segunda-feira, 21 de outubro de 2013

SERRA PELADA – A falácia da mineradora


PM barra o acesso dos garimpeiros ao que a estes pertence.

        Em sua denúncia, Daniel Carvalho, presidente da Associação de Defesa do Patrimônio dos Garimpeiros Sócios da Coomigasp, salienta que, na esteira do poder econômico, a Colossus monopoliza o espaço na grande imprensa, impondo a versão segundo a qual seria “a verdadeira ‘dona’ da reserva mineral de Serra Pelada e que os garimpeiros não passam de nocivos posseiros invasores, que reagem à implantação do ‘seu’ projeto e, com isso, atravancam o progresso do Estado do Pará”. “É essa falácia que tem prevalecido, e os garimpeiros não conseguem ser ouvidos pelas autoridades do Pará. Se é no Poder Judiciário, não se consegue estabelecer um mínino de contraditório, pois a Colossus, com suas petições mentirosas, consegue sucessivas e absurdas liminares no primeiro grau, sempre sem ouvir a outra parte, proibindo os representantes da outra sócia, a Coomigasp, de chegar ao canteiro da mina”, salienta. “A Polícia Militar, por ordem do secretário de Segurança do Estado, faz pior: está lá no local para rechaçar à bala esses humildes garimpeiros, que ali tentam comparecer na condição de legítimos sócios do empreendimento. Um absurdo total”, acrescenta.

        Carvalho é incisivo ao denunciar a pilhagem da mineradora canadense, perpetrada, segundo ele, com a cumplicidade de autoridades do Pará e coonestada pela grande imprensa. Diante da parcialidade da imprensa e da má vontade das ‘autoridades’ do Pará em ouvir e entender o verdadeiro perfil do empreendimento de Serra Pelada, sobretudo a composição acionária da SPCDM, a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, a Colossus Minerals Inc vem conseguido usurpar o patrimônio de quase 40.000 garimpeiros, tudo, diga-se, a bem da verdade, com a ajuda direta de algumas ‘autoridades’ do Pará”, enfatiza o presidente da Associação de Defesa do Patrimônio dos Garimpeiros Sócios da Coomigasp.

Um comentário :

Anônimo disse...

Se você anda sendo chateado o dia todo e a noite através do seu telefone com mensagens gravadas de TELEMARKETING, descubra quem é, leve ao PROCON e receba INDENIZAÇÃO