domingo, 2 de fevereiro de 2014

PSM – Plantão fracionado, a lambança de Zenaldo

Zenaldo Coutinho (à esq., com Simão Jatene): lambança digna de Odorico.

        Farto em promessas e parco em realizações, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), recalcitra em descer do palanque eleitoral, aparentemente apostando na massiva propaganda enganosa, que faz a felicidade dos barões da comunicação, anabolizada por factóides. Enquanto isso, a população da capital paraense, e particularmente sua parcela mais carente, abrigada na periferia, amarga as mazelas de um cotidiano dramático, para além das chuvas que alagam impiedosamente a cidade.
        A mais recente lambança do alcaide tucano foi a instituição do plantão fracionado no PSM, o Pronto-Socorro Municipal, na rua 14 de Março. Como o refeitório do PSM alaga a qualquer chuva, tomado por uma fétida água de fossa, os plantonistas são obrigados a ausentar-se do PSM, para fazer suas refeições. Ou, pelo menos, um lanche.
        Trata-se, obviamente, de uma aberração, digna de uma Sucupira, a fictícia cidade que brotou da imaginação do dramaturgo Dias Gomes e na qual pontifica o fictício prefeito Odorico Paraguaçu, personagem imortalizado na televisão pelo talento, como ator, de Paulo Gracindo. Ambos, Dias Gomes e Paulo Gracindo, são falecidos.

        Em qualquer lugar do mundo, minimamente sério, plantonistas não podem se ausentar do hospital, durante o plantão. Em qualquer lugar do mundo minimamente sério, convém repetir. Mas exigir seriedade de Zenaldo Coutinho, como gestor, equivale a cobrar dele um esforço sobre-humano. Tanto mais porque, como bem sabemos, trata-se de um vagabundo, travestido de político, que jamais teve um mísero emprego na vida, embora exiba um respeitável patrimônio

14 comentários :

Anônimo disse...

Em governos competentes os servidores publicos tem estrutura para trabalhar, isso inclui ambiente fisico, equipamentos, medicamentos,instrumental,alojamentos decentes para repouso,alimentos adequados, pagamentos no prazo e chefias capacitadas. No nosso estado e isso inclui a capital o que vemos agride tanto os pacientes como os profissionais de saude. Jateve, Zeraldo, Fraco(H)e essa figura da SESMA fazem mal para a saude!

Anônimo disse...

Não dão condições de trabalho e depois vem a imprensa e acusa os médicos de sairem no meio do plantão. Os responsáveis pelo caos da saúde pública se escondem e fazem dos médicos os vilões. Por isso mesmo que poucos já querem trabalhar no serviço público. Jatene, o Hélio Franco e o Zenaldo respondem por esse caos mortífero.O Zenaldo anda implorando para médico assumir a SESMA,mas quem vai querer trabalhar nesse sistema politiqueiro? E o Jatene também não consegue gente séria para substituir o Hélio.

Anônimo disse...

É a Saúde anda de mau a pior, essa assessoria do Zenaldo sao um bando de incompetentes...

Anônimo disse...

Zeraldo tu esquece que do faltam 02 anos, e ainda vais ter a cara de pau de pedir voto para povo. Fora Zeraldo!

Anônimo disse...

Zeraldo tu esquece que do faltam 02 anos, e ainda vais ter a cara de pau de pedir voto para povo. Fora Zeraldo!

Anônimo disse...

Barata, até os médicos que atuam nas UTIs do PSM da 14 de Março e do Guamá, também têm que largar o plantão e sairem para almoçar e jantar. O mais grave é que nas UTIs só existe 1 médico por plantão e, já imaginaram o caos que fica nas UTIs quando o único médico sai para almoçar e jantar? Quantas pessoas já foram à óbito enquanto o médico se ausenta para se alimentar? Isso é a prova cabal da irresponsabilidade do prefeito e do Auditor Geral do Municipio que está como Diretor Geral do PSM, depois que o Diretor, debochando, rezou um pai nosso de "boas idas", em frente às câmeras do Globo Repórter.
O MPE deveria apurar essa denuncia e deveria apurar a responsabilidade do Prefeito e do Auditor Geral do Municipio que está dirigindo o PSM, mas não acredito que isso aconteça porque o Auditor Geral do Municipio é cunhado do promotor Gilberto Martins Valente e nenhum membro do parquet vai querer incomodar o cunhado do coleguinha.
Dizem que a escolha do Dr. Sergio para a AGM é mais uma artimanha do Zenaldo para se blindar, não tendo o MPE no pe´, estratégia essa adotada também pelo Dudu e que deu certo.

IURE disse...

Enquanto o hostipal conta com UM SÓ medico por plantão ganhando seus 10, 15 mil mensais.. os inúmeros VAGABUNDOS TEMPORARIOS e D.A.S. do TCE/TCM e apadrinhados do JATEVE E ZERALDO superam os salários dos ministros, como a D.A.S. ESTER do TCM, que aufere inacreditáveis 95.000,00(NOVENTA E CINCO MIL REAIS) como bem denunciou o jornalista Barata..

Anônimo disse...

Esse tce/tcm é um verdadeiro antro de corrupção, nepotismo e tudo o que não presta. Não servem prá nada, só prá negociar cargos para parentes e apadrinhados. Deveriam ser extintos urgentemente.

Anônimo disse...

Zenaldo, es tao cara de pau que entrega a Semad nas maos do teu irmao Guto incompetente. So nomeia quem ele quer nas secretarias e ainda exonera as pessoas que realmente trabalha. Fora Zenaldo e sua equipe.

Anônimo disse...

A Saúde ta um Caus Deus nos acuda!!! Socoroooooo. Fora Zeraldo e seus assessores.

Anônimo disse...

A Saúde ta um Caus Deus nos acuda!!! Socoroooooo. Fora Zeraldo e seus assessores.

Anônimo disse...

Só incompetentes nessa administraçao do Zenaldo, mas olha prefeito lembras que só faltam 02 anos, pelo o meu voto tu nao te reelege.... fora já...

Anônimo disse...

Fora Zenaldoooooo.

Anônimo disse...

A Saúde esta de mal a pior!!!! Zenaldo toma vergonha na cara e muda esses teus assessores e secretarios.