quinta-feira, 17 de outubro de 2013

SEDUC – Análise embute críticas a Helen Anjos

Hellen Anjos: sob severas críticas das bibliotecárias da Seduc.

        O documento expõe, prioritariamente, as mazelas apresentadas na condução do Siebe, mas não esquece de acentuar a contribuição de Hellen Anjos para as distorções denunciadas. “Em algumas situações somos subutilizados, delegando atribuições que não correspondem ao nosso cargo e ficamos ‘cobrindo as faltas’ do corpo administrativo-operacional. Não que não possamos uma vez ou outra fazê-lo, o que não pode é virar um vício (é o que acontece); deixamos de fazer nossas tarefas para fazer a dos demais”, revelam as bibliotecárias, para então disparar a pergunta que não quer calar: “ E quem faz a nossa?”

        “Por todas estas situações expostas, percebemos que nosso trabalho técnico tem deixado a desejar e nos sentimos insatisfeitos, incomodados, desmotivados e cansados, porque o que conseguimos construir tem sido desconstruído ao longo destes 04 (quatro) anos”, assinalam ainda as bibliotecárias, no documento. As bibliotecárias que subscrevem o documento sublinham, porém, a esperança de uma mudança qualitativa, na condução do Siebe. “Temos tentado incessantemente, estamos incomodados e tristes, mas temos a plena convicção que podemos mudar esta realidade, tornando a biblioteca espaço de cultura, de pesquisa, claro, desde que observadas os pontos enumerados aqui e com a colaboração de todos os setores/atores envolvidos nesse processo”, enfatizam.

25 comentários :

Anônimo disse...

Tanta gente boa sem emprego, e uma indivídua dessa fazendo má uso do serviço público. É por isso q este Pará não vai pra frente.

Anônimo disse...

SUA ARROGÂNCIA É GRANDE QUE QUANDO AS TECNICAS FIZERAM UMA REUNIÃO P\TENTAR APOIO P\A FAZEREM UM BOM TRABALHO NAS BIBLIOTECAS ESCOLARES ESSA SENHORA TEVE O DESPLANTE DE DIZER QUE O QUE AS TÉCNICAS ESTAVAM FAZENDO ERA ASSÉDIO MORAL NA
TENTATIVA DE INTIMIDA-LAS.PELO VISTO
NÃO SURTIU EFEITO.

Anônimo disse...

Barata;

“Em algumas situações somos subutilizados, delegando atribuições que não correspondem ao nosso cargo e ficamos ‘cobrindo as faltas’ do corpo administrativo-operacional. Não que não possamos uma vez ou outra fazê-lo, o que não pode é virar um vício (é o que acontece); deixamos de fazer nossas tarefas para fazer a dos demais”, revelam as bibliotecárias, para então disparar a pergunta que não quer calar: “ E quem faz a nossa?”

-------------------------------

A "subutilização" a que se refere este trecho da denúncia, é uma coisa que existe em todos os órgãos do governo, principalmente quando dão poder a elementos despreparados para o cargo. Na verdade não é uma subutilização, e sim a inveja temperada com a soberba, da parte de quem não consegue interagir com profissionais de valor superior ao seu; os quais depois de "rebaixados" para funções de menor exigência técnica, ainda poderão ser por esta depreciados ao comparar com outros servidores próprios daquelas funções. Daí são cunhadas expressões como: "não limpa tão bem quanto fulana; não arruma tão bem com cicrana; não sobe-e-desse-leva-e-traz-abaixa-e-levanta" tão bem quanto beltrana.

No serviço público estadual tive muitos chefes que apresentavam este tipo de "recalque". Sempre os irritava subindo o nível técnico dos diálogos. Porém existem outras formas ainda mais grosseiras deste problema, p.ex: quando a politicagem e a incompetência promovem a certos cargos pessoas que não está à altura destes, pois originalmente ocupa um outro que é vários degraus abaixo do novo cargo com o qual foi indevidamente mimoseado(a). Isso é muito comum na Fundação Santa Casa, onde cada gerente pega um ou dois braçais "artes-práticas" do seu agrado pessoal e os promove a "chefes-administrativos-informais-mas-com-plenos-poderes-e-não-duvida-que-o-pau-te-acha". Daí esses "pits" começam a morder uns e outros sob o sarcástico sorriso dos que empunham a outra ponta da corrente.

É como dizia aquele jornalista: "é the end of the picade"; ou como diria o colunista Lalau: prá ser servidor público estadual, a gente tem de dançar o "samba-do-crioulo-doido". E eu completo: em 78 r.p.m.

Anônimo disse...

Tudo na SEDUC é só faz de conta p\a enganar a sociedade indefesa e carente por serviços básicos de qualidade.FAZ DE CONTA QUE TEMOS BIBLIOTECAS ESCOLARES FUNCIONANDO COMO DEVE... FAZ DE CONTA QUE TEMOS ESCOLAS DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE
ATÉ TEM MAS SEM ESTÁGIO OS ALUNOS NÃO CONCLUEM...E AS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL ESSAS SÀO PURO MARASMO POIS NÃO TEM ESTRUTURA P\FUNCIONAR COMO DEVE OU SEJA SÓ ENGANAÇÃO.

Anônimo disse...

QUEREMOS EDUCAÇÀO DE QUALIDADE SEM INTRUSOS COMO ESSA HELLEN ANJOS.

Anônimo disse...

QUEREMOS EDUCAÇÀO DE QUALIDADE SEM INTRUSOS COMO ESSA HELLEN ANJOS.

Anônimo disse...

Segundo as orientações do SEBRAE, entre OS DEZ MANDAMENTOS DA BOA ADMINISTRAÇÃO, encontra-se:
"Crie um clima organizacional favorável: o clima da empresa deve ser o mais favorável possível para que o funcionário se sinta profissionalmente à vontade para exercer suas tarefas ". Se os órgãos público adotassem como regra o "bem estar profissional do servidor", os resultados seriam favoráveis para toda sociedade.

Anônimo disse...

ASSEDIO MORAL É DA GERÊNCIA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS A CONHECIDA GPREC/CRF/SEDUC SUELI NASCIMENTO, É ARROGANTE; INCOMPETENTE E NÃO ENTENDE NADA DE GESTÃO PÚBLICA, SEM FALAR Q ELA É ADVOGADA NÃO SABE NADA DE EDUCAÇÃO. A HELLEM É FICHINHA PERTO DELA, PODEM ACREDITAR!

Anônimo disse...

Esta senhora não sabe que ler é fundamental para soltar imaginação do endivido se soubesse daria mais atenção para as bibliotecas escolares

Anônimo disse...

Meu caro das 23:08, que "endivido" é este? Por acaso queres dizer "indivíduo"? Pelamodedeus!!!!! Faltou vc ler mais um pouco e isso é culpa dos nossos governantes.

Anônimo disse...

ela da um caldo ainda he he

Anônimo disse...

É notório que leitura e escrita são extremamente importantes para o crescimento pessoal, profissional e social do ser humano . Mas que pena que esta senhora não deu a devida importância o que se observa em sua gestão nada foi feito para formar novos leitores.

Anônimo disse...

Essa Helen e galho fraco perto da Darcirolda do RH

Anônimo disse...

Essa Helen e galho fraco perto da Darcirolda do RH

Anônimo disse...

Assim como no governo passado a Secretarias estão lotadas de apadrinhados, parentes e amantes de políticos. Não há o que fazer a não ser botar este governo pra fora do poder. Os Servidores Públicos Concursados devem a partir de agora se mobilarem para novamente limpar o governo, NÃO A REELEIÇÃO.

Anônimo disse...

Pelo que estou vendo no comentário dos funcionários da SEDUC, essa Secretaria esta desmoronando, a arrogância e incompetência está em todas as chefias??? é isso mesmo??? Se os próprios chefes não sabem respeitar seus servidores, imaginem só como devem tratar a comunidade que precise de algum serviço deles ? Sinceramente, deveriam acabar com esse tal de D.A.S, porque cidadão se ARMA de dono da verdade e esquece a finalidade da instituição que é SERVIR O PÚBLICO ! Ponham esses incompetentes pra rua!!!!

Anônimo disse...

EGUA ATÉ QUE ENFIM ALGUÉM CRIOU CORAGEM E DENUNCIOU !!! JÁ ERA PRA TER FEITO ISSO A MUITO TEMPO, VOCÊS TAMBÉM PODEM RECORRER A OUVIDORIA DA SEDUC, ELES DEVEM ORIENTAR COMO VOCÊS PODEM RESOLVER ISSO SE O SECRETARIO NAO TOMAR PROVIDENCIAS. SOU SERVIDORA TAMBÉM E ESTOU TORCENDO POR VOCÊS. Rosenilda (o nome é fictício por conta da represaria)

Anônimo disse...

Minha querida, o termo é REPRESÁLIA!

Anônimo disse...

Tá reclamando vai pro MPE, ver o que o atual PGJ fez e continua fazendo para aviltar os servidores concursados!!!!

Anônimo disse...

DE 19 de outubro de 2013 12:31, enquanto você apontava o equívoco gramatical cometeu um também "Pelamodedeus" acho que vc deve ler mais um pouco, mas concordo isso é culpa dos nossos governantes.

Anônimo disse...

A biblioteca escolar é de suma importância à formação de novos leitores de nosso país.

Anônimo disse...

O QUE NOTA-SE É UMA INSATISFAÇÃO GENERALIZADA NAS CHEFIAS DA SEDUC, ACREDITO QUE POR SER UMA DAS MAIORES SECRETARIAS, OS GOVERNANTES SE PROVEITAM PARA FAZER DELA, UM CURRAL ELEITOREIRO, ENVIANDO PRA LÁ TODO "CLUBE DA LULUZINHA". OS CONTRATOS SÓ SÃO ESTABELECIDOS SE FOREM ENCAMINHADOS PELO NILSON PINTO E DE SUA CUPULA, E ASSIM AS ESCOLAS SEGUEM SUA ROTINA SOLITÁRIA DE ABANDONO, E ENQUANTO ELAS DORMEM NO ESQUECIMENTO, A SOCIEDADE TAMBÉM SEGUE SUA ROTINA, MAS NO SENTIDO CONTRÁRIO AO DESENVOLVIMENTO, ONDE SÓ HÁ CRESCIMENTO DA VIOLÊNCIA, IMPUNIDADE, POBREZA E DA VERGONHA DE NÃO SERMOS CAPAZ DE ESCOLHER BONS POLITICOS!

Sandra Amaral/ Oeiras do Pará.

Anônimo disse...

Senhores dirigentes,
Secretário de Educação Claudio Ribeiro e Ilmo. Governador Simão Jatene,

Nota de repúdio

Todos os profissionais, sem dúvida devem ter no mínimo conhecimento das atribuições de cada profissional no mercado de trabalho, independente da formação, pois cada categoria, certamente reconhece os serviços de Biblioteca, se não conhece o funcionamento pasmem! Não sei como chegou na formação em que se encontra, portanto, é inadmissível o descaso e a postura da coordenadora do SIEBE, Hellen Anjos, para tal cargo que requer do gestor a responsabilidade e competência para administrar os serviços de bibliotecas estaduais, que infelizmente não está atingindo com satisfação, deixando um acúmulo de problemas desenfreados, refletindo negativamente na camada estudantil, afinal EDUCAÇÃO é o que se verbaliza pelos políticos, falam tanto das melhores condições e instalações em Bibliotecas e em cada município, onde haja escola, deve haver o bibliotecário(a) para administrar os serviços “daquela” biblioteca.
Portanto, uma forma de reverter esse quadro caótico é exonerar a atual gestão e apontar o profissional que conhece os problemas.

Bibliotecária

Anônimo disse...

É lamentável todo o descaso com os profissionais bibliotecários, em se tratando de Educação, sistemas de Bibliotecas Estaduais, mas é óbvio que nossos governantes querem eleitores e leitores analfabetos ou não?, se estiver enganada, então... vamos reverter o quadro da gestão atual de bibliotecas públicas. A atual dirigente perdeu completamente a direção dos serviços, talvez por desconhecer completamente as atribuições e funções de Bibliotecas.

Vamos melhorar a direção! Bibliotecário-gestor em ambientes Bibliotecas.

Anônimo disse...

Vamos postar nas redes sociais e ganhar mídia, compartilhem este artigo e vamos fazer acontecer.