quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

IGEPREV – Após denúncia, Jatene recua

Simão Jatene (à dir., com Zenaldo Coutinho): resgate do rigor.

         Na reunião do Conselho Estadual de Previdência realizada nesta última quarta-feira, 18, e que se estendeu das 16h até pouco mais de 19h, o governo Simão Jatene apresentou uma nova proposta de política de investimentos para 2014, envolvendo recursos do Fundo de Previdência dos servidores públicos estaduais. A nova proposta emergiu na esteira das denúncias do Blog do Barata, diante da proposição inicial, que ao facultar ao Igeprev fazer aplicações temerárias, escancarava a porteira para a possibilidade do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará viabilizar um caixa dois, no rastro da campanha pela reeleição do governador tucano Simão Jatene.
        A nova proposta, devidamente aprovada, expeliu dispositivos bizarros, contidos na proposição anterior, como facultar ao Igeprev, o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará, optar por fazer aplicações temerárias. Com isso, o instituto estaria desprezando um elenco de 30 instituições financeiras que oferecem menos riscos, avalizadas pela Ambima, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais.
        A nova proposta, aprovada pelo Conselho Estadual de Previdência, impõe mais rigor na aplicação de recursos do Fundo de Previdência dos servidores públicos estaduais. Assim, por exemplo, o leque de opções tem não só como parâmetro o ranking de instituições financeiras avalizadas pela Ambima, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais. Exige-se ainda que a instituição financeira contemplada tenha um patrimônio superior ao do Fundo de Previdência dos servidores públicos estaduais.

5 comentários :

Anônimo disse...

Barata,

Uma das aberrações que foram eliminadas é que a quando da última composição dos conselhos - Previdenciário e Fiscal, o ALLAN, presidente do Igeprev, figurava como integrante.
Então um dos conselheiros do Previdenciário levantou o absurdo.
Como poderia alguém fiscalizar seus próprios atos.
Então, diante do oportuno raciocínio de tal integrante o ALLAN permaneceu apenas no Previdenciário.

Anônimo disse...

É preciso evitar "investimentos" como o que foi feito com o banco CRUZEIRO DO SUL que levou emprestado mais de R$ 80 milhões do Igeprev e faliu.

E o Ministério Público investigou essa patuscada?

E se investigou, qual o resultado chegado?

Barata, a sociedade, principalmente os aposentados do Governo precisam saber e responsabilizar os responsáveis.

Anônimo disse...

Barata,

A Franssinete Florenzano postou em seu blog o seguinte:
..................................

"Fato estranho" - A deputada Simone Morgado(PMDB), que é auditora fiscal e ex-presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Alepa, foi à tribuna ontem bradar contra a prestação de contas do TCE-PA, apontando vários pontos que considerou irregularidades gritantes, e votou contra a aprovação. Mas todos os deputados - inclusive os membros de sua bancada - votaram a favor. O deputado Edmilson Rodrigues(PSOL) se absteve.
.................................

Aqui pra nós, dá pra entender esse tipo de comportamento de um deputado que tem larga experiência em gestão pública ao desempenhar dois mandatos de prefeito da capital, além de várias legislaturas se abster de votar?

É o tipo de coisa que não dá pra engolir.

O deputado Edmilson é um representante do povo, com experiência legislativa e gerencial ao exercer o mandato de prefeito por duas vezes (oito anos) e na hora dá uma dessas?

Por quem hem Barata?

Podes arriscar um palpite do porquê dessa omissão? Afinal abster-se é omitir-se, concordas?

Quer dizer que milhares de eleitores votam em alguém para representar seus direitos, principalmente quanto ao dinheiro gasto pelos agentes públicos e seu representante se abstém de votar?

Não dá pra engolir.

Isso tem coisa.

Anônimo disse...

No IPAMB o rombo ficou entre 12 e 40 milhões. Ninguém se interessou ao menos em quantificar as tramóias do Oséas.

Anônimo disse...

NInguem sabe e ninguem mas acha o parecer contrario da procuradora com relacao ao emprestimo que levou o dinheiro do devido instituto...O vice foi para cima da procuradora (dra. Simoni) querendo que ela tirasse o seu parecer...A sujeira e falcatrua do Jamente e Jatreme e muito maior do que se pode imaginar.