sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

MPE – Festejar o quê?

Neves (à esq.) com Jatene: subserviência que avilta o MPE.

        Uma sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça do MPE, o Ministério Público Estadual, assinala, nesta sexta-feira, 13, a passagem do Dia Nacional do Ministério Público, que transcorre neste próximo sábado, 14. Na ocasião serão outorgados o colar e medalha do Mérito Institucional, o Diploma de Honra ao Mérito da Corregedoria-Geral e o prêmio Procurador de Justiça Artemis Leite, concedido pela Ampep, a Associação do Ministério Público do Pará, em solenidade presidida procurador-geral de Justiça, Marcos Antônio Ferreira das Neves.
        Diante das lambanças protagonizadas pelo procurador-geral de Justiça, Marcos Antônio Ferreira das Neves, em tão pouco tempo de gestão, é inevitável a pergunta que não quer calar: festejar o quê?
        Ao patrocinar ou coonestar do tráfico de influência ao nepotismo, passando por contratos estigmatizados pela nódoa da suspeita de ilícito e pelo silêncio cúmplice diante da desídia, além de atrelar o MPE aos inquilinos do poder, ceifando a independência indispensável a quem cabe a missão de ser o fiscal da lei, Marcos Antônio Ferreira das Neves relega o Ministério Público Estadual à vala comum do descrédito. Por isso, o MPE, a rigor, nada tem a comemorar no Dia Nacional do Ministério Público. Não estivesse obnubilado pelas pompas e circunstâncias do cargo, em detrimento das obrigações que este impõe, a passagem do Dia Nacional do Ministério Público deveria servir, para Neves, como uma data propícia a uma autocrítica, indispensável para o MPE emergir do descrédito ao qual foi relegado pelo atual procurador-geral de Justiça, em sua insana soberba, que faz dele a vanguarda do atraso, ao reproduzir posturas que, no passado, criticava em seus antecessores.

        Lamentavelmente, o atual procurador-geral de Justiça atola-se no erro crasso dos poderosos de plantão, que tanto o deslumbram. Trata-se da auto-suficiência, que ajuda a alimentar a animosidade natural que cerca os muito poderosos em geral e os arrogantes em particular.

5 comentários :

Anônimo disse...

Baratinha,

Enquanto o MPE festeja os seus anos de existência nefasta, o Globo Repórter mostrou, há pouco minutos, o descaso com a saúde no PSM. É revoltante ver os Procuradores e Promotores de Justiça metendo a mão no dinheiro público poderia ser investido para melhorar a saúde do povo paraense.
Estamos assistindo a derrocada de uma Instituição que deveria ser o baluarte da ética, probidade, moralidade, etc. Transformou-se num antro de usurpadores dos direitos fundamentais do povo paraense.
Enquanto os "bonitinhos" enchem os bolsos de dinheiro, nosso povo está à míngua, entregue a própria sorte.
Fiquei revoltado de assistir, ao final da reportagem feita aqui, o Diretor ainda rezar um Pai Nosso, acompanhado da Secretária de Saúde do Município e diretores.

Anônimo disse...

pior que e tudo verdade , o mp através desta administração cai no descredito da população , que resta se mobilizando para assinar a pec 75 , acabando com mordomia dos poderosos . e seus salários astronômicos , chegando a r$-92.000,00 fonte de dentro do drh apenas essa bagatela para o final do ano

Anônimo disse...

Que baluarte da ética, probidade, moralidade, aquilo lá é um bando de safados.

Anônimo disse...

Alem de todas as falcatruas, Marcos Neves é arrogante e gosta de constranger os servidores do MP.

Anônimo disse...

Barata, parabéns pela reportagem. Não era o MP que estava fazendo uma campanha contra a PEC 37? chamada por eles de PEC da impunidade? . Interessante eles diziam que era para o MP continuar tendo o direito de investigação. Entretanto a CF nunca lhe concedeu tais atribuições que são inerentes das polícias judiciárias, Federal e Civil. Na minha opinião, apenas queriam tais atribuições para investigarem o que quiserem, quando quiserem e onde quiserem. Instituição sem credibilidade.