quarta-feira, 5 de junho de 2013

BELÉM - A saúde em colapso


41 comentários :

Anônimo disse...

Se fosse só a saúde, se dava um jeito. O pior é que são todas as instituições que estão um caos, corrupção e nepotismo imperam.

Anônimo disse...

O ERRO FATAL DO PREFEITO FOI A ARROGANCIA,deveria ter esperado mais um pouco afim de dar a oportunidade do Secretario de Saúde conhecer quem tinha capacidade de melhorar o CAOS deixada pela ultima Secretaria de Saude que nunca fez nada.POis com certeza existiam bons tecnicos e em muitas unidades de saude gerentes com capacidade de administrar com quase nada, mas possuiam capacidade tecnica em saude publica,o resultado é que hoje ninguem quer assumir uma secretaria cheia de DAS que nada entendem e diretores de unidades de saude cuja ação com o proselitismo procuram transformar orgãos de saude em comites eleitorais, chegam as 11h e saem as 14h,sem nenhum compromisso com a comunidade.Se o Secretario não tiver autonomia esse caos vai durar os 4 anos, pois a bagunça tá demais.Ninguem consegue resolver nada naquela SESMA,

Anônimo disse...

Procura-se um Secretario de Saude pois a saude esttá na UTI em coma profundo,por acharem durante a Campanha que a culpa são apenas das pessoas que por lá trabalharam no governo anterior,existiam sim profissionais muito capacitados,porém a arrogancia, não permitiu um tempo para ver quem era quem, e o resultado foi esse um Secretario que Afirma que saiu por falta de condições e ele está certinho.Quantos recursos já foram devolvidos para o Ministerio da Saude por não terem competencia de aplicar onde dveria ser aplicado?é só fazer auditoria SÈRIA que vão ver que os tecnicos elaboram muito bem os projetos porem os caminhos que eles tomam é o mistério,e os recursos voltam mesmo,é só fazer auditoria.Enquanto isso os profissionais fazem coleta pra comprar o básico.

Anônimo disse...

ATENÇÃO BELÈM VAMOS AJUDAR A ENCONTRAR UM SECRETARIO DE SAUDE URGENTE POIS A SAUDE ESTA EM COMA PROFUNTO NA UTI DO PSM.DE PRFERENCIA SEM O PITECO DOS VEREADORES>ELES TEM OUTRO PAPEL A CUMPRIR VAMOS DEIXAR O SECRETARIO TER AUTONOMIA<E VARRER ESSES DAS INCOPETENTES QUE ESTÃO POR TODA A SESMA.

Anônimo disse...

O comentarista das 01:31 está no caminho certo! A arrogância, a prepotência e o desconhecimento de diretores e diretoras das US's nomeados pelo Zenaldo, muitos deles (as) à pedido dos vereadores da base aliada, com o intuito claro e conhecido de transformar essas US's em verdadeiros currais eleitorais, está transformando o dia a dia de servidores das unidades em verdadeiro caos/estresse. Não bastasse terem que lidar com as péssimas condições de atendimento ao usuário por falta de equipamentos, medicamentos, estruturas físicas impróprias, muitas das vezes tem que aturar o despreparo, a grosseria e a falta de conhecimento admnistrativo desses paraquedistas políticos"! O novo secretário, senão der um basta nisso, estará fatalmente percorrendo o mesmo caminho de seu antecessor!

Anônimo disse...

Para ser secretário de saude do Zenaldo só sendo um Hélio Franco da vida, que obedece, fala e faz o que o chefe manda e esquece que como médico tem obrigações éticas a cumprir.

Anônimo disse...

O novo secretário municipal, Ikuta, é conhecido por não dar aula nas universidades que atua e acumular salários sem trabalhar. Como a saúde vai para frente em Belém? Vai cobrar como?

Anônimo disse...

ATENÇÃO BELÉM:Sescretario de Saude já foi encontrado,só resta saber se ele vai continuar com seus outros empregos:consultorio,hospital,universidades etc...Que tal pedir ajuda da Dilma vai ver que ela consegue um de CUBA!!! sorrir para não morrer de raiva....

Anônimo disse...

O Zenaldo arrogante?Isso e muito querendo ser o Deus da terra e o rmao super secretario Guto, nossa esse mesmo que esta parecendo um Imperador,esqueceu das pessoas que um dia os levaram ao poder do tipo Vereador de Belem

Anônimo disse...

Zenaldo, volta ao teu normal e valoriza o teu passado ou melhor as pessoas que um dia lá no começo da tua carreira política te deram as mãos.O Dudu aproveita os amigos de antigamente

Anônimo disse...

Zenaldo, volta ao teu normal e valoriza o teu passado ou melhor as pessoas que um dia lá no começo da tua carreira política te deram as mãos.O Dudu aproveita os amigos de antigamente

Anônimo disse...

Concordo integralmente com os comentário 01:31 e 20:01; apenas acrescentando a minha conclusão particular: A saúde pública no governo Zenaldo Coutinho continua sendo "mais do mesmo". E explico: Belém tem uma escassez de bons gestores, seja no PSDB, PMDB, PT, PTB, PV, etc. Alie-se a isso, a predominância dos esquemas políticos - principalmente os que envolvem desvio de verbas por superfaturamento beneficiando empresas familiares, de testas-de-ferro, de correligionários poderosos, de cooperativas que desovam caixa-2 para o enriquecimento ilícito e o projeto eleitoral do chefe político. O resultado é a transformação dos órgãos públicos em cenários de um calote eleitoral, onde alguns deslumbrados com a condição de chefe entram em choque com servidores (com mais ou menos arrogância) culpando-os pela ineficiência do serviço, quando todos sabem que o verdadeiro culpado é o chefe da quadrilha que sucateia o bem público em prol de seus interesses pessoais.
O blog do Barata andou meio devagar ultimamente; torço para que volte à dinâmica que sempre nos permitiu compartilhar de notícias e denúncias - principalmente sobre a saúde pública. Tenho as minhas, mas aguardo um momento de maior dinâmica nos comentários e maior impacto online e nas conversas offline.

Anônimo disse...


Hoje, assisti uma comovente matéria na TV RBA, em que uma senhora, desesperada, implorava por ajuda para seu irmão, morador de rua e portador de transtornos mentais, que parecia um bicho jogado numa calçada.
Situação que causa indignação e denuncia que o município de Belém, assim como o estado do Pará não têm políticas de assistência e acolhimento e, muito menos, de tratamento desses seres humanos, que perambulam pelas ruas sofrendo junto com suas famílias.
Segundo a matéria, em Belém são mais de 400 moradores de rua. E o pior, em Belém existe apenas um abrigo noturno com 24 leitos. Ou seja, um verdadeiro descaso e irresponsabilidade dos prefeitos, tanto do anterior (o chefe de quadrilha duciomar) como do atual, além do governador. Também não dá pra esperar algo de políticos que tem raiva de povo, que governam para as elites e seus parceiros.
Aliás, políticas públicas e sociais, nunca foram prioridades para os governos do PSDB em Belém e no Pará. O que se vê é muita propaganda milionária e enganosa num estado sitiado pelo crime e pela exclusão social.
O povo tem culpa nisso, pois elegem esses crápulas, que desviam dinheiro da saúde e da educação, enriquecem, não prestam contas, ficam impunes e ainda desdenham de seus eleitores.

Anônimo disse...

O problema da população é que o Ministério Público Estadual e Federal NÃO INVESTIGAM a real destinação das verbas destinadas à saúde, para depois ingressar com ações de improbidade e criminal contra esses prefeitos corruptos.

Lamentável!

Anônimo disse...



400 pessoas deve ser quantidade de Drogados e portadores transtornos mentais que se concentram apenas no centro comercial de Belém, basta fazer um percurso pelas avenidas Presidente Vargas e Castilhos França e seus entornos. Ainda há centenas vagando pelos bairros pobres e feiras da periferia da Cidade. Num total descaso do poder público que sucateia os órgãos de assistência, preferindo o assistencialismo.

Anônimo disse...

E a Diretora da Urgencia e Emergencia da Sesma,já deu prosseguimento as denuncias,da farra de plantoões extras,vale alimentação.redução de carga horaria de médicos cujo objetivo é abrir vagas para plantões extras etc..,pelo que corre nos corredores é que a Diretora de Unidade que descobriu tudo,já entregou as cópias da maracutaia e ai,até agora está tudo do mesmo jeito.Ministerio Publico Federal solicitem auditoria das escalas de plantões extras, alem da prestação de contas dos suprimentos de fundos que foi entregue para cada gerente de unidade durante o Plano emergencial,será que houve o bom uso da verba? Infelizmente só temos voce Barata para nos escutar, no tempo do DUDU pelo menos tinha no site da PMB, o "FALE COM O PREFEITO" ele podia até nao ler mas existia o site, hoje em dia eles só publicam se for AMACIANTE DE EGO do PREFEITO.Nunca vi tanta reclamação de um prefeito em tão puco tempo.

Anônimo disse...

Por onde anda os Recursos que o Ministério da Saude repassou para Saúde Mental? isso foi na gestaõ anterior,Consultórios de Rua, me parece ser o nome do projeto.Cadê os $$$$$$$$?

Anônimo disse...

O $$$$ foi aplicado nessa infraestrutura inexistente nas unidades de saude, como expressou o ex secretário que se demitiu.E o Liberal perde tempo em sua tentativa de desqualificar o Dr. Joaquim Ramos, ele tem curriculo.

Anônimo disse...

Concordo com o comentarista das 00:01h,não adianta o Liberal,ficar cego e mudo diante do que todos estão sentindo na pele, Dr Joaquim é sério, responsavel e competente por essa razão.preferiu manter seu carater integro,não se faz saúde com politicagem,ou o secretario tem autonomia ou loguinho esse que entrou vai sair também.A SESMA está um verdadeiro caos,é muito DAS nas mãos de sangue sugas.Infelizmente são os menos favorecidos que pagam o pato.MIdia com programas de governo lindo é fácil de fazer eu quero ver é a resolutividade dos problemas que os usuarios enfrentam no dia a dia e os servidores também.pois estes até agredidos são pelo povo que não sabe para onde apelar.

Anônimo disse...

A saúde está em colapso, o trânsito está em colapso. Me diga o que não está em colapso em Belém que é mais fácil! Nós moradores do Entroncamento, castanheira, Augusto montenegro e BR 316 que sofremos sem nenhuma autoridade tomar providencias. Só nos resta protestar fechando a Av. nazaré, entre Quintino e Generalíssimo, onde os filhos das autoridades estudam pra, talvez, eles tomarem alguma providencia.

Anônimo disse...

Certo fez o antigo Secretario um cara Integro, que saiu por não concordar com a falta de estrutura para se fazer saúde de qualidade, ele e medico e mostrou isso na integra, quando entregou seu lugar.
Se fosse um cara mal caráter era fácil aceita um lugar apenas para ganhar dinheiro e dane-se a população carente que a cada dia morre nos hospitais por falta de médicos e medicamentos.
Espero que este japonês que entrou não brinque com a vida das pessoas pensando que é Deus e não seja uma rainha da Inglaterra.
Vamos cobrar população o melhor para saúde.

Anônimo disse...

O QUE OS MÉDICOS DO PARÁ PRECISAM SABER
ANTES DA ELEIÇÃO PARA O CRM/PA
José Antonio Cordero “O Bacalhau” com sua trupe está querendo voltar para formar as “Caravanas Hollidays”, junto com seus asseclas, Marcos Vinicius Brito, o eterno candidato, perdedor à qualquer coisa e seus companheiros de farra mais chegados e “manos velhos”.
Pensando em novas obras para seu primo-irmão e esposa executarem.
Sempre foi contra a criação de novas Escolas de Medicina e hoje é Coordenador do novo Curso de Medicina da FAMAZ.
Sempre fez críticas ácidas a colegas donos de Curso Preparatório para Residência Médica.
Seguir com seu comportamento galhofeiro, pornográfico, desrespeitoso e mal-educado, incompatível para um Conselheiro de um Tribunal de Ética.
Será que pensa que vai manipular um presidente caso eleito, como pensou e não conseguiu realizar com a atual Presidente?
Será que vai promover “Concursos” para facilitar a entrada de nova secretária que possa ser também namorada?
Ficou 5 anos no ostracismo, pois não conseguiu se eleger para o Conselho Federal por falta de reconhecimento e credibilidade entre a categoria médica.
Foi alvo de inúmeros processos quando de sua gestão como Vice-Reitor da Universidade Estadual do Pará.

Anônimo disse...

Cheguei a conclusão de que esse discurso é de continuidade, e que a mudança pregada na campanha não passou de um ardil para o ZenalDUDU faturar as eleições. E nós povo, mais uma vez sofremos pelas nossas escolhas.

Anônimo disse...

Hoje à noite deu na tv Liberal: 25 bebes morrem em 13 dias na Santa Casa.Mais uma vez aparece esse secretário de saude incompetente com desculpas furadas. Se o prefeito de Santa Cruz do Arari está respondendo pela matança de cachorros, o que esperar em relação ao secretário que está aí faz 3 anos e meio e nada muda? E o Jatene nem pia.Que vergonha!!!!!!

Anônimo disse...

Anônimo das 20:54 o governador tucano não pia porque não dá a minima para a saúde. Ele e seu preposto da saude pública estão atarefados em comprar/alugar/terceirizar novos hospitais.

Anônimo disse...

A turma do Zeze está exatamente igual a do Dudu quando assumiu em 2005, chefes arrogantes culpando os funcionários pelo caos querendo que os mesmos realizem milagres; DAS que não fazem nada e com horário privilegiado, os funcionários tendo que se desdobrar com falta de papel, impressora, papel higiênico, copo, água, faltas de condições de trabalho, falta de tudo! e ainda cumprir horário pois se passarem ou precisar sair 10 minutos antes com certeza o ATRAZO e saída antecipada vão estar em seu contracheque no final do Mês, mesmo você chegando 20 a 30 minutos antes ou depois do seu horário, e o privilégio do horário é só para alguns. E as Brigas internas pelo poder, hum essas são as que mais se igualam ao DUDU, e renderam a ele o recorde de Secretários na Saúde! No caso atual o Ex-secretário Dr. Joaquim, não quis jogar aquelas coisas no ventilador, preferiu se abster; mas a verdade é que ele tava engessado pelos diretores de depto. Quantas vezes deu murro na mesa, devia ter mudado para chute na bunda! Ae sim teria dado certo; mas a verdade que enquanto não houver mudança na cúpula da Sesma, todo secretário que entrar não vai ter autonomia; e viverá a mercê dos Diretores que fazem pose de honestos e dedicados prestadores de serviços do Prefeito, mas que na realidade sabemos que só é capa; pois em seus gabinetes secretos continuam o conchavo com fornecedores e nomeando pessoas incapazes (parentes e amigos); que estão ali apenas para realizarem cursos pagos pela Secretaria para melhorar o curriculum e conseguirem quem sabe um outro emprego depois que sugarem bem as tetas da prefeitura em 4 ou 8 anos se o povo assim permitir!.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkk uma amiga minha me disse que quando perguntou da sua nomeação, ouviu da diretora do Rh, que os DAS da Sesma foram "pegos" por outras secretarias!!!! isso pode? kkkkk pra eles tudo pode! só pra nóis que não! quem manda você não ser parente e nem puxa-saco! lamentável.........

Anônimo disse...

O MP se preocupando com cachorro enquanto morre gente na porta de pronto socorro e santa casa. Quem tiver seus cachorros que cuide dentro de casa. Se forem pras ruas tem mesmo que morrer. No Marajó, como em todo Estado, os municípios não tem escola e hospital que preste pra população porque os prefeitos só sabem roubar, aliás só prefeitos não, todos os políticos. E ainda querem criar mais 10-15 municípios, pra empregar parentes e roubar mais ainda.

Anônimo disse...

Segundo o incompetente e irresponsável secretário de saúde do Jatene, porque do Estado não é como comprovado por sua mediocridade e falta de credibilidade, a culpa da criminosa taxa de mortalidade da Santa Casa é das mães,pais,prefeitos, médicos e da mãe Joana.Só ele que não faz nada é inocente. Isso é uma afronta endossada pelo governador que não faz nem "tchum" para a saúde do povão.

Anônimo disse...

A saúde do estado está em colapso. 25 BEBES mortos EM 12 DIAS É CRIMINOSO.Fazem até passeata pelos cachorros do Marajo tem pena dos cachorros,E DOS BEBES NINGUEM TEM PENA?

Anônimo disse...

Nada muda na gestão de saúde porque tem lucros indevidos, há clínicas crescendo a olhos vistos, empresas que administram os hospitais públicos com enfase no lucro financeiro e não o social, há hospitais sendo inviabilizados para que o governo terceirize sua gestão e negociações nebulosas. Por trás disso temos o governador omisso,irresponsável e desumano e sua versão municipal.

Anônimo disse...

=========== Procura-se ==========
Mulheres humildes que possam fingir depoimentos comprometedores contra a Santa Casa. Não tem problema se a encenação sair ruim. Paga-se bem do mesmo jeito. Tratar com o Rominho, lá na 25 setembro.
=================================

Anônimo disse...

"Ganhe um dinheirinho;
Faça um biquinho;
Decore um textinho;
Finja um pouquinho;
Até parecer coitadinho;
Que perdeu o filhinho;
Na Santa Casa cedinho;
Depois dê um pulinho;
Lá com o Rominho;
Prá receber seu cachezinho."

Anônimo disse...

Os constantes casos de mortes coletivas de recém-nascidos na Santa Casa é muito grave e só confirma o quadro de sucateamento daquela maternidade e o descaso do governador e prefeitos com o investimento nas construções de outras maternidades, assim como à atenção básica à saúde.
Também revela o abandono dos filhos da geração perdida das décadas de 90 e 2000.
Filhos de mães meninas, que mal saíram da infância, engravidaram sem sequer realizar pré natal.
Juventude que se subdesenvolveu na ignorância e desorganização familiar, nas festas de aparelhagens e bares, muitas vezes levados pelos próprios pais. Passaram a maior parte da infância e adolescência, sem nenhuma orientação e controle quanto á sua sexualidade.
Passaram a maior parte de seus desenvolvimentos com os olhos fixados na TV, assistindo futilidades e filmes de violência, seja em DVD piratas, seja na globo, SBT... Aprenderam mais porcarias nas ruas ao invés das ciências nas escolas.
Foram gerados sem planejamento e geralmente criados sem a presença do pai, mas por tios, avós, vizinhos e até pelo trafico...
Ir para escolas públicas aprender o que? Se há ausência de educação de qualidade.
Sucateadas, sem políticas pedagógicas e planejamento de longo prazo. Com professores desanimados e sitiadas pelo tráfico e pelo medo.
Como encarar escolas municipais, caindo aos pedaços, em que prefeitos, criminosamente, desviam até recursos da merenda escolar.
Juventude que hoje formam um exército de semianalfabetos e sem opinião. Reserva de mão de obra desqualificada, absolvida pelo mercado informal ou pelo comércio, transformando-os em caixas, embaladores, faxineiros ou camelôs. O que os tornará no futuro em pessoas frustradas.
Essas mortandades têm se tornado constantes e crescentes. Ainda chocam, apesar da impunidade e da tendência da “naturalização dos fatos”, tornando a sociedade impotente e indiferente.
Por outro lado, os donos do poder pouco se importam, pois se hoje morrem 25, amanhã e depois nascerão 50. Para eles, esses desvalidos não passam de números, de futura mão de obra barata e alienada. Mesmo que, às vezes, tenha de lançar mão de ações assistencialistas para controlar essas tragédias anunciadas.
Desde o primeiro governo Jatene, passando pelo governo Ana Julia e novamente no atual, ninguém dessa instituição foi responsabilizado, nenhum político, secretário, diretora, médico, médica, enfermeira, ninguém sequer foi dar um depoimento na delegacia ou no MP.

Anônimo disse...

Existem esquemas de desvios de recuros envolvendo médicos de hospitais públicos, que estão ricos, utilizando de tráfico de influencia e direcionando pacientes para suas clinicas particulares, erguidas com dinheiro público. Isto é, ganham duas vezes e o povo pobre continua doente, pois é vitima do descaso com a atenção básica à saúde e do
sucateamento e inchaço desses hospitais.

Anônimo disse...

O Pará é uma vergonha. 25 óbitos em UTI neonatal em 12 dias é falência moral. E ninguem reage, só um médico da Santa Casa teve a dignidade e coragem de abrir a boca.O resto é cumplice.

Anônimo disse...

barata,Faltam apenas 10 meses pra expirar o prazo do concurso c 153 DA SESPA,EO INCOMPETENTE HELIO FRANCO,NADA FAZ PRA NOMEAR OS 75 ASSISTENTES SOCIAIS QUE FORAM APROVADOS NO CONCURSO PARA O POLO NIVEL CENTRAL..
SINCERAMENTE BARATA,NÓS ASSISTENTES SOCIAIS NÃO SUPORTAMOS MAIS TANTO DESCASO DESSE GOVERNO COM OS APROVADOS NO C 153 DA SESPA
TIRARAM A SONIA BAHIA E COLOCARAM A ROSANGELA,E ESSA ROSANGELA CONSEGUE SER MIL VEZES PIOR QUE A SONIA.....

Anônimo disse...

Prefeito e governador seguem a mesma cartilha em relação a saúde publica: prioridade zero.

Anônimo disse...

SETER, após a saida do secretario Celso Sabino, novo secretario será o Rodivan Santos Nogueira irmão do Deputador Raimundo santos, e bom que fica tudo em familia barata.

Anônimo disse...

O SUS foi planejado para ser hierarquizado,isto significa rede de cuidados primarios, secundarios e terciarios. E contar com reguladores competentes e isentos para distribuir os leitos hospitalares (viu d. Vania e d. Siria?)Helio Franco faz a politica e mais parece um desqualificado deslumbrado com o cargo.E como conversa mole resolve zero, o drama da Santa Casa continua engatilhado,com medicos, enfermeiros e resto da equipe se tornando cumplices, mas felizmente conta com estranhos no ninho como o denunciante que ainda se escandalizam e sofrem.

Anônimo disse...

ei, vcs estão sabendo q uma viatura da PM, abastece 20 litros de gasolina para 24hs de serviço, qd os pms q entram á noite de serviço muitas viaturas já estão na reserva de combustível...parece piada, mais é verdade....