quinta-feira, 10 de outubro de 2013

SEDUC – As estrepolias de Hellen Anjos no Siebe

Helen Anjos: incompetência e arrogância, resvalando para a grosseria.

        Nada pior que a mediocridade orgulhosa de si mesma. Esta é a conclusão na qual fatalmente se desemboca, diante das denúncias envolvendo Hellen Anjos, a coordenadora do Siebe, o Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares da Seduc, a Secretaria de Estado de Educação. Descrita como patologicamente arrogante, dela é dito também que exibe a profundidade intelectual de um livro de auto-ajuda, buscando compensar a ausência de maior substância com uma postura autocrática, visceralmente avessa ao diálogo, ironicamente a ferramenta basilar para qualquer profissional que atue na área da educação. A incompetência administrativa de Helen Anjos – que teria chegado ao cargo por pedido da chefe de gabinete do governador Simão Jatene, dona Maria Auxiliadora - é atribuído o retrocesso que hoje compromete o Siebe, segundo recorrentes relatos.
        “Esse sistema de bibliotecas vem sofrendo, ao longo de três anos, um processo de desconstrução, onde conquistas anteriores, que contribuíram diretamente para o desenvolvimento da leitura na rede pública estadual, vêm sendo minadas pela má gestão e incompetência administrativa da coordenadora”, resume uma fonte da Seduc, ouvida pelo Blog do Barata. Hellen Anjos, de acordo com sucessivas denúncias, é acusada de obstaculizar, com sua postura arbitrária, o trabalho dos profissionais que atuam nas bibliotecas escolares, além de menosprezar, com suas interferências indébitas, a atuação dos bibliotecários. O principal cacife da desastrada coordenadora do Siebe, conforme foi também revelado ao Blog do Barata, é ela ter como avalista a chefe de gabinete do governador Simão Jatene, dona Maria Auxiliadora. “Ter sido indicada pela chefe de gabinete do governador é o cartão de visitas que ela (Helen Anjos) trata logo de exibir, ao menor questionamento sobre seus desatinos”, conta outra fonte da Seduc, sublinhando a falta de urbanidade da coordenadora do Siebe, que frequentemente resvalaria para a grosseria pura e simples, revelando-se intratável.

        “É isso que este governo quer para a educação?”, indaga um dos profissionais que atuam no Siebe. A indagação não poderia ser mais pertinente, como trata de esclarecer o mesmo profissional, ao arrematar com outra e definitiva pergunta: “É justo prejudicar uma massa de alunos, entre crianças, jovens e adultos, que acabam desestimulados de cultivar o saudável e esclarecedor hábito da leitura, que leva a uma educação de qualidade, apenas para satisfazer conveniências menores, na forma de uma indicação política para um cargo que é essencialmente técnico?”

69 comentários :

Anônimo disse...

Esta deve ter passado pelo crivo da Gazela Saltitante!!!!

Anônimo disse...

Não conheço a vitima, mas a maneira que você escreve é tão calhorda que rapidamente se deduz que o autor do texto é inevitavelmente o canalha da história.
Escreve como um velho em estado de ódio interno. Pois bem desejo-lhe que morra assim, estrebuchando rancor. Credo!
Não precisa publicar, além de não ter coragem, o destino da mensagem é você mesmo.

Anônimo disse...

fora temporarios da educação especial!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Além de arrogante e hipócrita é despreparada p/exercer funcão politica pois a mesma confessa que as bibliotecas escolares não são prioridades dentro da SEDUC.DEPOIS NÃO SABEM PORQUE O PARA E LANTERNA NO QUESITO EDUCACÃO.

Anônimo disse...

Enquanto nossos governantes insistirem em colocar "Secretários de Educação" sem compromisso com uma educação de qualidade vamos sempre nos esbarra com pessoas desqualificadas como essa coordenadora do siebe.Acorda PARÁ AS BIBLIOTECAS ESCOLARES SÃO O CÉREBRO DAS ESCOLAS.

Anônimo disse...

É por isso que a educação se encontra cada vez pior em nosso Estado pois o governo só coloca pessoas desprepara para exercer o cargo público este que só se preocupa com o salario no final do mês

Anônimo disse...

Esta coordenadora que se diz indicada pela chefe de gabinete do governador diz em alto e bom som que só faz o que os seus chefes determinam e que por isso não pode criar falsas espectativas nos profissionais que integram o siebe ou seja fomos enganados pelo governo que aí esta. Pobre de nós que votamos e criamos espectativas de melhorias que pelo discurso da indicada do governo que aí está era só para ganhar eleição.

Anônimo disse...

ESTA COORDENADORA NÃO TEM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO NÃO É ATOA QUE QUE AMESMA JÁ FOI ALVO DE ABAIXO ASSINADO NA FACULDADE ONDE FAZ BICO COMO TUTORA.

Anônimo disse...

FORA TODAS ESSAS INDICAÇÕES DANINHAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

DEPOIS FICAM SURPRESOS QUNDO O PARÁ APARECE EM DESTAQUE NAS ESTATÍSTICAS (NEGATIVAS) PULICADAS PELA MÍDIA NACIONAL.

Anônimo disse...

COMO A EUCAÇÃO PODE AVANÇAR COM INDICAÇÕES COMO ESTÁ DA SRa.Hellen Anjos QUE SÓ ESTÁ INTERESSADA NO SEU DAS.

Anônimo disse...

Este cargo tem alto comprometimento com a vida dos jovens paraenses e é ocupado por alguém sem competência para dar o devido rumo que a leitura e a Biblioteca Escolar merecem. Acordem bibliotecários do SIEBE, Sindicato e CRB-2. Vamos protestar e tirar esta pedra de tropeço.

Anônimo disse...

E viva educação !!!!!! Greve nas ruas, aulas paradas, indicações brindadas... Aplausos para incompetência de nosso governo. Ass. Prof. Claudio Rodrigues

Anônimo disse...

È por essa e outras que o Joaquim Campos, hoje no programa metendo bronca, chamou o JATENE de GOVERNADOR DE BOSTA! depois de ler mais esta denuncia que demonstra o cabide eleitoreiro que elege a SEDUC como palco, onde os palhaços são sempre o povo, meu conceito sobre o governador , vem caindo, mas a eleição tá chegando minha gente, eis a hora certa pra botar pra fora aqueles que não cumpriram as promessas com o povo.

Anônimo disse...

E o Pinto, o que faz pra mudar essa situação? a indicação da educação, não é dele???? afffffff...

Anônimo disse...

Temos tantos funcionários da casa qualificados para assumir tal cargo, e, sempre colocam gente por indicação politica, desqualificadas. Vamos dar vez para a prata da casa. Com a palavra o nosso governador

Anônimo disse...

parabens p\o blog do BARATA que mais uma vez mostra seu compromisso com a sociedade e traz a tona velhos e recorrentes problemas da educação no Para.

Anônimo disse...

ESSAS INDICAÇÕES DE CUNHO POLITICO \MARIA AUXILIADORA CHEFE DO GABINETE DO GOVERNADOR JATENE SO PROVA QUE ESTES NÃO ESTÃO NEM AI COM AS ESCOLAS PUBLICAS POIS SEUS FILHOS E NETOS ESTUDAM EM ESCOLAS PARTICULARES.

Anônimo disse...


POBRE POVO PARAENSE QUE MAIS UMA VEZ ACREDITOU QUE A SAÚDE A EDUCAÇÃO EA SEGURANÇA FOSSEM A PRIORIDADE DO GOVERNO QUE AI ESTA LEDO ENGANO.ESTÁ AÍ O RESULTADO AS BIBLIOTECAS ESCOLARES COMO SEMPRE SENDO COMANDADA POR ESTÁ DESPREPARADA QUE SÓ LÊ LIVRO DE AUTO AJUDA E FICA TODA EQUIVOCADA.COITADA...

Anônimo disse...

PARA QUE INCENTIVAR A LEITURA? SE OS GOVERNANTES PREFEREM ANALFABETOS P\ MANIPULAREM E ASSIM CONQUISTAR SEUS VOTOS.

Anônimo disse...

BARATA QUE BOM QUE TEMOS VOCÊ P\ DENUNCIAR SITUAÇÕES COMO ESTA DO SIEBE QUE CUIDA DAS BIBIOTECAS ESCOLARES DE NOSSO ESTADO E HOJE ESTÁ ENTREGUE AS TRAÇAS.

Anônimo disse...

QUEM LÊ VIAJA...

Anônimo disse...

PRA FRENTE COM AS BIBLIOTECAS ESCOLARES... SAI DO MARASMO SECRETÁRIO E MANDA ESSA TUA PROTEGIDA PASSEAR PELA SEDUC COM O DAS DELA POIS P\ELA É ISSO QUE IMPORTA. ASSIM VOCÊS NÃO PERDEM O CABO ELEITORAL.AFINAL É ISSO QUE IMPORTA P\VOCÊS POLÍTICOS.

Anônimo disse...

FORA HELLEN...

Anônimo disse...

Ei Secretário quando é que o senhor vai tira essa senhora da direção do SIEBE só quando ela extinguir o SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS ESCOLARES que vergonha enquanto que outros Estados estão lutando para criar os seus sistemas de biblioteca do nosso Estado esta se acabando que pena

Anônimo disse...

Jatene tira logo esta mulher da direção do siebe e manda ela refazer o curso de administração pelo jeito ela esta fazendo tudo errado

Anônimo disse...

Tem que tirar essa moça não entende de Biblioteca, não tem compromisso com o SIEBE chega tarde e sai cedo.Tem prejudicado os servidores. Mania de perseguição. FORA HELLEN. Ta sujando o nome do SIEBE.

Anônimo disse...

Secretário tire essa moça vai lhe prejudicar.

Anônimo disse...

Não acredito que as autoridade não vão tomar nenhuma providência vão deixar esta incopentente administrar o sistema de biblioteca conquista realizada no proprio governo do Jatene em (200?)

Anônimo disse...

O problema é que Educação, Saúde e segurança, só é prioridade nos discursos de campanha, depois que assumem o cargo, eles só pensam em guardar dinheiro na "inharga" das calças !!!

Anônimo disse...

Como dizia o peta Castro Alves: "BENDITO O que semeia livros!" então, malditos os que os reprimem e impedem o povo de pensar. Acorda Pará !!!! Prof(a) Claudia Portela

Anônimo disse...

Será que não vão tomar nenhuma providência e os servidores vão continuar a sofrer com os desmandos desta coordenadora?

Anônimo disse...

Essa moça é tão insegura que só se alia com gente abaixo dela.

Anônimo disse...

oi bibliotecarios vocês tem que luta pra tira esta incopetente deste cargo e colocar uma pessoa que venha soma para o crescimento do SIEBE

Anônimo disse...

QEM Lê sabe votar e isso não interessa os politicos profissionais.Preciso dizer mais alguma coisa.

Anônimo disse...

coitada dessa incompetente não sabe nem o que é assédio moral.Procura no google só p/ lembra-la nos livros de auto ajuda não tem o que é assédio moral.

Anônimo disse...

secretário coloca a matinta... como coordenadora do SIEBE ELA VAI TRABALHAR MELHOR QUE ESSA QUE ESTÁ AÍ.

Anônimo disse...

secretario como ficou o caso do desvio do CRED LIVRO dos Professores do interior que ocorreu na feira do livro de 2012?

Anônimo disse...

PELO VISTO NEM O DESVIO DO CRED LIVRO
VERBA DESTINADA P/O PROFESSOR COMPRAR LIVOS NA FEIRA DO LIVRO DERRUBOU A ATUAL COORDENADORA DO SIIEBE. SANTA MARIA AUXILIADORA PODEROSA...

Anônimo disse...

BLOG DO BARATA SINÔNIMO DE CREDIBILIDADE...

Anônimo disse...

Quem lÊ TEM SENSO CRÍTICO AGUÇADO E SABE ESCOLHER SEUS REPRESENTANTES.

Anônimo disse...

Esta explicado porque a EDUCAÇÂO do Estado do Pará vai de mal a pior é porque as pessoas que são colocada para execer o cargo público da Secretaria da Educação não tem hábito de ler

Anônimo disse...

Ei bibliotecários lutem, se unam e coloque um profissional da área nessa coordenação.

Anônimo disse...

jatene onde você encontrou esta administradora que não serve nem p/ administrar as barracas dos vendedores do VER-O-PESO QUANTO MAIS P/COORDENAR o sistema de bibliotecas do Estado.

Anônimo disse...

jatene onde você encontrou esta administradora que não serve nem p/ administrar as barracas dos vendedores do VER-O-PESO QUANTO MAIS P/COORDENAR o sistema de bibliotecas do Estado.

Anônimo disse...

SOU UMA PROFESSORA LOTADA EM UMA BIBLIOTECA ESCOLAR FICO INDIGNADA POIS TODAS AS VEZES QUE VOU SOLICITAR
QUALQUER MATERIAL NUNCA TEM.

Anônimo disse...

Aí bibliotecárias vão ficar aí paradas?Vocês não sabem onde fica O MINISTÉRIO PÚBLICO?

Anônimo disse...

Acordem bibliotecários não deixem que está apadrinhada atropele o trabalho de vocês.

Anônimo disse...

Acordem bibliotecários não deixem que está apadrinhada atropele o trabalho de vocês.

Anônimo disse...

Gente, essa Coordenadora do Siebe deveria ir para a Escola de Governo fazer um curso de atualização em Gestão de Pessoas e de Competência.

Anônimo disse...

Fora Hellen Capeta !!!!

Anônimo disse...

Como uma pessoa tão despreparada pode estar a frente de um Sistema de Bibliotecas, responsável pelo destino de todas as bibliotecas escolares do Estado do Pará. Depois querem que o IDEB do Estado melhore. Governador acorde! Ano que vem tem eleição.

Anônimo disse...

A conduta dessa Coordenadora faz parte do caráter dela, pois na Faculdade que ela diz ser professora é na verdade tutora ela não respeitava nem os alunos demais idade, por isso fizeram um abaixo assinado e colocaram ela pra fora.

Anônimo disse...

PARABÉNS PELO BLOG BARATA !!! SUA VOZ E SEU ESPAÇO ECOAM COM O SOM DE TANTA CLEMÊNCIA, DIANTE DE TANTAS ARBITRARIEDADES. SALVE O BLOG DO BARATA !!!

Anônimo disse...

Como fomentar o hábito da leitura nas bibliotecas escolares, diante de tanta incompetência?

Anônimo disse...

Quando a biblioteca da escola, da qual eu sou diretora, foi inaugurada ela nem sequer ligou para avisar que não se faria presente. Soube que ela tem o costume de não ir aos eventos das bibliotecas.

Anônimo disse...

se esta senhora não saber o significado do assédio moral então que ela faz ai no SIEBE fica só aguardando o salario no final do mês

Anônimo disse...

Não conheço a supra citada, mas penso que os servidores, que estão envolvidos neste departamento da SEDUC,deveriam procurar providências, junto ao Sr. Secretario de Educação, pois a ele compete avaliar a gestão e tomar as medidas cabíveis. Não culpemos o governador, pois ele tem uma visão macro do Estado, aos chefes designados por ele, cabe uma visão "micro", que perceba as competências e ganhos para o avanço de cada secretaria. portanto, façam um pedido formal ao Secretario, tenho certeza que ele nem tem conhecimento de tais situações.

TELMA disse...

Nosso governador é um intelectual. é professor da Universidade Federal do Pará. Muitos do Staff da SEDUC são professores universitários, como então sumano eles não sabem a importância da biblioteca e da leitura para formação de um individuo. É lamentável...

TELMA disse...

Imagino que o Governador nem o Secretário de Educação saibam dessa situação, no entanto, é bom sabermos que enquanto as pessoas ocuparem cargos no estado por causa de padrinhos políticos, estas situações vão acontecer frequentemente. Existem pessoas que cursam universidades e se preparam para exercer determinadas profissões, para isto recebem conhecimento especializado em determinada área do conhecimento, o que os habilita para fazer coisas específicas... Talvez esta moça não tenham nem mesmo o segundo grau... nunca se sabe!

TELMA disse...

Nossa! Que baixaria... e isto tratar de um assunto tão sério. ainda bem que a tecnologia tem sido usada por pessoas como Augusto Barata, pra denunciar situações lastimáveis como essa! Alguém pode avisar o governador de que esta situação tá acontecendo. Tenho certeza que ele tomará providências... Afinal ele é uma pessoal que valoriza a educação e a leitura.

TELMA disse...

Tive a grata satisfação de participar do SIEBE, em sua fase embrionária. Isto aconteceu no primeiro governo do Prof. Jatene, quando foi feito um grande esforço da então Secretária de Educação para implantar o Sistema, tudo era difícil, mas havia um grande incentivo da Prof. Rosa, por isso acho que se o Secretário soubesse dessa triste realidade provavelmente esta incompetente já teria sido excluída do cargo em que ocupa.

TELMA disse...

Vamos lá bibliotecários tomem uma providência... tirem esta louca daí antes que ela faça mais atrocidades...

TELMA disse...

Por um acaso! procurando dados pra minha tese de doutorado, encontrei este blog... então resolvi postar algum comentário, citando um texto de Ezequiel da Silva, do livro "O ato de ler" que fala das funções da leitura na realidade educacional brasileira.
"Leitura é uma atividade essencial a qualquer área do conhecimento e mais essencial ainda a própria vida do Ser Humano... Leitura está intimamente relacionada com o sucesso acadêmico (escolar) do ser que aprende... Leitura é um dos principais instrumentos que permite ao Ser Humano situar-se com os outros, de discussão e de crítica para se poder chegar à práxis..." A leitura é responsabilidade de todos, mas essencialmente da família e da escola. Então como pode um sistema dessa natureza que deveria estar tomando providências quanto a promoção da leitura está em mãos de pessoas que não conhecem os benefícios que ele pode trazer para toda sociedade?

TELMA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Vamos postar nas redes sociais e ganhar mídia, compartilhem este artigo e vamos fazer acontecer.

Anônimo disse...

Eu ri de tanta pena da cidadã, se é que posso considerá-la como tal. Coitada, o ego é tão inflado que ela pode vir a implodir a qualquer momento!

Anônimo disse...

Governador tire essa pessoa do cargo que ela nunca deveria estar!!!

FORA HELLEN DEMÔNIOS!!!!!

Anônimo disse...

Ela diz que tem graduação em Administração, mas acho que ela deve ter comprado o diploma, pois é a personificação do despreparo em lidar com pessoas e mais despreparada ainda para o serviço público. Que burra, e esse governo mada de exonerá-la do cargo. O governador sabe que se ela continuar jamais se reelegerá, é muito servidor descontente na educação e demais áreas do governo. Isso parece castigo! Fora Hellen!!!!