diretor rezando Pai Nosso de "Boas Idas". Comenta-se que a esposa do diretor de Urgência e Emergência que também trabalha no Hospital de Clinicas Gaspar Viana, onde chefia a enfermagem da pediatria, não comparece ao trabalho na diretoria de Urgência e Emergencia, chefiada pelo esposo, e isso é facilmente comprovado, basta vontade e zelo com a coisa pública, para que a AGM comprove isso porque ainda é impossível alguém estar em dois lugares ao mesmo tempo.
No PSM da 14, a única mudança, desde então, foi só a do cínico diretor pelo Auditor Geral, porque o caos piorou e os Ministérios Públicos Federal e Estadual, nunca mais falaram qualquer coisa sobre isso. Por que será? A situação no PSM da 14 de Março está revoltantemente pior, tanto que com a desculpa de reformar a ala de emergência pediátrica, colocaram as crianças em um corredor fétido e contaminado, colocando em risco à vida dessas crianças.
A bactéria resistente que foi detectada na UTI do PSM da 14 de Março, se espalhou por outros setores do Hospital e o antibiótico para combate-la, não tem no PSM, em quantidade suficiente e os tratamentos são comumente interrompidos.
O diretor, que é também o Auditor Geral do Município, apesar de não ser médico, ser apenas e simplesmente formado em administração de empresas e sem qualquer curso de administração hospital ou mesmo de gestão hospitalar, não comumente desfaz procedimentos indicados pelos médicos.
No PSM da 14, implantou-se uma ditadura, onde o diretor, repíta-se, formado em administração de empresas, faz e desfaz ao seu bel prazer, sem ouvir a área técnica de médicos e enfermeiros.
O diretor do PSM da 14, que não tem qualquer vínculo efetivo com a PMB, porque é apenas cargo comissionado de Auditor Geral do Município, resolveu, pasmem, colocar para chefiar o setor de Contas Médicas, uma auxiliar de enfermagem. Na diretoria clínica do PSM, apenas o diretor é médico, os demais servidores do setor, são da área administrativa.
Essas aberrações passam desapercebidas pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual, pelo CRM e pelo Sindicato dos Médicos.

Anônimo disse...

A nao muito tempo atras o covarde do governador deste estado mediocre que elege seres desta natureza precisou fazer uma intervencao cirurgica e rapidamente saiu do estado pois sabe que aqui ele so encontraria os piores atendimentos, como ele fecha os olhos para as pessoas que o elegeram. as coisas sao justas com a saude debilitada e sem recuperacao fai ficar as minguas só espero que nao gastrem dinheiro para colocar seus resto em carro de bonbeiro para ficar passeando pela cidade.

MARINALVA ALVES DE SOUSA disse...

caro Barata:
Quem conhece de có e salteado o Hemopa sou eu e falo de cadeira.
O meu filho MARCELO DE SOUSA MONTENEGRO JORGE sofre de uma doença que acredito ser semelhante a do NICHOLAS e por isso, mais do que ninguém sei o que é um ser humano com falta deste importante componente do sangue. São 25 anos em tratamento No Governo do Jáder Barbalho nunca faltou nada na hemopa. No governo da Ana júlia que os tucanos dizem foi o mais desastrado dos últimos anos, nunca faltou nada. No governo do Dr. Almir Gabriel nada faltou. Infelizmente neste desastrado Governo do desavergonhado Jatene Preguiça é uma vergonha. Desde janeiro falta azitropina no Hemopa, um medicamento que custa R$ 4,00 o comprimido e até 20 dias atrás estava em falta. Apesar de um ser um medicamento barato seu uso continuo pode faltar para uma família de pouca renda. Nada disso sensibiliza este ser. Se você acessa PARA EM OBRAS vai ver que as obras são de nenhuma utilidade para a população.O hospital Regional de Redenção tem sua capacidade de emergência praticamente esgotada apenas com a demanda de Redenção que é um grande centro urbano. E olhe que são 15 municípios a depender dele. É hora de perguntar. Quando alguém adoecer quantos leitos e médicos vai ter no centro de convenção de Marabá? Quanto profissionais de saúde terá o estádio Colosso do Tapajós e o asfalto na cidade - batizado de asfalto sonrisal - que se desmancha com as primeiras chuvas, que benefícios trará a população sem drenagem nas vias onde passa.
No tempo do Jáder ´da Ana Júlia e do Dr. Almir, quando meu filho tinha algum sangramento, eu mesma ligava para o hemopa - já tinha o hospital referenciado para o atendimento - e quando lá chegava o motoqueiro do hemopa já estava lá com a bolsa de plaqueta. E hoje falta o medicamento mais básico como azitropina. Já estou tomando providencias para entrar com uma ação de obrigação de fazer contra este governador para ver se o Poder Judiciário bota um cachorro para lamber e cara dele e dar-lhe vergonha.
Por tudo isto Barata. meu filho vem resistindo. Nunca deixamos faltar-lhe medicamento e ele vai indo até o dia que Deus o chamar.

Marinalva Alves de Sousa
Fone 8132-7803 DDD-94
CPF: 185.747.182-20
Moro em São Félix do Xingu esta parte do estado tão esquecida e repudiada pelo Simão Preguiça

MARINALVA ALVES DE SOUSA disse...

caro Barata:
Quem conhece de có e salteado o Hemopa sou eu e falo de cadeira.
O meu filho MARCELO DE SOUSA MONTENEGRO JORGE sofre de uma doença que acredito ser semelhante a do NICHOLAS e por isso, mais do que ninguém sei o que é um ser humano com falta deste importante componente do sangue. São 25 anos em tratamento No Governo do Jáder Barbalho nunca faltou nada na hemopa. No governo da Ana júlia que os tucanos dizem foi o mais desastrado dos últimos anos, nunca faltou nada. No governo do Dr. Almir Gabriel nada faltou. Infelizmente neste desastrado Governo do desavergonhado Jatene Preguiça é uma vergonha. Desde janeiro falta azitropina no Hemopa, um medicamento que custa R$ 4,00 o comprimido e até 20 dias atrás estava em falta. Apesar de um ser um medicamento barato seu uso continuo pode faltar para uma família de pouca renda. Nada disso sensibiliza este ser. Se você acessa PARA EM OBRAS vai ver que as obras são de nenhuma utilidade para a população.O hospital Regional de Redenção tem sua capacidade de emergência praticamente esgotada apenas com a demanda de Redenção que é um grande centro urbano. E olhe que são 15 municípios a depender dele. É hora de perguntar. Quando alguém adoecer quantos leitos e médicos vai ter no centro de convenção de Marabá? Quanto profissionais de saúde terá o estádio Colosso do Tapajós e o asfalto na cidade - batizado de asfalto sonrisal - que se desmancha com as primeiras chuvas, que benefícios trará a população sem drenagem nas vias onde passa.
No tempo do Jáder ´da Ana Júlia e do Dr. Almir, quando meu filho tinha algum sangramento, eu mesma ligava para o hemopa - já tinha o hospital referenciado para o atendimento - e quando lá chegava o motoqueiro do hemopa já estava lá com a bolsa de plaqueta. E hoje falta o medicamento mais básico como azitropina. Já estou tomando providencias para entrar com uma ação de obrigação de fazer contra este governador para ver se o Poder Judiciário bota um cachorro para lamber e cara dele e dar-lhe vergonha.
Por tudo isto Barata. meu filho vem resistindo. Nunca deixamos faltar-lhe medicamento e ele vai indo até o dia que Deus o chamar.

Marinalva Alves de Sousa
Fone 8132-7803 DDD-94
CPF: 185.747.182-20
Moro em São Félix do Xingu esta parte do estado tão esquecida e repudiada pelo Simão Preguiça

MARINALVA ALVES DE SOUSA disse...

DESULPE BARATA VOLTAR A USAR ESTE ESPAÇO, MAS CONSIDERO ELE TÃO IMPORTANTE PARA O NOSSO DESABAFO.

Como não me escondo no anonimato, e nem tenho porque, estou postando a pura verdade, basta ver o prontuário do meu filho no HEMOPA.Recebi a pouco uma ligação de uma pessoa que se disse aborrecida com as minhas colocações e disse querer falar com meu filho. Disse-lhe que infelizmente não poderia. Eu sou os ouvidos e a fala dele porque ele não fala e nem ecuta. Mas é uma pessoa muito inteligente, apesar das crises do doença estudou ainda o ensino médio.
Então eu disse a pessoa, que disse ser de Bele´m que encontro com ela para leva-lo no hemopa e mostrar-lhe o prontuário do Marcelo. Talvez que esta pessoa seja algum pau mandato do desgovernador Jatene. A ligação caiu ou desligou eu nao pude retornar pois o covarde estava escondido em uma ligação com numero restrito.
Ha como eu gostaria de ter oportunidade de falar cara a cara com o Governador. Não seria agressiva, apesar de não faltar vontade, apenas queria lhe perguntar o que ele sente causando tanto sofrimento em pessoas como os pais do Nicholas cuja morte poderia ter sido evitada com um poouco de sensibilidade humana, comtencia e responsabildiade com a coisa pública.

Marinalva Alves de Sousa - uma Sãofelense do município esquecido pelo Simão Preguiça