sexta-feira, 27 de setembro de 2013

DIÁRIO – Grevistas aguardam resposta patronal

No seu oitavo dia, greve desafia intransigência dos Barbalho.
Alunos de jornalismo com grevistas: choque de realidade.

        Reivindicando melhores salários e condições de trabalho minimamente dignas, nesta sexta-feira, 27, a greve dos jornalistas do jornal Diário do Pará e do DOL, o Diário Online, do grupo RBA, a Rede Brasil Amazônia de Comunicação - da família do senador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Pará -, chega ao oitavo dia. Nesta última quinta-feira, 26, via Sindicato dos Jornalistas, os grevistas apresentaram uma nova proposta, que inclui um piso salarial de R$ 1.700,00; tíquete-alimentação de R$ 253,25; estabilidade por 10 meses; e readmissão do repórter Leonardo Fernandes, demitido sem justa causa, em clara retaliação pela sua participação na articulação da paralisação. Ao mesmo tempo, também ontem, os jornalistas protocolaram um documento no Ministério Público do Trabalho, solicitando que este intermedie as negociações com a direção da RBA, diante da intransigência patronal.
        Para esta sexta-feira, a partir das 9 horas da manhã, os grevistas voltam a acampar diante do edifício-sede da RBA, até o final da tarde, repetindo o piquete dos últimos dias, além da interdição da pista da avenida Almirante Barroso que passa em frente ao prédio do grupo de comunicação dos Barbalho. Nesta última quinta-feira, eles se concentraram na elaboração da nova proposta apresentada à RBA e do documento solicitando que o Ministério Público do Trabalho intermedie as negociações com a empresa. Por isso, a mobilização cotidiana dos grevistas, em frente a RBA, ficou restrita ao período da manhã, com a participação dos jornalistas em uma aula especial ao ar livre, na calçada diante da RBA, para alunos do curso de jornalismo da UFPA, a Universidade Federal do Pará, acompanhados dos professores Pedro Loureiro de Bragança e Brenda Taketa. “A proposta de levar os estudantes, calouros em seu primeiro ano de universidade, para esta aula ao ar livre teve como objetivo orientá-los a observar com olhar crítico tudo o que está acontecendo, ir à rua pra ver de perto e conversar com pessoas, até porque mesmo com todas as tecnologias disponíveis, nada substitui a experiência de vivenciar os fatos. Eles ouviram pessoalmente relatos dos editores, repórteres, fotógrafos e todos os que estão envolvidos na causa”, explica Pedro Loureiro de Bragança, em seu blog, o Blog do Pedrox, acessado pelo link  http://pedrox.com.br/?p=3606 . A atividade com a participação dos alunos de jornalismo da UFPA também está na página mantida pelos grevistas no Facebook, cujo link é https://www.facebook.com/grevediarioedol?fref=ts .

        O dia dos grevistas, nesta última quinta-feira, foi arrematado com uma assembleia geral, no final da tarde, no SINTSEP/PA, o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado do Pará, para avaliação do movimento. Iniciada às 6 horas da tarde, a reunião se estendeu até cerca das 10 horas da noite, com a definição da agenda de atividades para esta sexta-feira.

Nenhum comentário :