quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ELEIÇÕES – Zenaldo, a vanguarda do atraso

        O próprio perfil de Zenaldo Coutinho é revelador do seu jaez. Filho da classe média próspera, chegou a concluir o curso superior, mas ao invés de abraçar uma profissão, como a maioria dos mortais, optou por tornar-se um gigolô do erário, fazendo do proselitismo eleitoral um meio de vida. Vereador de Belém, deputado estadual, deputado federal, ele chegou aos 51 anos sem jamais ter um mísero emprego, mesmo fortuitamente. Trata-se, ao fim e ao cabo, portanto, de um vagabundo. De terno e gravata, mas apenas e tão-somente um vagabundo. Embora com um respeitável patrimônio, inimaginável, diga-se, para a maioria daqueles que ganham o pão de cada dia com o suor do próprio rosto. Não surpreende, assim, que revele-se, politicamente, um velhaco.
        Zenaldo, convém sublinhar, representa, em verdade, a vanguarda do atraso. Ele floresceu, politicamente, na esteira do assistencialismo, que fixa o homem na pobreza, ao invés de desta libertá-lo. E como é próprio da cultura patrimonialista, turbina com fartos recursos públicos um comitê de campanha, que funciona em tempo integral, travestido de entidade assistencial. Trata-se do Instituto Helena Coutinho, assim denominado em homenagem à sua falecida mãe e de cujos dividendos políticos ele é o único e exclusivo beneficiário. Nisso Zenaldo não se distingue da maioria dos políticos de perfil provinciano, compulsivamente inclinados a velhacarias e que costumam usar o eleitorado carente e pouco esclarecido como massa de manobra. A conta da esperteza parlamentar, naturalmente, vai para o contribuinte.

9 comentários :

Anônimo disse...

A máscara do Zenaldo caiu! Nunca trabalhou de verdade, faz "caridade" com o dinheiro dos outros, não tem propostas (vide o site dele em que constam somente esboços), tem um discurso mais raso que um pires, união, paz, mudança (até quando?) enfim é um candidato totalmente fabricado para continuar a "obra" de Duciomar e Jatene, governador há dois anos e sem realização alguma.

Anônimo disse...

Vejam como este mundo é desigual, o Zenaldo reunindo-se com o Comitê de campanha, desesperado, disse: eu tenho apoio do governo do estado, o Ed. tem apoio do governo federal, no meio ambiente, eu ganho apoio do Ze Carlos do PV, o Ed traz o apoio da Marina Silva, na educacao, eu ganho apoio da Teresinha Gueiros, o Ed tem o apoio do Senador Cristovao Buarque, na saude, eu tenho apoio do Medico oftalmologista Duciomar, o Ed tem o apoio do Ministro da Saude Alexandre Padilha. Eu digo que tenho a uniao com Jatene, o Ed tem a uniao com o povo. Até que um correligionário disse: quer saber Z: deixa pra lá!

Anônimo disse...

Verdades que o tempo vai descobrindo... aos mais atentos.

Conheci os antigos proprietários do imóvel onde hoje funciona o instituto Helena Coutinho, situado à Tv. 14 de Março próximo à Basílica de Nazaré. Fiquei surpreso quando Edmilson Rodrigues durante o debate na TV Record mencionou a ajuda financeira que Zenaldo teve do governo estadual para a compra do referido imóvel; só não percebi direito se ainda durante o segundo mandato de Almir Gabriel ou já no primeiro mandato de Simão Jatene.

Seja como for, o fato é que Zenaldo Coutinho torna-se por assim dizer, um homem que nunca meteu a mão no próprio bolso para ajudar ninguém; que tudo o que possui em termos de ação social é produto de privilegiadas doações de governo; que mantém uma organização social direta e indiretamente financiada com dinheiro público; que o mobiliário e equipamentos que lá estão provavelmente vieram de alguma secretaria de governo ou foram comprados com dinheiro de convênios de fachada - e o que é pior de tudo: tudo superfaturado de modo a lhe render liquidez financeira e provavelmente ainda render isenções de imposto de renda. A casa foi vendida por uns R$ 180 mil e não R$ 375 mil como foi declarado no debate.

Ao assistir o debate, veio em minha lembrança apenas uma coisa: a resposta abrupta dada pelos espíritos a Allan Kardec na pergunta nº 1008 de O Livro dos Espíritos, quando ao perguntar se as diferentes posições sociais não seriam produto de diferenças intelectuais e culturais entre as pessoas, a resposta foi curta e grave: "da velhacaria e do roubo, o que dizes?"

Anônimo disse...

LÊ-SE NO SITE DO ZERALDO: Zenaldo é formado em direito e possui ampla experiência na carreira política. Aos 21 anos, foi eleito vereador da capital paraense, o mais jovem do Brasil, à época, sendo reeleito em 1988. Duas vezes deputado estadual, chegou à presidência da Assembleia Legislativa do Estado em 1995. Também ocupou o posto de líder do Governo na casa no ano de 1997. Dois anos depois, Zenaldo chegou á Câmara Federal, em Brasília, para cumprir seu primeiro mandato como deputado federal. No congresso, ele ocupou importantes cargos, como a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça.e POR AÍ VAI. OU SEJA, REALMENTE NUNCA TRABALHOU, É UM VAGABUNDO DE TERNO E GRAVATA. NUNCA TEVE QUE PROCURAR EMPREGO. SEMPRE VIVEU DE CARGOS POLÍTICOS EM SUMA, FEZ DA POLÍTICA CARREIRA E ESTILO DE VIDA.

Anônimo disse...

Anônimo das 30:30 CURTI MUITOOOOO!!! DEIXA PRA LÁ Z(ERO)!

Anônimo disse...

O Edmilson mostrou que ele sim é o canditado da verdadeira UNIÃO. SE FERROU O ZERALDO

Anônimo disse...

Gasolina também é Amarela

Vamos repetir isso mil vezes até "alguém" tomar uma providência.

Massa de Manobra disse...

Deixem disso, é melhor assistir o último capítulo de "gabriela" do que assistir o debate.

Anônimo disse...

Parabens!!!Mais uma vez os três $$$ Venceu: Sem EDUCAÇÃO, SEM SAÚDE, SEM SEGURANÇA. Gostaria que o novo prefeito eleito fosse até banheiro da escola Vilhena Alves, ou até a Biblioteca da escoal Vera Simplicio, a desculpa, não da para ir na Biblioteca ela não existe, de fato. Se NOVO PREFEITO($$$$) eleito e velho Politico, ou seja, sem pre mamou na teta de uma candidatura...$$$$. Olha sé em Icoaraci em mês foram 15 assassinatos, isso é segurança, JATENE, o Pará tem o Pior IDEB do Brasil isso e educação JATENE. Parabens, ZENALDO, você é culpado, QUEM É O CHEFE DA CASA CIVIL do governo JATENE. Gostaria de saber do GORDO AURA vai fazer parte da parceria governo BELÉM E ANANINDEUA, JÁ QUE AJUDOU eleger a UNIÃO: PIONEIRO FAZ, e como FAZ, VIVA GDA.....Só no Pará.....