sábado, 24 de agosto de 2013

UFPA – Quando o passado condena



TEXTO MUTILADO PELA CENSURA JUDICIAL
IMPOSTA PELA JUÍZA LUANA SANTALICES.


        Os antecedentes de Edir Veiga (foto), diga-se, não são exatamente lisonjeiros. Técnico de nível superior da UFPA, na função de odontólogo, com uma carga horária de 40 horas semanais, ele é também docente do quadro de carreira da Universidade Federal do Pará, com uma carga horária de 20 horas semanais. Veiga ganhou visibilidade não por eventuais méritos profissionais, mas por manter um blog, focado na UFPA, sob a recorrente denúncia de utilizá-lo para vender proteção aos poderosos de plantão na universidade, em contrapartida a benefícios pessoais.
        Nos anos 80 do século passado, quando ainda aluno de odontologia e militante do PT, ele foi nomeado assessor de relações internacionais da UFPA pelo então reitor Seixas Lourenço, a despeito de ser monoglota e, na época, carente até das mais rudimentares noções de higiene pessoal. Sua nomeação, assim como a de outros de igual jaez, fez parte da estratégia destinada a neutralizar os petistas xiitas. Formado em odontologia, ele optou por se especializar em ciências políticas, após tornar gosto pelas benesses do poder. Antes disso, Veiga protagonizou um rumoroso escândalo, ao fazer uma viagem a Europa, para fazer proselitismo político em nome do PT, valendo-se ilegalmente de recursos da UFPA para viabilizar o périplo político-partidário, segundo ele próprio admitiu, em reunião do Consun, o Conselho Universitário. Mas o pior estava por vir. Na ocasião, Edir Veiga foi acusado - inclusive pelo ex-deputado Mário Cardoso, um militante histórico do PT tido como inquestionavelmente probo - de embolsar, durante sua permanência na Europa, o dinheiro de uma coleta originalmente destinada a ajudar a campanha eleitoral petista. Detalhe sórdido: segundo a denúncia, a quando da coleta feita na Europa, que teria sido estimulada por Veiga, as eleições no Brasil já tinham sido realizadas. A suposta falcatrua foi denunciada publicamente e Veiga acabou defenestrado do PT.

        Edir Veiga, ao fim e ao cabo, contribuiu para fixar a imagem de incorrigível arrivista. Assim, por exemplo, depois de incensar Ana Júlia Carepa, após esta ser eleita governadora, inclusive sugerindo tratar-se de uma militante de perfil intelectualizado (um delírio digno de beberagem de Santo Daime), ele foi aquinhoado com uma sinecura no governo. Mas acabou por ser defenestrado do cargo de assessor especial, ao entrar em rota de colisão com os luas pretas da ex-governadora petista. Ao perder a mamata, tornou-se um crítico ácido daquela a quem, até então, inundava com caudalosos elogios.

23 comentários :

Anônimo disse...

Nossa, desde março de 2011, embolsando R$ 14.000,00. E o pior, vai ter que devolver todo esse dinheiro com juros e correções monetárias!

Anônimo disse...

"ex-deputado Mário Cardoso, um militante histórico do PT tido como inquestionavelmente probo". Tá de brincadeira, né?

Anônimo disse...

Será que ele cumpre pelo menos as 20 h semanais como Professor? Será?

Anônimo disse...

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Pará (1983), especialização em Odontologia pelo Associação Brasileira de Odontologia (1995), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Ciência Política pela Universidade Cândido Mendes (2004). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará, Professor Adjunto III desta. Professor Doutor da Faculdade Integrada Brasil Amazônia e Professor de nível superior da Escola Superior Madre Celeste.
Vejam só a esperteza do ¨FANTASMA EDIR VEIGA¨. Na sua biografia ele OMITE que é funcionário 40 h semanais da UFPA! Vejam também a quantidade de empregos que a figura ostenta.

Anônimo disse...

Tatu político, que vive cavando espaço no poder. Agora está anunciando uma tal pesquisa de intenção de votos para 2014 do desastroso governo do Jatene, que será divulgada no final do mês de setembro (ver blog "Bilhetim"). Até lá vai rolar muitos $entimento$. Tá parecendo o deputado dançarino e boquirroto Wlad quando era radialista na Rauland, quando ameaçava denunciar político Ciclano ou Beltrano. Marcava a data e hora, mas ai rolava o "acordo" e ele se calava.

Anônimo disse...

17:06

Tudo isso que você descreve é a realidade de um sistema de ensino superior corrupto, que existe para beneficiar os arrivistas políticos, amantes, amigos de bebedeira, etc. Vejamos o percentual destes ungidos por bolsas de estudos e cargos públicos que realmente está trabalhando em prol do ensino universitário. Muito pouca gente.

Anônimo disse...

Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará, Professor Adjunto III desta. Professor Doutor da Faculdade Integrada Brasil Amazônia e Professor de nível superior da Escola Superior Madre Celeste e Técnico da UFPA 40 h semanais no cargo de odontólogo. Égua, como é que esta figura dá conta de tantas horas semanais trabalhando? Fazendo as contas rapidinho, ele teria que trabalhar de segunda a sexta-feira 20 horas por dia. Por isso o mesmo é um grande FANTASMA, pago com nosso dinheiro.

Anônimo disse...

De comunista ferrenho a bajulador do PSDB. Não esquecer que o mesmo defendia o prefeito nefasto Duciomar Costa, e ainda se diz íntimo do senhor Elder Barbalho. Mais nas horas vagas de sua "exaustiva" rotina de trabalho na UFPA, encontra tempo para afagar o ego do patético tucano Manoel Pioneiro.

Anônimo disse...

Pródigo cabo eleitoral do radialista Jeffersson Lima.Com certeza em sua pesquisa vai coloca-lo em boa posição no ranking de possíveis candidatos ao governo do Estado

Anônimo disse...

Art. 876. Todo aquele que recebeu o que lhe não era devido fica obrigado a restituir
Art. 884. Aquele que, sem justa causa, se enriquecer à custa de outrem, será obrigado a restituir o indevidamente auferido, feita a atualização dos valores monetários.
Isto é o que diz o Código Civil Brasileiro.

Anônimo disse...

Todos sabem que atualmente ele responde aos interesses do PSDB e principalmente do jeferson lima.

Anônimo disse...

Barata: uma vida de inseto às custas da honra alheia!
Caro Barata, este é o enunciado do blogueiro FANTASMA. Quase fui as lágrimas das desculpas dado pelo seu sumiço do Hospital Bettina. Como blogueiro ele é um ótimo ator. Que ¨CARA DE PAU ¨.

Anônimo disse...

O rapaz realmente è um fantasma, realmente anuncia a hora da pesquisa para quem botar mais leva os melhores números, e assim por diante, vamos rotulá-lo de estelionatário, funcional e eleitoral, 171 cod. penal.

Anônimo disse...

Edit veiga, alem de estelionatario eleitoral, tb pratica estelionato funcional!

Anônimo disse...

A MASCARA CAIU

Anônimo disse...

Então esse é o CURRICUM LATTES do prof. Veiga?

Anônimo disse...

Que vergonha para ufpa

Anônimo disse...

Continuação da parábola do escorpião e da rã: ... Depois de tanto ferrar rãs após a carona nas costas delas para atravessar lagos, as rãs avisaram umas pra outras do comportamento daquele escorpião veiga...

Anônimo disse...

Desde, 2005, com vinte anos de atividade na UFPA, quando exercia a função de odontólogo da UFPA, fui afastado de minhas funções nas clínicas, a partir de uma decisão do serviço de perícia da UFPA devido eu ter sido acometido de uma grave patologia clínica na coluna cervical (osteofitose), que significou um bico de papagaio por dentro do canal medular. Caso eu permanecesse naquelas atividades eu teria a medula seccionada e iria ficar tetraplégico. Isto que estou relatando, está devidamente documentado na UFPA.

A partir desta data, fiquei lotado, entre a faculdade de odontologia, o gabinete do reitor na gestão anterior ao atual reitorado e neste momento estou lotado no gabinete do reitor na gestão Maneschy. Fiquei lotado no hospital Bettina, desde o início gestão Paulo Amorim, mas sempre no trabalho de assessoria, principalmente ligado ao gabinete do reitor. Em síntese, não posso, por problemas de saúde exercer atividades finalísticas relacionadas à odontologia. E esta situação está plenamente legalizada na UFPA. Portanto, não posso ser visto exercendo odontologia no Bettina, que é um hospital e não clínica odontológica.
Senhores e senhoras, vejam acima o rol de mentiras do senhor Edir Veiga. Vamos lá: Ele diz que atualmente está lotado no gabinete do Reitor. Mentira, continua lotado no Hospital Bettina. Outra coisa, se ele não pode exercer atividade no Hospital Bettina, porque está lotado lá? É muita cara de pau, achando que pode enganar os verdadeiros trabalhadores da UFPA.

Anônimo disse...

Barata que dizer então que ele foi excluido ignominiosamente do pt porque foi pego roubando dinheiro do partido?

Anônimo disse...

Porque será que o Edir Veiga omite, esconde em sua biografia que é Técnico da UFPA 40 h semanais?

Anônimo disse...

Sabe qual é o telefone dele? vou passar, é: meia, meia, meia, meia, meia, 1,7,1.

Anônimo disse...

Porque a biografia dele e clandestina em plena estado de direto.