sábado, 30 de março de 2013

ALEPA – O covil dos fracassados


        Além de ressuscitar a máfia legislativa, ao se cercar de alguns dos expoentes desta, o deputado Márcio Miranda parece determinado a transformar a Alepa em abrigo dos políticos fracassados.
        Como compensação pelo seu fiasco eleitoral, o ex-deputado Bira Barbosa (foto, à esq.), que inclusive já presidiu a Assembleia Legislativa, aboletou-se no cargo de secretário legislativo. Um ex-peemedebista histórico, ele ascendeu politicamente sob o calor do senador e ex-governador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Pará. Bira Barbosa amarga o ocaso eleitoral desde que migrou do PMDB para o PSDB.
        Já Carlos Augusto Barbosa, o ex-vereador de Belém pelo DEM, agora comanda a Divisão de Apoio Administrativo da Alepa. Ele é filho da ex-deputada Maria de Nazaré Barbosa, a popular Baiana, que marcou época na Alepa durante a ditadura militar, na esteira de seus estreitos vínculos com o ex-governador Alacid Nunes,  uma das duas lideranças reveladas pelo regime dos generais no Pará, ao lado do seu inimigo figadal, Jarbas Passarinho.
        Barbosa notabilizou-se como um dos ilustres fantasmas do Palácio Cabanagem, de cuja folha de pagamento permaneceu fazendo parte, embora no horário de expediente na Alepa estivesse na Câmara Municipal, exercendo seu mandato como vereador de Belém.
        Barbosa é casado com Ana Carla Silva de Freitas, filha do jornalista Luiz Paulo Freitas, o Paulo Zing, já falecido. Ela é ré em uma ação civil publica, por improbidade administrativa, impetrada pelo MPE, o Ministério Público do Pará, na esteira das falcatruas registradas na Alepa. Barbosa, de resto, tem como cunhada Adriana Barbosa, também servidora da Alepa e igualmente ré em outra ação judicial, por fraudar uma licitação para supostas obras no restaurante da Assembleia Legislativa, por ela explorado.

9 comentários :

Anônimo disse...

Faltou o HÉLIO LEITE, ex-deputado e ex-prefeito de Castanhal que aboletou-se na Escola do Legislativo e levado pelo apoio dado ao atual presidente da Alepa.

Anônimo disse...

Ei anônimo faltou o castanhalense Zé Francisco, tbm ex-deputado. Égua só da ex-parlamentares na Alepa é?

Anônimo disse...

Esse comportamento da ALEPA, apesar de reprovável, não é novidade e ainda podemos dizer que a ALEPA é um órgão político, mas o que dizer do TCE e do TCM que deveriam ser órgãos técnicos e, no entanto, estão cheios de ex-parlamentares que foram reprovados nas urnas e que ganham de presente cargo vitalício e muito bem remunerado naquelas Cortes de Contas?

Anônimo disse...

Faltou um detalhe. Cargo de Secretário Legislativo, é exclusivo de funcionário efetivo.Será que o sindicato não vê e nem o MPE?

Anônimo disse...

Não me fale em sindicato da ALEPA o mesmo não tem autonomia e nem voz.

Anônimo disse...

Na atual administração o que mas tem e gente de fora (CASTANHAL) ocupando cargo exclusivo de funcionário e o tal sindicato nada faz aceita tudo pacificamente.

Anônimo disse...

Anonimo das 18:26, o sindicato da Alepa nada fará. É do dito sindicato a autoria da minuta que deu origem ao DL 04/2012 ; o PCCR esse totalmente inconstitucional e que foi criado para beneficiar as categorias funcionais dos membros da sua diretoria, todos passaram para cargos de nivel superior, inclusive a doutora viuvinha- Eliana diploma falso... que anda de nariz empinado e acha que ninguëm sabe de suas falcatruas.

Anônimo disse...

00:17, concordo plenamente. Basta o sindicato denunciar, afinal, quem melhor que o sindicato para identificar e denunciar as irregularidades existentes na ALEPA?

Anônimo disse...

O Lema de quem entrou e experimentou as tetas generosas do poder pelo voto,é: "eu quero é mamar". Esquece a profissão anterior, torna-se preguiçoso e vagabundo, perde a vergonha na cara, envergonha a família, o eleitor e rasga a própria biografia a troco de uma "boquinha" qualquer, já que não conseguiu tornar-se "conselheiro" nem do TCE e nem do TCM. E canta o acra-de-pau e ex-presidente da ALEPA Bira Barbosa aboletado no Cargo de Secretário Legislativo: "Esse cara sou eu"!