terça-feira, 2 de outubro de 2012

SEFA – Especulações sobre saída de Tostes

        Dissemina-se, com a velocidade de fogo em rastilho de pólvora, a especulação sobre a suposta exoneração de José Barroso Tostes Neto (foto), secretário estadual da Fazenda. Um profissional sério, competente, e ainda um gestor reconhecidamente probo, ele foi superintendente da Receita Federal na Região Norte - 2ª Região Fiscal, e integrou o Conselho Deliberativo da Sudam, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia.
        Segundo ainda a mesma fonte, o nome cotado para assumir a Sefa, em substituição a Tostes, seria o de Celso Sabino, atual secretário estadual do Trabalho. Celso Sabino é servidor de carreira da Sefa, exercendo a função de auditor.
        De concreto, porém, segundo ainda a mesma especulação, Tostes reassumiria a Sefa nesta segunda-feira, 1º de outubro, após férias de 15 dias.

33 comentários :

Anônimo disse...

probo? ate pode ser mas com certeza é déspota um caudilho que só faz tudo ao seu modo é de uma intransigencia só...ja vai tarde

Anônimo disse...

Os Auditores estão fervilhando, os celulares não tem paz. Parte dos Auditores estão felizes, principalmente a ultima geração de Auditores, a qual Celso Sabino faz parte, já a outra banda esta preocupada, afinal ele é da casa, sabe quem é quem.

Anônimo disse...

20:20, realmente o Celso sabe quem é quem na SEFA, como também, todos sabem quem é o Celso Sabido, ops, Sabino, na SEFA.

Anônimo disse...

Li direito? Entendi direito? O Menino Maluquinho vai assumir a SEFA? Pára o mundo que eu quero descer.

Anônimo disse...

Vou acompanhar o Círio, de joelhos, para ver se essa profecia da substituição não se realiza. Credo. Valei-me minha Nossa Senhora de Nazaré. Afastai de nós esse castigo.

Anônimo disse...

Querido Jornalista este homem nunca foi gestor, acredite ele é apenas um carrasco da era medieval vindo do passado disfarçado de administrador e de técnico, porem gestor não, não mesmo. Sua passagem pela SEFA estar sendo um desastre. E a sociedade vai pagar carro por isso, sabemos que o povo é um único que pagar pelas incompetências destes que se acham o salvador da pátria.
OBS: Para ser um bom gestor é preciso ter em mente que resultado obtido deve ser o que mais importa. Saber administrar diferenças de opiniões, de comportamentos, de modos de vida e saber tirar proveito e vantagem de acordo com as qualidades de cada membro da equipe é o que diferencia um bom gestor de um gestor medíocre.
Falar é fácil mas entender a dinâmica de um grupo, visualizar e suavizar as diferenças entre as pessoas é uma tarefa árdua e muito complicada.
Nem sempre conseguimos que as pessoas dêem o melhor de si.

Anônimo disse...

Celso Sabino é a solução da SEFA o Toste deixa de herança uma verdadeira desordem nesta casa, ele e um vulto de ADOLFO HITLER, eu nunca tinha visto funcionário publico com tanto medo deste que se dizia Administrador ou Técnico. Gestor não. Deus é justo ele vai para bem longe de nossa repartição acha que ele devia voltar a estudar um pouco de gestão. Ou lembrar que não se aceita, mas sistemas centralizadores. Vai para nuca mais voltar..

Anônimo disse...

Quer transformar ou transformou a SEFA numa filial da Receita Federal, trazendo um monte de incompetentes de lá; vejam só, para pisarem nos outros...credo!

Anônimo disse...

Não fiquei surpreso, nem feliz com as possibilidades de saida do Tostes e com a do Celso Sabino tornar-se o novo titular da SEFA.

O povo da SEFA nunca esta satisfeito com nada nem com ninguem, quanto o fato do Celso Sabino se Auditor de carreira da casa não que dizer nada, a SEFA ja teve como titular um Auditor de carreira, a sra. Rute Tostes e nesse periodo os servidores não tiveram vantagens, ganhos algum.

Anônimo disse...

Hoje a pessoa certa para assumir a SEFA chama-se Charles Alcântara, Contador, Administrador, Auditor Fiscal de carreira, atual presidente do SINDIFISCO ( Sindicato dos Auditores-Fiscais e Fiscais de Receita ), pessoa preparada, equilibrado, centrado. Tem a confiança e o respeito dos colegas auditores e fiscais de receita do estado. Hoje a maior liderança dentro do fisco estadual.

Anônimo disse...

Barata

Os corredores da SEFA são somente boatos, inclusive da nova composição da equipe do novo secretário Celso Sabino. Talvez o adjunto Nilo Noronha permaneça, mais a saida do auditor Celio Cal da diretoria de fiscalização é certa, quem deve assumir a diretoria de fiscalização é o auditor Ernane Salgado Vieira.

Anônimo disse...

Não adianta sair só o Secretário Tostes, e o Nilo, o Célio Cal, vão continuar como Sub-secretário e Diretor de Fiscalização? esses também são centralizadores q só querem se dar bem, vejam se tem algum Coordenador q não foram indicado por eles e a Ruth Tostes, porque será?

Anônimo disse...

Gestão Irresponsável

A SETER hoje está sendo comandada por um senhor chamado Celso Sabino de Oliveira, ex-deputado e anti- separatista, que por sua vez é irmão do atual presidente do TCE. O Sr. Secretário, tem em mente que do pode mandar em tudo e em todos, de forma irresponsável, SEM cumprir as formalidades da Lei.
Por exemplo, para participação dos cursos do PLANTEQ, o trabalhador tem que estar cadastrado no SINE. Ocorre que as pessoas já cadastradas estão ficando para trás, pois o Sr. Secretário, ordenou aos seus assessores políticos a beneficiar os eleitores dos candidatos à Prefeitos e Vereadores de sua base aliada. Tudo em desrespeito aos trabalhadores necessitados e já cadastrados no SINE, para serem inseridos no mercado de trabalho, após a capacitação que não chega.
Égua meu! Isso é o que eu chamo de cachorrada.
No PROJOVEM, não é diferente a sacanagem também permeia os favorecimentos eleitoreiros. Pergunta-se que GESTOR É ESSE que não vislumbra a capacitação de quem efetivamente necessita.
O Governador pensa que tudo está as mil maravilhas? Ahahahaha. Pois não está, é uma vergonha a Secretaria que leva o nome de Trabalho, Emprego e Renda, não possuir a técnica para o alcance do objetivo para a qual a secretaria foi criada. Acorda Governador!!!!!!!
Os agraciados são sempre o do curral eleitoral do partido e aliados do Sr. Celso Sabino, que tem a cara de menino porém, com atitudes arbitrárias e inconsequentes.
Ainda sobre este programa, vem sendo comentado que em alguns municípios os alunos estão desistindo porque não recebem a bolsa há mais de 2 meses. Os professores estão desistindo por não receberem seus salários.
Ainda tem mais, existem diversos contratos e convênios com empresas de capacitação, as mesmas empresas, não será muita coincidência??? Ai tem! São sempre as mesmas a ganharem a licitação. Já está igual a ALEPA!. Égua mano, alguém tem que fazer alguma coisa, pois a porcalhada na gestão está demais.
Estes são apenas alguns aspectos da atual gestão da SETER.
Governador, a SETER precisa SER LIMPA e fazer jus ao nome que leva: Trabalho, Emprego e Renda com moralidade e impessoalidade.

Anônimo disse...

Seria uma vergonha pro Estado e para o governador "celso Sabidinho" na Sefa. ainda nem tirou as fraldas.
Veja o perfil dele no facebook, fica se autopromovendo e escrevendo bobagens.
Pobre pará !!!!

Anônimo disse...

O Menino Malucão vai sair da SETER, que boa notícia. Já vai tarde, vai de retro Satanás.

Anônimo disse...

Quando o Celso sair da SETER, vai haver um show pirotécnico promovido pelos servidores, a maioria tem horror, ele é a figura do Adolfo Hitler muito prepotente.

Anônimo disse...


Agora o negocio avacalha de vez na SEFA....

Anônimo disse...


Barata

Todos sabem que honestidade, competencia, experiencia não são criterios na SEFA para qualquer um assumir função de comando nesse orgão.

Anônimo disse...

Pode colocar ate um gari como secretario da sefa. Mas primeiro tem que mandar todos os servidos corruptos, que sao em torno de 80%. Vejam um caso. Apos uma vistoria de uma dupla da Sefa em uma loja no shopping da cidade que nao tinha o equipamento fiscal eletronico. A fiscal, isso mesmo, uma mulher, fez acerto com a dona da loja para vir buscar umas mercadorias a seu gosto em outro horario, porque nao queria que o outro fiscal a visse saindo com produtos da loja. No outro dia, a dita cuja esta cedo na loja para pegar seu presentinho. Sao esses fiscais que querem a saida do Tostes da Secretaria.

Anônimo disse...

Ei, servidores da antiga SETEPS, a manhã é dia de pedir graças a Nossa Senhora de Nazaré. Peçam para que o gestor seja limado do cargo se não as maluquices vão ser cada vez pior.

Anônimo disse...

Ei, servidores da antiga SETEPS, a manhã é dia de pedir graças a Nossa Senhora de Nazaré. Peçam para que o gestor seja limado do cargo se não as maluquices vão ser cada vez pior.

Anônimo disse...

Probo? Barata, este cidadão é um exemplo típico do sujeito que sabe disfarçar sua real personalidade. Reinou quinze anos na receita federal onde montou um feudo cujos critérios de escolha para cargos passam ao largo da moralidade, todo mundo lá dentro sabe das estórias.Se fizerem um levantamento das diárias que o erário custeava, ou seja, o seu, o meu, o nosso dinheiro, para que o probo viajasse para todo lado, vocês iriam ver a fortuna gasta.Adorava viajar para Jiparaná, onde tinha interesses especiais.A máscara deste cidadão está caindo. Achou que ia fazer na Sefa o feudo que montou na Receita Federal e quebrou a cara, a estrutura é outra.

Anônimo disse...

Prezado,

Valores como honestidade, ética, capacidade tecnica e experiência profissional, NÃO contam em favor de ninguem, na SEFA. O que conta é se â pessoa é amiga de quem está indicando no momento. E isso tem preço. Ou seja, pouco servidores são reconhecidos por seus proprios méritos. Alias, meritocracia é algo inexistente na SEFA. Alí tem uma turminha que trata a coisa pública como se fosse a cozinha do próprio chiqueiro.
É claro que o atual secretário é um TECNICO e não um GESTOR. A SEFA está muito peor na sua "gestão", travou completamente. É só blá blá blá e intriguinhas.
E esse papo de probidade é discutível, basta conhecer certos sujeitos da sua equipe, para entender.
A respeito do seu pretenso sucessor, procurem saber um pouco do histórico do sujeito pra ver que NÃO possui as condições mais elementares para ocupar o cargo. Será que o Jatene pirou de vez?

Anônimo disse...

A não ser que alguns com dor de cotovelos que queriam está no lugar dele, estão se mordendo de INVEJA.

Anônimo disse...

Prezado Barata,

A tua luta por um jornalismo compromissado com a verdade, independente, sem rabo preso, me encorajaram a me manifestar aqui no blog sobre a questão do desvio de função na SEFA e a fazer as seguintes denúncias:
PARTE I

1. O Presidente do SINDIFISCO, Sr. Charles Alcantara, quando fala sobre o desvio de função na SEFA, ” esquece-se” de mencionar que esses desvios foram provocados por seus próprios pares, isto é, se há servidor de apoio de nível médio e operacional realizando tarefas exclusivas de auditores e fiscais é porque os próprios gestores os colocaram nessa situação, deram-lhe instrumentos de trabalho, capacitaram essas pessoas para o exercício da função porque era conveniente e oportuno. A SEFA usou esses “pobres coitados” porque eram uma mão de obra capacitada e barata, ou até com fins escusos, alguns deles, porque a SEFA não pode contar com 100% dos seus auditores e fiscais, já que como é do conhecimento público, alguns deles não gostam de trabalhar, conforme confirma o e-mail do Sr.Charles enviado para toda a categoria, com o objetivo de conscientiza-los a não manter o desvio de função: Chamo a atenção para os tópicos 6, 7, 8 e 9 especialmente, veja que essas frases saíram da boca do pessoal do CAT, dita pelo Sr. Charles como “assustadoramente reais”(doc. 1);
2. O Sr. Charles numa manobra inteligentíssima, diga-se de passagem, utilizou o Ministério Público para conter a situação, não batendo de frente com seus pares e colocando a culpa no grupo de apoio da SEFA, cuja denúncia gerou a recomendação nº 04/2012 MP/4º PJDCPP, encaminhada à SEFA através do ofícioº 30/12;
3. Mas o desvio de função tem como pano de fundo, uma questão muito grave que é a situação funcional de instabilidade de parte desses servidores, que não ingressaram no serviço público de acordo com os requisitos legais, tendo uma situação funcional que inexiste no ordenamento jurídico brasileiro, pois foram denominados de servidores “estatutários, porém não estáveis”, situação criada pelos próprios gestores da SEFA e devem ser objeto de Ação de Improbidade Administrativa;
4. Outra questão que está escondida debaixo do tapete, caro Barata, é a da corrupção, que continua firme e forte na SEFA, inclusive nos altos escalões, mas que “convenientemente” todos fazem vista grossa;
5. Continua a existir encostados na SEFA, que o diga o filho do Eduardo Gonçalves e os parentes do Amadeu Fadul que circulam livremente pelos gabinetes;

Anônimo disse...

Continuando PARTE II
6. A outra manobra, Barata, utilizada pela SEFA para não “expor” os seus pares e enganar o Ministério Público(sugestão maquiavélica de outra encostada e não estável, Milene Coelho), foi a remoção dos técnicos de nível superior das CECOMT’s para o órgão central, pessoas que NUNCA exerceram atividades exclusivas de auditor e fiscal e que agora, por conta do abuso de poder do Sr. Secretário vão buscar a tutela jurisdicional para garantir os seus direitos e quem vai pagar a conta é como sempre o contribuinte;
7. São muitas as irregularidades na SEFA Barata, quer mais uma, temos pessoas com DAS, cargos comissionados de Direção e Assessoramento Superior, que não tem nível superior. Como se trata de cargo comissionado que é de livre nomeação e exoneração, “entenderam” os gestores da SEFA que podem nomear quem eles quiserem, esquecendo-se convenientemente de que os atos discricionários são segundo os ditames da lei e a lei diz que é preciso nível superior;
8. Outra sujeira, ainda relativa aos DAS é que pessoas que tem DAS incorporado nos seus contracheques ao assumirem um outro cargo comissionado devem fazer a opção, aí para burlar a lei, eles colocam um laranja(para ser o chefe de direito) para receber pela pessoa (que será o chefe de fato) e repassar o dinheiro, isto ocorre na CECOMT BELÉM, com as servidoras Cileide e Leida Pimentel, que por sinal nem nível superior tem, e é do conhecimento de toda a SEFA, tanto que a mesma é quem despacha diretamente com o Diretor de Administração (que também não é Administrador, está em desvio de função, vale ressaltar Barata, que temos 34 administradores concursados na SEFA);
9. Você Barata com seu jornalismo sério é a nossa única esperança de ver uma SEFA curada dessas doenças infectas, podres que produzem o empobrecimento do Estado do Pará e envergonham aqueles que querem fazer do serviço público um serviço eficiente, sério, seguro e probo;
10. Denúncia anônima qualquer um pode fazer é verdade,mas cabe ao fisco no mínimo apurar, fazer uma análise prévia se há algum fundo de verdade na denúncia, e se assim o fizesse, com toda certeza Barata muitos casos de corrupção seriam comprovados, mas o corporativismo na SEFA é VIOLENTO, eles até abrem o procedimento disciplinar, mas os “colegas” SEMPRE “inocentam” os colegas, o procedimento é só para inglês ver, não há apuração verdadeiramente, se eles sabem que tal documento/relatório comprova contra o “colega” eles não colocam no relatório, o trabalho da comissão de sindicância é não buscar elementos que comprovem o desvio de conduta do servidor;

Anônimo disse...

PARTE III
11. Outra questão grave na SEFA e que deve ser denunciada é que há auditores que NUNCA REALIZARAM UMA AUDITORIA E FISCAL QUE NUNCA FISCALIZOU. É isso mesmo Barata, sabes quanto ganha um auditor na SEFA, quase R$ 30.000,00 e um fiscal R$ 22.000,00. Isso sim é um desvio de função e deve ser exemplarmente punido e é muito fácil de se apurar, se o Ministério Público for sério mesmo, é só pedir para a SEFA um relatório com os nomes de TODOS os auditores e as auditorias realizadas nos últimos 10 anos para não ficar um relatório longo, pois se for pedir dos últimos 20 anos, a lista será grande;
12. Finalmente Barata contamos com você para cobrar um posicionamento do Minstério Público para intentar AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISITRATIVA CONTRA OS GESTORES DA SEFA.

DOC. 1,
E-MAIL DO SR. CHARLES ALCANTARA – PRESIDENTE DO SINDIFISCO A CATEGORIA DE AUDITORES E FISCAIS DA SEFA:
Prezados colegas do fisco estadual do Pará,

Sei que o tema que lhes apresento é desagradável, mas não posso deixar de abordá-lo, pois diz respeito aos nossos interesses legítimos.

Refiro-me ao desvio/usurpação de função no âmbito da fiscalização tributária estadual.

No próximo mês de setembro/2011 completarei, se permanecer vivo, 18 anos na carreira TAF. Naquela época era generalizada a figura do "encostado", contingente de mão-de-obra formado por pessoas sem qualquer vínculo formal com a administração pública.


De triste memória, o "encostado" era a prova viva da persistência de uma prática que até se justificava sob o ponto de vista das nossas raízes históricas, baseadas no patrimonialismo, clientelismo e patriarcado.


Era comum, no passado, que filhos, parentes, afilhados e protegidos herdassem "empregos públicos" de pais, padrinhos e protetores, ou que fossem "contratados", por mera indicação.


No âmbito da SEFA, vários anos após a promulgação da Carta de 1988, eis que ainda persistia intacta essa prática.


Presumo que nos últimos dez ou doze anos não se registrava mais a existência do "encostado", que foi inteiramente substituído pelo servidor em desvio de função.

Entenda-se por servidor em desvio de função aquele que ocupa cargos ou funções vinculadas às atividades de apoio técnico, administrativo ou operacional (atividade-meio) da SEFA, mas que exerce ilegalmente atribuições exclusivas dos servidores integrantes do chamado Grupo TAF.

De repente eis que surgem notícias dando conta do ressurgimento de "encostados" na SEFA. A bem dizer uma nova geração de "encostados".

As razões alegadas para justificar a continuidade dessa prática, sejam "encostados", sejam servidores em desvio de função pública (ambos, ilegais), são bastante conhecidas.


Eis uma onzena - um "time" - de argumentos de que se socorre essa vertente. E, creiam, as frases citadas abaixo são assustadoramente reais:

Frase 1: "O quadro TAF é insuficiente e não há como paralisar a
fiscalização, pois o Estado precisa de arrecadação.";


Frase 2: "Eu não posso fechar uma unidade só por que não tem pessoal. E como fica a arrecadação?";


Frase 3: "Eu conto muito mais com o pessoal do Apoio do que com o pessoal do TAF.";


Frase 4: "Eu prefiro trabalhar com o pessoal do Apoio do que com o TAF, por que o pessoal do Apoio sabe que 'roda' no primeiro 'vacilo'. É mais fácil comandar o pessoal do Apoio.";

Anônimo disse...

PARTE IV

Frase 5: "Ele sempre fez parte da 'minha equipe' e é pessoa da 'minha' confiança.";

Frase 6: "Tem muita gente do TAF que não gosta de trabalhar, só quer 'mandar', não quer 'pegar no pesado'. O pessoal do Apoio é bom de trabalho!";

Frase 7: "O secretário sabe que não tem pessoal e também sabe que na 'minha' regional muitas unidades só funcionam por causa do pessoal do Apoio. O que o secretário quer saber é de resultado no final do mês.";

Frase 8: "Tem muita 'gente' do Apoio que sabe mais do que o TAF";

Frase 9: "A Representação do sindicato no Ministério Público Estadual vai acabar 'prejudicando' pessoas 'inocentes' que só estão cumprindo rdens.";

Frase 10: "O que o governo quer saber é de arrecadação. Duvido que o governo concorde em fechar unidades só por que não tem pessoal suficiente do TAF.";


Frase 11: "Fechar unidade? Duvido! Sempre funcionou assim e não é agora que vai mudar.".




Prezados colegas,


Não recordo de um secretário da fazenda, como o atual, que tenha assumido uma postura tão firme e resoluta para acabar de vez com essa prática que, além de flagrantemente ilegal, é causa de tantos prejuízos à sociedade e à imagem dos agentes do fisco.


Não podemos concordar com o "jeitinho" e a "acomodação".


Nenhuma carreira de Estado, ou que pretenda ser reconhecida como tal, pode condescender com essa situação de absoluto desrespeito às leis e ao interesse público.

Como esperar e merecer o respeito dos governos, dos políticos e dos contribuintes, de fato e de direito, se não formos capazes de acabar de vez com essa mazela?

Anônimo disse...


PARTE V


É justo que todos paguemos pelo erro cometido por alguns colegas do próprio TAF que continuam a cultivar essa prática?




Prezados colegas,


Enfrentemos essa situação!


Dignifiquemos a relevante função pública que nos foi atribuída, por
lei, pela sociedade.


O concurso público é e deve continuar a ser a única forma lícita e
democrática de ingresso na administração pública e, com mais razão ainda, nas carreiras de Estado como o são as Carreiras do Fisco.

Que, em observância aos princípios constitucionais que regem a
administração pública, sejam fechadas as unidades fiscais da SEFA que não dispõem de pessoal qualificado legalmente (integrantes do Grupo TAF) para mantê-las em funcionamento.


Chega de desvio!

Chega de ilegalidade!


Concurso público já!



Abraços,

Charles Alcantara





Anônimo disse...


PARTE V


É justo que todos paguemos pelo erro cometido por alguns colegas do próprio TAF que continuam a cultivar essa prática?




Prezados colegas,


Enfrentemos essa situação!


Dignifiquemos a relevante função pública que nos foi atribuída, por
lei, pela sociedade.


O concurso público é e deve continuar a ser a única forma lícita e
democrática de ingresso na administração pública e, com mais razão ainda, nas carreiras de Estado como o são as Carreiras do Fisco.

Que, em observância aos princípios constitucionais que regem a
administração pública, sejam fechadas as unidades fiscais da SEFA que não dispõem de pessoal qualificado legalmente (integrantes do Grupo TAF) para mantê-las em funcionamento.


Chega de desvio!

Chega de ilegalidade!


Concurso público já!



Abraços,

Charles Alcantara





Anônimo disse...

Prezado Barata,
Essas denúncias são graves precisam constar na 1ª página e devem ser encaminhadas ao Ministério Público Estadual URGENTEMENTE!

Anônimo disse...

Meus Deus, estou estarrecida, que podridão na SEFA.

Anônimo disse...

É assunto corrente na SEFA que a questão de desvio de função na SEFA foi engendrada com começo, meio e fim.
O objetivo disso tudo é ANULAR todas as Comissões de Processo Administrativo Disciplinar que foram presididas por servidor do grupo de apoio para fazer voltar aos erviço público auditores e fiscais corruptos que foram demitidos a bem do serviço público.