sábado, 29 de março de 2014

BELO EXEMPLO – O desafio de lutar pelos sonhos

        Nesta última sexta-feira, 28, fiquei à mercê das emoções com a comemoração, pela colação de grau, nos últimos 15 dias, das minhas enteadas. Mariana, em comunicação social, com habilitação em jornalismo, pela UFPA, a Universidade Federal do Pará, na qual Camila formou-se em psicologia, curso que fez após formar-se em educação física pela UEPA, a Universidade do Estado do Pará.
        Mais que uma conquista pessoal, de cada uma delas, a colação de grau de ambas foi um comovente exemplo de determinação, compartilhada com a mãe, a dedicada dona Laura, que, com sua serenidade e discrição, jamais deixou de se fazer presente e tanto ajudou-as a enfrentar as adversidades impostas pelo imponderável da vida. Dona Laura foi indubitavelmente decisiva para que Camila e Mariana ganhassem autonomia de voo, sem que ficassem reféns da amargura, tratando de absorver da vida, sempre que possível, o que de melhor ela tem a oferecer. Sonhar é fácil, como bem sabemos. Difícil é lutar para transformar sonhos em realidade. Exatamente o desafio com o qual se defrontaram Camila e Mariana, sem perder de vista que coragem não é a ausência de medo, mas a capacidade de superá-lo.
        Tanto quanto meus filhos, Carol e João Thiago, e meus netos, Fernando e João Pedro, dona Laura, Camila e Mariana são também companheiras de jornada que a vida generosamente concedeu-me. Como é impossível cotejar grandezas heterogêneas, sobrepoem-se aos vínculos consangüíneos - inclusive quando estes existem, convém sublinhar - os laços de amor, amizade, admiração e respeito. Por isso, juntos e misturados, podemos perfeitamente repetir o poeta:

Minha vida, nossas vidas
formam um só diamante.
Aprendi novas palavras
e tornei outras mais belas.


7 comentários :

Nikita Molotov disse...

Parabéns para família ;)

Anônimo disse...

Você merece a família que conquistou.

Anônimo disse...

Barata, com o seu exemplo e de sua esposa, o resultado só poderia ser esse: O sucesso da Camila e da Mariana. Que orgulho.

Anônimo disse...

Felicidades as Enteadas e principalmente a Dona Laura e ao Senhor, dois Cidadãos Exemplares que serviram de Espelhos para a Camila e Mariana que com certeza terão Discernimento e Sabedoria para enfrentar o dia dia.

Fico Feliz, pois tive o Imenso prazer em conhecer a Família, num momento de Aflição na minha Família e Eles com Humildade me receberam de portas abertas com sua Simplicidade e me ajudaram a vencer, Obrigado e que Deus sempre lhe dê Saúde, Paz e muitas Felicidades.

Perdoe-me a Indelicadeza do Anonimato, mas ainda é necessário.

Anônimo disse...


Que Camila e Mariana, apesar de jovens, consigam ter maturidade para perceberem estar ao lado de um cidadão especial como vc, Augusto, que passou a dedicar sua vida para combater, de forma quixotesca, as injustiças que assolam estas bandas. Com prejuízos para sua saúde e, certamente, também com desgastes no seio da família.

Saúde e paz para toda a família

Anônimo disse...

Prezado Jornalista Barata,

Parabéns a sua família pelas vitórias alcançadas e parabéns a você pela sensibilidade demonstrada.

Que Deus os abençoe sempre!

Anônimo disse...

Parabéns, e que bela homenagem. Mariana é amiga de minha filha Marília, formaram juntas e eu estava lá paraninfando e dando Graças a Deus por ver este momento tão lindo.É uma emoção única.