segunda-feira, 10 de março de 2014

URGENTE – Mobilização é apoiada por Gilberto Gil

Gil: encanto pelo poder da internet e pela liberdade que nela circula.

        A mobilização em defesa da internet livre tem o apoio de Gilberto Gil, compositor e cantor que dispensa apresentações e que foi também ministro da Cultura.
        A propósito, assim se manifestou Gil:

        “Há muitos anos eu me encanto com o poder da internet e a criatividade que nela circula, mas agora estou muito preocupado que isso possa acabar. Em menos de 48 horas, a Câmara dos Deputados vai votar um novo projeto de lei que poderá declarar o fim da liberdade na rede e diminuir nosso poder de escolha.

        “Já nos anos em que fui ministro da Cultura discutíamos formas de garantir o caráter democrático e aberto da internet – dessa construção coletiva, nasceu o Marco Civil. Mas, agora, o poderoso lobby das empresas de telecomunicações está influenciando nossos políticos para que transformem a internet em uma espécie de TV a cabo, em que se poderia cobrar a mais para podermos assistir a vídeos, ouvir música ou acessar informações. A votação será apertada, mas uma grande mobilização pública pode convencer os deputados de que suas reeleições dependem desse voto!
        “As próximas horas são cruciais. Junte-se a mim nesta campanha da Avaaz paracriar a maior mobilização já vista por uma internet livre no Brasil. Assine agora e conte para todos. Nós levaremos a voz de todos que assinarem a petição diretamente aos parlamentares. Vamos vencer essa batalha e salvar a internet:


        “Eu acredito que o Marco Civil seja o melhor projeto de lei que já entrou no Congresso, isso porque foi feito por todos nós, de forma colaborativa pela rede! Ele limita quais informações os provedores podem guardar e estabelece critérios rígidos para as empresas: com o Marco Civil, os provedores serão proibidos de usar os nossos dados para vender serviços sem a nossa autorização expressa. Mas alguns deputados estão cedendo ao lobby das telecoms e, se essa manobra for bem sucedida, podemos dizer adeus à internet que temos hoje.

        “As empresas de telefonia dizem que, ao criarem pacotes diferenciados, poderão baratear a internet. Mas se permitirmos que empresas decidam a velocidade de acesso a cada tipo de conteúdo, será o fim da criatividade e inovação que aparecem espontaneamente na rede. Não podemos permitir que a internet seja dividida em pacotes de serviços sem sentido, de má qualidade e controlados por poucas empresas.

        “Assine a petição agora e a Avaaz entregará nossas vozes diretamente aos deputados que apoiam essa ideia e pressionará aqueles que são contrários ao Marco Civil. Vamos tomar de volta a nossa internet antes que eles estraguem tudo:


        “A minha geração lutou pela democratização do Brasil e pela garantia da liberdade de comunicação. Não podemos deixar, agora, que conquistas importantes desapareçam diante do lobby irresponsável de um punhado de empresas e da falta de compromisso de deputados que acreditam que podem ignorar seus eleitores.

        “Com esperança e determinação,


        “Gilberto Gil e a equipe da Avaaz”

2 comentários :

Anônimo disse...

Se aprovado for,é um lixo com chorume e tudo jogado na cara do povo deste país.E o Marco Civil consegue ser pior ainda.Mas do (des)governo que aí está,e pretende se perpetuar no poder,é mais um passo, ou mais um aperto no laço do carrasco vermelho.

Anônimo disse...

o gilberto gil é um lixo!! ja o vi sendo (tentando) entrevistado por programas humorísticos e ele se nega terminantemente!! só fala com a globo e adora pagar de bacanão!! esses nossos "idolos" são uns bostas