segunda-feira, 5 de novembro de 2012

GUERRA SUJA – Exemplo para os herdeiros

        Há uma passagem, na história recente do Pará, ilustrativa para os herdeiros de Romulo Maiorana, e mais particularmente para Ronaldo Maiorana, protagonista da covarde agressão sofrida pelo jornalista Lúcio Flávio Pinto. A despeito de ter tornardo-se empresário da comunicação, o patriarca dos Maiorana não deixou morrer o jornalista que nele existia. O que explica a postura por ele assumida, por exemplo, em um imbróglio envolvendo Luiz Paulo Freitas, repórter político de O Liberal.
        Na sucessão de Aloysio Chaves (foto), este recebeu no palacete residencial do governador, hoje Parque da Residência, o ex-governador Alacid Nunes, que viria a sucedê-lo, em um encontro que deveria ser sigiloso. A notícia vazou e Cláudio Sá Leal, na época o redator-chefe de O Liberal e um dos mais talentosos jornalistas de sua geração, despachou Luiz Paulo Freitas para cobri-la. A saída de Alacid, tendo ao lado Aloysio Chaves, foi registrada em fotos, o que possivelmente contribuiu para potencializar a irritação do governador no exercício do mandato, de postura patologicamente imperial. E a irritação foi tanta, que Aloysio abordou Luiz Paulo Freitas e ameaçou devolvê-lo ao Banco do Brasil, do qual o jornalista era originário, se O Liberal viesse a noticiar a reunião. O rasgo de prepotência foi possivelmente estimulado pelo fato da mãe do jornalista ter sido lavadeira da família de Aloysio Chaves.
        Temendo perder a cedência ao governo do Estado e deste para a Prefeitura de Belém, o que garantia-lhe um confortável padrão de vida, acima da média possível para os demais repórteres que dependiam apenas de si para sobreviver, ao retornar a O Liberal Luiz Paulo tratou de relatar a ameaça de retaliação a Romulo Maiorana. “Pode escrever a matéria, que se você perder o emprego (na Prefeitura de Belém) eu consigo outro no qual você vai ganhar muito mais”, sentenciou o patriarca dos Maiorana, de acordo com o relato do próprio Luis Paulo Freitas, aos colegas de redação. E assim foi feito. No dia seguinte, O Liberal circulou com a notícia exclusiva, ilustrada com fotos, do encontro de Aloysio Chaves com Alacid Nunes.
        Detalhe revelador do poder político de Romulo Maiorana: Aloysio Chaves não consumou a ameaça de retaliação feita a Luiz Paulo Freitas, que pode assim continuar tocando sua vida tranquilamente.

Nenhum comentário :