sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

HOL – A troca de postagens no Facebook

        Segue abaixo, na íntegra, a troca de postagens entre o governador Simão Jatene (PSDB) e Leidiluce Ferreira Brito, a jovem de 29 anos, com câncer, à espera de um remédio vital para o tratamento da paciente, desde julho último em falta no HOL, o Hospital Ophir Loyola.
        A troca de postagens entre Leidiluce e Jatene, no Facebook, foi copiada e remetida, por um leitor anônimo, ao Blog do Barata.

        Na página do governador Simão Jatene (PSDB) no Facebook, no qual ele desejava feliz Natal a todos, Leidi Moranguinho fez o seguinte comentário:

        “Não desejo isso a ninguém, mas gostaria que você se visse em mim, que estou com leucemia no hospital Ophir Loyola, e por falta de medicamento quimioterápico não pude passar o Natal com minha família e nem a virada de Ano Novo. E saiba que é muito difícil ver você desejando um Feliz Natal na televisão deitada em um leito há mais de um mês, sem fazer nenhuma medicação pela falta de humanidade desses falsos administradores deste hospital e de outras instituições que você põe no poder. Boas Festas, são os únicos ‘votos’que eu e muitos desejamos à você."

        O governador respondeu:

        "Sra. Leidi, assim que fui informado sobre o seu caso, ontem, mandei que providências urgentes fossem tomadas e que lhe fosse comunicado imediatamente, Posteriormente, soube pelo doutor Arthur Lobo, que ele mesmo havia entrado em contato com a Sra. para lhe explicar os procedimentos adotados, uma vez que, segundo a área técnica, o medicamento estava em falta em Belém, e tinha sido feita uma aquisição emergencial em São Paulo, com previsão de chegada na próxima sexta-feira. Desse modo, lamentando o ocorrido, só posso lhe pedir desculpas, não apenas pelo fato em sí, mas por vivermos numa sociedade que por suas carências históricas, ainda convive com situações como a sua. Finalmente, na expectativa que essa lamentável experiências possa contribuir para que se evite a sua reprodução, pedí que a doutora. Heloísa Guimarães, secretaria adjunta de Saúde, procure identificar medidas para evitá-la.
        “Que a senhora tenha sucesso na sua luta e Deus lhe de saúde e paz."

         O diálogo foi encerrado com a seguinte resposta de Leidi:

        “Só gostaria de lembrar-lhe que esse medicamento está em falta em Belém pelo simples fato de não ser vendido esse remédio na nossa cidade, pois eu mesma entrei em contato com o laboratório responsável e pedi os distribuidores. Ressalto também que o medicamento está em falta desde julho, e não é possível que você tenha tido conhecimento só agora, sendo que, de acordo com a ouvidoria do hospital, logo q o paciente dá entrada, o medicamento tem que ser providenciado, o que não ocorreu até agora. E só no mês de dezembro que resolveram fazer essa compra emergencial? E falta de fornecedor certamente não é, pois em contato com eles, solicitando o medicamento, o mesmo chegaria em 24 horas, via Sedex, mas como pessoa física não posso comprar, e mesmo se eu comprasse, não seria ressarcida, segundo a direção! E as carências históricas podem ser melhoradas com pessoas competentes e, acima de tudo humanas, nos cargos públicos, principalmente para administrar o dinheiro público. Saiba que mesmo expondo meu caso na frente do diretor do HOL, Victor Moutinho, e tantos outros funcionários no auditório do hospital, o doutor. Victor nem sequer me deu explicações a respeito desse problema. Tamanho descaso!

        “Que o Senhor tenha sucesso na sua luta também."


3 comentários :

Melo disse...

Concordo quando ela diz: E as carências históricas podem ser melhoradas com pessoas competentes e, acima de tudo humanas, nos cargos públicos, principalmente para administrar o dinheiro público. Basta começar a ocupar os cargos estratégicos com servidores que fizeram concursos e deixem a politicagem e o nepotismo de lado.

Melo disse...

Concordo quando ela diz: E as carências históricas podem ser melhoradas com pessoas competentes e, acima de tudo humanas, nos cargos públicos, principalmente para administrar o dinheiro público. Basta começar a ocupar os cargos estratégicos com servidores que fizeram concursos e deixem a politicagem e o nepotismo de lado.

Anônimo disse...

Intrigante é que o governador se importa tanto com a saúde pública que nem lembra que existe um secretário de saúde chamado Hélio Franco. Que em tese seria quem resolveria e explicaria a situação. Que mistério é esse?