quarta-feira, 14 de novembro de 2012

URUARÁ – O cúmplice retroativo da ditadura

        Sem entrar no mérito das razões que possam tê-lo motivado, soa fatalmente a intolerância própria dos cúmplices retroativos da ditadura militar a postura do promotor de Justiça Arlindo Jorge Cabral Júnior (foto, atuando em um júri popular), no imbróglio envolvendo Valdeci Mecca, responsável pelo blog Uruará em Foco, cujo endereço eletrônico é http://uruaraemfoco.blogspot.com.br/. A pretexto de zelar pelo cumprimento de preceitos constitucionais, Cabral Júnior, “com base no poder de polícia a mim investido”, determina, em ofício, que Mecca tire do ar o blog, “até que se adeque as medidas determinadas por este ente ministerial”. No arremate do ofício, o promotor de Justiça de Uruará aparentemente extrapola seu suposto zelo pelo cumprimento da lei, ao cobrar uma censura etária, sem explicitar a que circunstância específica se refere. “Tenho observado ainda que o conteúdo do Blog em epígrafe, por vezes, apresenta conteúdo inadequado a menores de 18 anos, devendo também, proceder as adequações necessárias para que se regularize perante este aspecto”, assinala também Cabral Júnior no ofício.
        Na tarde desta quarta-feira, 14, entre 14h e 14h30, o Blog do Barata tentou, sem êxito, manter contato com o promotor de Justiça de Uruará, para ouvir sua versão sobre o episódio. O telefone de contato de Cabral Júnior, porém, chamou por diversas vezes, em mais de uma tentativa, sem ser atendido. Seja como for, o que chama atenção - sem isentar Mecca de responsabilidade por eventuais excessos - é o promotor de Justiça ultrapassar os limites que nem mesmo a máfia togada do TJ do Pará, o Tribunal de Justiça do Estado, até hoje ousou transgredir. A pretexto de contemplar a tutela antecipada requerida pelas viúvas do regime dos generais, invariavelmente em claras litigâncias de má-fé, nos contenciosos envolvendo blogueiros o TJ instituiu a censura prévia, inclusive determinando a remoção das postagens que deram causa às ações judiciais. Não há registro, até aqui, de determinação para tirar do ar qualquer dos blogs cujos responsáveis foram judicialmente acionados. Como não havia registro, até o imbróglio protagonizado pelo promotor de Justiça de Uruará, da instituição da qual ele faz parte, o Ministério Público do Estado do Pará, tomar a iniciativa de patrocinar o cerceamento da liberdade de imprensa, principalmente da forma draconiana pretendida por Cabral Júnior, ao determinar que fosse retirado do ar o blog Uruará em Foco.

6 comentários :

Anônimo disse...

Que figura mais sem rumo. Faz parte da parte do MP que em Parauapebas apelidamos de "MISTÉRIO PÚBLICO".

Anônimo disse...

Odorico Paraguasú. Pq ele não determina o fechamento de blogs pornográfico a milhares existentes na web? Vai te catar!!!!! Antes, estude um pouco mais!!

Anônimo disse...

O problema é que esses bandidos não aceitam que se comente as suas patifarias. Não vai adiantar, o avanço da internet é inevitável, e todas as injustiças cometidas por quem deveria coibir a corrupção,vão ser expostas mais cedo ou mais tarde. Por enquanto, devido a situação financeira do pobre povo do Pará, poucos tem condições financeiras de manter um ponto de internet, mas a coisa tá avançando devagar, e vai chegar a um limite que esses canalhas não vão mais poder calar as redes sociais, que diferente da mídia podre e vendida do pará, leia-se diário do pará e liberal, que só publica as fotos dos bandidos do colarinho branco nas páginas sociais, e aí o bicho vai pegar.

Anônimo disse...

o prefeito se acha o dono da cidade ,e até se torna com o dinheiro que vele tem pra pagar propina;pra essas autoridades corruptas..

Anônimo disse...

enquanto o povo nao aprender que o verdadeiro poder é do proprio povo, haverá prefeito com esse perfil.Um povo desinformado, sem acesso à educsaçao, cultura e visão politica, é um povo podado e censurado. Nao ha maior censura do que a ignorancia. O promotor e o juiz sabem disso.

Anônimo disse...

Pessoas que são compradas pelo próprio dinheiro do servidores! Vergonhoso para a Democracia, para constituição que tem em seu rol de de defensores, pessoas dessa índule!