sábado, 29 de março de 2014

MPE – Vozes das ruas 3

        A propósito da contratação da Fundação Carlos Chagas, com dispensa de licitação, internauta, em comentário anônimo, coloca em xeque a austeridade da atual administração do MPE, o Ministério Público Estadual:

        “Hoje li no jornal que o MPE ajuizou ação penal contra o prefeito de Pirabas por dispensa de licitação indevida, processos licitatórios montados, o que deve ser festejado pela sociedade.
        “Também já li nos jornais locais, que o MPE realizou busca e apreensão e conseguiu afastar autoridades acusadas de dispensas de licitação realizadas ao arrepio da Lei nº 8.666/93, montagem de processos licitatórios e superfaturamentos.
        “Dai, fico me perguntando: Por que os membros do MPE não adotam mesma atuação em relação a esse caso da dispensa de licitação feita pelo PGJ e, cortando na própria carne, para dar exemplo, bom exemplo, adotam as mesmas providencias dos demais casos que envolvem outras autoridades?
        “MPE, o bom exemplo, é aquele que provem de postura proba interna corporis. Cobrar e não seguir o que cobra dos outros, só desgasta, vulnera e desacredita o órgão ministerial paraense.
        “Sei que no MPE/PA existem membros dignos de respeito e confiança, embora poucos. Portanto, conclamo esses poucos, para que reflitam sobre os fatos que envolvem esse imbróglio e não se deixem enganar ou seduzir pelo PGJ ou pelo corporativismo nefasto e tomem providencias para resgatar a credibilidade desse órgão tão importante na engrenagem de combate à corrupção e à improbidade administrativa, mesmo que para isso, tenham que cortar na própria carne.
        “Membros probos do MPE/PA, que sabemos, não são muitos, não decepcionem o povo do Pará e investiguem à exaustão, todos os ‘negócios’ mal explicados da atual gestão, denunciados no Blog do Barata, mas investiguem com a mesma dedicação e competência com que investigam às demais autoridades. Investiguem, por exemplo:

“- A nomeação do namorado da filha e de um amigo intimo do PGJ para assessores, embolsando vantajosos salários e usufruindo de benesses pagos com dinheiro público;

“- A contratação da Águia Net que teve seu contrato reajustado em percentuais muito superiores aos permitidos pela Lei de Licitações;

“- A subserviência aos governos estadual e municipal, dos quais o MPE tem participado até mesmo dos processos decisórios, fragilizando a atuação de fiscal da lei, porque, obviamente, o MPE não poderá apontar irregularidades em processos dos quais foi partícipe da tomada de decisão;

“- O tráfico de influência e o nepotismo cruzado na nomeação de parentes de membros do MPE para cargos comissionados em órgãos da administração estadual e municipal;

“- A liberação do promotor Marco Aurélio para Secretário Municipal de Economia;

“- A ausência de membros do MPE em seus locais de trabalho, ocupados com tarefas particulares;

“- Pífia produção de alguns membros do MPE e, o mais recente;

“- A dispensa de licitação para contratação da Fundação Carlos Chagas, com o sumiço de peças processuais, sobrepreço, reajuste exagerado de preço sem justificativa e sem questionamento pelo MPE. E não esqueçam que até a data em que o ACP foi julgada extinta, os efeitos da liminar deferida pela juiza Cynthia Zanlochi estava em vigor e produzindo seus efeitos na plenitude e, portanto, de observância obrigatória, devendo ser apurada a responsabilidade de quem deu causa ao seu descumprimento.”


18 comentários :

Anônimo disse...

Só para complementar ainda mais, em 01 de gestão:
- Engavetou o PCCR
- Instituiu o aux moradia para membros, coisa que o CNMP vem lutando para banir.
-Além de praticar o nepotismo, manteve parentada de outras gestões, coisa que sempre criticou.
- Plantão remunerado para membros e plantão sem remuneração para os servidores, medida arbitrária e de legalidade duvidosa.

Anônimo disse...

Bora Marcos, mostra que isso tudo é mentira, que estás comprometido com a moralidade administrativa, que esta subserviência não existe, que a tua gestão acima de tudo combate a corrupção que corrói esse Estado.
Demonstra que as tuas práticas são exemplos, bons exemplos, AINDA ACREDITO EM TI, mostra que essas acusações são levianas e injustas, que independente das tuas preferências políticas, a imparcialidade prevalece.
Te defende pelo amor de Deus, resgata o teu decoro e mostra que temos um MP limpo que pode apontar o dedo para os outros. Faça isso pelo MP, por você, pelos promotores e, principalmente, faça isso pela sociedade.

Anônimo disse...

O CNMP já instaurou procedimento, levado por um Promotor, apesar de na condição de cidadão. Um Promotor da Improbidade já instaurou inquérito civil para apurar os fatos, então a preocupação deve ser com a boa condução desses procedimentos e cobrar-se uma apuracao ágil e seria.

Anônimo disse...

Anônimo 21:01,não estás falando sério, estás? AINDA ACREDITO EM TI,foi demais, mas como tem doido e ingênuo para tudo..

Anônimo 22:37, este é que o problema, apuração ágil e principalmente SÉRIA.

Anônimo disse...

Anônimo 22:37, em relação a dispensa as atitudes já foram tomadas, e quanto ao resto?
Chega de fechar os olhos para ilegalidades e sandices, fingem que não existe nepotismo, fingem que não existe tráfico de influência, tá na hora de colocar um freio no douto PGJ.

Anônimo disse...

CONCURSO PÚBLICO EDITAL N° 18/2013/MP-PA
RESULTADO FINAL
NÚMERO DE PUBLICAÇÃO: 543385
CONCURSO DE INGRESSO PARA CARGOS EFETIVOS NO
MINISTÉRIO PÚBLICO
1.1. Resultado final, por cargo, em ordem final de classificação
no concurso, com as seguintes informações: número de
inscrição, nome do candidato, pontuação final e colocação final
no concurso, e, quando for o caso, assinalado PcD (pessoa com
deficiência), como se segue:
CARGO : ANALISTA JURIDICO - REGIAO ADM BELEM I

007380, RAPHAEL AUGUSTO CORREA, 71.00, 323

011621, GIL HENRIQUE MENDONCA FARIA, 67.25, 500

010837, DEBORA CHEGAO DE MENDONCA ROCHA, 67.00, 529

Jornalista investigativo Barata guarde esses nomes e aguarde o resultado do concurso para promotor com a FCC.

Anônimo disse...

29 de março 21:01, renunciar, seria o melhor que o PGJ poderia fazer pela sociedade. Propor a destituição do PGJ, seria o melhor que os procuradores de justiça, poderiam fazer pelo MPE, pela sociedade e pelo Marcos das Neves.

Anônimo disse...

Apurar a contratação suspeita de empresa de informática deve ser obrigatória pelos Promotores e deve ser exigida, se o Ministério Público pretende ter algum respeito e não prevaricar.
“Tráfico de influência e nepotismo cruzado” é questão de se apontar os casos concretos, que acho que o próprio CNMP apurará e punirá esses casos indicados e os culpados.
A liberação do promotor Marco Aurélio para Secretário Municipal de Economia é desgastante para o MP e incompatível com a função ministerial, como foi a do Drs. Aldir e Santino para Secretário de Estado; de membros cedidos para outros órgãos e para concorrer a cargos eletivos; e da Dra. Maria do Carmo para Prefeita de Santarém, mas todas foram autorizadas, inclusive pela lei.
A ausência de membros do MPE em seus locais de trabalho, ocupados com tarefas particulares e a suas pífias produções, é uma questão séria e grave que deve ser apurada pela Corregedoria do MP, devendo haver também uma maior cobrança da sociedade para colocar-se os Promotores para atuar na efetiva defesa da sociedade e na solução de seus problemas, e não em gabinetes com assessores e falando em autos em que as partes estão assistidas por advogado. O MPF de muito não mais faz essa atuação, dedicando-se a tarefa da investigação em defesa da sociedade, ou não foi por isso que nos manifestamos contra a PEC 37 ?
Agora, investigar a “nomeação do namorado da filha e de um amigo intimo do PGJ para assessores”, somente porque alguém assim afirmou, sem qualquer indício de que essa situação é verdadeira, a contratação se deu exclusivamente por esses motivos ou de que os contratados não preenchem os requisitos para o cargo, acho que não há condições de se fazer.

Anônimo disse...

Tem que ser implantado o novo horário de funcionamento do Fórum. O Para e um dos poucos Estados onde as 14:00 a Justiça, Comum encerra seu expediente. Tem de haver a extensão até as 18:00 horas, aí a sociedade poderia ter justiça . Mas vai falar em trabalho para esse povo...

Anônimo disse...

Gostei, promotores e juízes trabalhando até as 18:00. Aqueles que dizem que trabalham em casa poderiam despachar e atender em seus próprios gabinetes, sob os olhos dos jurisdicionados e com os servidores para ajuda-los, ai toda a população ganharia.

Anônimo disse...

30 de março de 2014, 23:26: Que decepção! O poder te revela.

Anônimo disse...

Que haja extensão da carga horária com a devida "extensão" do salário, ora bolas.

Anônimo disse...

Ganhar mais do que já ganham. Tenham vergonha na cara. Juízes e Promotores tem que saber o que é uma carga horária de trabalho de 8 horas diárias, produzir para a sociedade e fazer valer o salário.
SP, SC, RJ, MS, MT, DF, MG, etc, já tem expediente diário até as 18:00 h.

Anônimo disse...

gente dos promotores , Aldir Viana e salame , interpelaram o novo diretor da informática que se vendeu para dr marcos , porque ele estar olhando os e-mail funcionais dos promotores e servidores para entregar ao pgj , e pensar que este rapaz e servidor e já foi do sindicato , mas quando a pessoa não tem caráter se vende fácil , péssima criação desse Zinho

Anônimo disse...

SE AUMENTAR O HORÁRIO DE TRABALHO E FISCALIZAR A FREQUENCIA DIÁRIA AUMENTA O TEMPO PARA DESPACHAR, INVESTIGAR E JULGAR.
CHEGUE NO TJE OU NO MP DEPOIS DAS 14 HORAS E NÃO SE ENCONTRA NINGUÉM. DEPOIS RECLAMAM QUE A JUSTIÇA É LENTA POR FALTA DE PESSOAL. LÓGICO SE O PESSOAL TEM CARGA HORÁRIA REDUZIDA.

Anônimo disse...

eras Adriano para que tu deste, que decepção , olhando e-mail , pad nele urgente

Anônimo disse...

Disk o homi ta doidinho, foi até pra Brasília na surdina...

Anônimo disse...

Sonho do Marcos era que o Governador fosse para inauguração (finalmente) do prédio de Icoaraci.
Foi só sonho...
Estás desprestigiado heim?!?!