quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ALMIR GABRIEL – O escândalo da Cerpa

        Nem do estigma da suspeita de coonestar a corrupção, ainda que sem dela se beneficiar pessoalmente, escapou Almir Gabriel. A suspeita nesse sentido foi suscitada pela denúncia feita pelo Ministério Público Federal revelando a teia de corrupção tecida por tucanos de farta plumagem no imbróglio que envolveu a Cerpa, fabricante da cerveja Cerpa. A denúncia figurou no inquérito 465/PA no STJ, o Superior Tribunal de Justiça, e revelava que a cervejaria paraense, valendo-se de um caixa 2 – que vem a ser uma contabilidade clandestina, cujos valores não são declarados ao Fisco -, abasteceu a campanha de Simão Jatene nas eleições de 2002, com R$ 16,5 milhões.
        A contrapartida do tucanato, conforme a denúncia, foi conceder à Cerpa perdão e incentivos fiscais que chegaram a R$ 47 milhões. O propinoduto da Cerpa começou a regar a horta da corrupção tucana a partir do final do segundo mandato de Almir Gabriel. Por conta do escândalo, Simão Jatene foi denunciado ao STJ por corrupção passiva, juntamente com algumas das cabeças coroadas da tucanalha. Na denúncia feita ao STJ, o Superior Tribunal de Justiça, Simão Jatene foi acusado de corrupção passiva, juntamente com Francisco Sérgio Belich de Souza Leão, na época secretário especial de Governo; Teresa Luzia Mártires Coelho Cativo Rosa, secretária especial de Gestão; e Roberta Ferreira de Souza, secretária executiva da Fazenda, em exercício. Roberta Ferreira de Souza, diga-se, foi incluída na denúncia por responder interinamente, na ocasião, pela Sefa, a Secretaria Executiva da Fazenda. Quanto ao dono da Cerpa, Konrad Karl Seibel, também conhecido como Alemão e já falecido, ele foi acusado de corrupção ativa e falsidade ideológica.

5 comentários :

Anônimo disse...

é Baratão faltou tu falar da venda da Celpa e o rateio do dinheiro entre os prefeitos. que a celpa estava sucateada estava, mas até hoje amargamos prejuizos logo nos aqui no Para que fornecemos atraves de tucurui energia para o país e que estamos acabando com nossos recursos naturais a exemplo de Belomonte (de merda) para gerar energia para fora do Para , e tu nao tocas no celpagate?

Anônimo disse...

E esse processo como está? Será que prescreveu?

Anônimo disse...

Ei Barata, tá omitindo um nome importante que comandava a SEFA na ocasião, hoje comandada por outro da mesma família e que - por acaso - comandava a RFB também nesta época.

Anônimo disse...

A VERDADE É QUE PERDÃO FISCAL PRA UNICA CERVEJARIA PARENSE E CONTRA LEI,MAS UM BANDO INCENTIVO DESLACHADO E IMORAL PRA UMA OUTRA CERVEJARIA DE FORA NINGUEM FALA....DEMAGOGIA DE UM MONTE DE GENTE TRANFIGURADA DE HONESTA

Anônimo disse...

A filha da Tereza Cativo, Celina Cativo, não concursada, se aboletou como assessora no Ministério Público Estadual, hoje lotada no gabinete do Barbosinha.

Isso mostra que o Ministério Público é comprometido com os políticos e não com a moralidade e com o povo!